Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Cenopoesia e educação popular: práticas linguísticas de reexistência do programa de extensão viva a palavra na periferia de Fortaleza

Autor(es):
Sousa, Jair Soares De

Palavras Chaves:
cenopoesia; educação popular; lutas sociais; linguagens; comunidade; reexistência.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Essa dissertação é fruto da caminhada de diversos sujeitos periféricos e não periféricos, poetas, músicos, rappers, poetisas, educadoras/es populares e cenopoetas que fazem parte do bairro Serrinha e do Programa Viva a Palavra em Fortaleza, Ceará. O estudo ora apresentado, configura-se como uma cartografia das experiências envolvendo a prática da cenopoesia e a educação popular no contexto das ações e atividades do Programa de Extensão Viva a Palavra na periferia de Fortaleza, Ceará, Brasil, procurando seguir os fluxos, as forças, as subjetividades, narratividades, ação-reflexão-ação a partir da prática cenopoética e da educação popular. Neste sentido, propõem-se como objetivo compreender como a linguagem da cenopoesia e a prática educativa da educação popular são performatizadas nas experiências do Programa de Extensão Viva a Palavra na periferia de Fortaleza; Investigar a importância da cenopoesia e da educação popular no que diz respeito à produção de atos de paz, resistência e esperança em contraposição às linguagens do medo e da morte no contexto periférico da comunidade Serrinha em Fortaleza; Mapear as práticas de linguagem desenvolvidas no Programa de Extensão Viva a Palavra na comunidade Serrinha e os diálogos com a cenopoesia e a educação popular; Cartografar vivências sobre cenopoesia em diálogo com a educação popular, construídas com os sujeitos da Serrinha e extensionistas, que podem servir como experiências metodológicas para a construção de atos cenopoéticos de paz, resistência e esperança. Como caminho metodológico, propusemos a pesquisa cartográfica (PASSOS, 2015), que busca acompanhar fluxos, subjetividades e processos articulados ao ensino e às demandas da comunidade, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa, focada na intervenção do sujeito pesquisador, voltando-se a sua realidade e as realidades dos sujeitos envolvidos. Essa pesquisa nos revela a cenopoesia enquanto uma linguagem multidimensional, onde os sujeitos dialogam, se expressam, refletem processos e usam da inventividade para criarem e transformarem a si mesmos e os espaços ao qual participam. A articulação da cenopoesia com a educação popular dar-se-á pelos contextos de resistência, reexistência e existência que nascem a partir da relação entre essas duas práticas, ou seja, uma prática de linguagem e uma prática pedagógica, além disso, é possível afirmar que a cenopoesia pode ser compreendida também como uma prática pedagógica que contribui com o ato-reflexão-ato. Aprendemos que a cenopoesia e a educação popular produzidas a partir dos encontros, vivências, reuniões e apresentações do Programa de Extensão Viva a Palavra, é a concretização de processos que envolvem paixões alegres, afetos, dimensões do sentir e pensar, elencadas a importância do compromisso com as lutas sociais e comunitárias, e pelo acreditar que os oprimidos podem produzir atos-limites de superação em relação às desigualdades produzidas pelo aparelho repressor do estado.

Abstract:
This dissertation is the result of the journey of several peripheral and non-peripheral subjects, poets, musicians, rappers, poetesses, popular educators and scenopoets who are part of the Serrinha neighborhood and the Viva a Palavra Program in Fortaleza, Ceará. The study presented here is configured as a cartography of the experiences involving the practice of scenopoetry and popular education in the context of the actions and activities of the Viva a Palavra Extension Program on the outskirts of Fortaleza, Ceará, Brazil, seeking to follow the flows, the forces, subjectivities, narrativities, action-reflection-action based on scenopoetic practice and popular education. In the regard, the objective is to understand how the language of scenopoetry and the educational practice of popular education are performed in the experiences of the Viva a Palavra Extension Program in the periphery of Fortaleza; Investigate the importance of scenopoetry and popular education with regard to the production of acts of peace, resistance and hope in opposition to the languages of fear and death in the peripheral context of the Serrinha community in Fortaleza; Mapping the language practices developed in the Viva a Palavra Extension Program in the Serrinha community and the dialogues with scenopoetry and popular education; Mapping experiences about scenopoetry in dialogue with popular education, built with Serrinha subjects and extensionists, which can serve as methodological experiences for the construction of scenopoetic acts of peace, resistance and hope. As a methodological path, we proposed cartographic research (PASSOS, 2015), which seeks to monitor flows, subjectivities and processes articulated to teaching and community demands, based on a qualitative methodological approach, focused on the intervention of the research subject, turning to its reality and the realities of the subjects involved. This research reveals scenopoetry as a multidimensional language, where subjects dialogue, express themselves, reflect processes and use inventiveness to create and transform themselves and the spaces in which they participate. The articulation of scenopoetry with popular education will take place through the contexts of resistance, re-existence and existence that are born from the relationship between these two practices, that is, a language practice and a pedagogical practice. that scenopoetry can also be understood as a pedagogical practice that contributes to the act-reflection-act. We learned that the scenopoetry and popular education produced from the meetings, experiences, meetings and presentations of the Extension Program Viva a Palavra, is the implementation of processes which involve happy passions, affections, dimensions of feeling and thinking, listed the importance of commitment with social and community struggles, and by believing that the oppressed can produce limit-acts of overcoming the inequalities produced by the state's repressive apparatus.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Jair Soares De. Cenopoesia e educação popular: práticas linguísticas de reexistência do programa de extensão viva a palavra na periferia de Fortaleza. 2023. 234 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1