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Repositório Institucional - UECE
Título:
Letramento multimodal crítico em material didático de Inglês para Fins Específicos aplicado ao turismo

Autor(es):
Oliveira, Jullyana Nascimento De

Palavras Chaves:
Semiótica Social; Letramento Multimodal Crítico; Inglês para Fins Específicos; Livro Didático.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta pesquisa se fundamenta na área da semiótica social e do letramento multimodal crítico e tem como objetivo geral analisar como os pressupostos da multimodalidade contribuem para o letramento crítico na educação profissional através do material didático de Inglês para Fins Específicos aplicado ao turismo em escolas estaduais em Fortaleza, Ceará. É uma pesquisa de caráter qualitativo, de natureza descritiva e tem como base os estudos de Hodge e Kress (1988), Bezemer e Jewitt (2009), Kress (2010), Kress e van Leeuwen (2021), Rajagopalan (2012), Rojo (2012; 2014), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Bull e Anstey (2010), Callow (2008; 2013), além de estudos relacionados aos livros didáticos de Inglês para Fins Específicos. O corpus é composto por análises das imagens inseridas nas atividades de compreensão leitora existentes no tópico de ESP denominado Job File do material didático Communicative Learning and Understanding of English Student’s Book 2, o CLUE 2. Foram analisados dez tópicos, constituídos por um total de dezoito atividades com imagens e dezenove questões ligadas aos textos imagéticos de forma direta ou indireta. Organizamos a pesquisa em duas etapas principais. Inicialmente, analisamos que abordagem de letramento pode ser identificada nas atividades de compreensão leitora por meio de textos multimodais e como ela auxilia no desenvolvimento do letramento crítico do estudante de educação profissional. Depois descrevemos as funções desempenhadas pela imagem para a construção de significado nas atividades de compreensão leitora, com base na proposta de letramento multimodal crítico de Callow (2008, 2013). Como resultado da primeira etapa, constatamos que, em geral, nem todos os tópicos ligados ao ensino de Inglês para Fins Específicos do livro didático CLUE 2, possuem características relacionadas à pedagogia do letramento na abordagem crítica. Na segunda etapa, utilizando as dimensões afetiva, composicional e crítica da proposta de letramento multimodal crítico de Callow (2008; 2013) observamos que, dos dez tópicos, apenas em dois há uma interação com as imagens, mas somente para a identificação dos elementos contidos nas ilustrações, que foram os tópicos Job File das unidades 3 e 21. Evidenciamos em nossa análise a falta de estratégias para uso do modo imagético no material didático, constatando o não aproveitamento do potencial dos elementos multimodais para a produção de sentidos no livro didático de ESP através da multimodalidade. Contudo, percebemos o potencial dos textos imagéticos para a abordagem crítica na perspectiva das dimensões afetiva, composicional e crítica do letramento multimodal proposto por Callow (2008, 2013) e que devido à falta de estratégias para o uso do modo imagético, o professor caso tenha conhecimento sobre abordagens multimodais poderá fazer essa ligação entre texto e imagem com o objetivo de desenvolver o letramento multimodal crítico nos estudantes. Concluímos que o livro CLUE 2, destinado ao ensino e aprendizagem de Inglês para Fins Específicos aos estudantes de escolas públicas profissionais cearenses, não utiliza os elementos imagéticos em prol do letramento multimodal crítico. No entanto, caso esses fossem explorados, fomentariam através de textos multimodais, uma educação crítica e emancipatória, voltada à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Abstract:
This research is based on the area of social semiotics and critical multimodal literacy, and its general objective is to analyze how the assumptions of multimodality contribute to critical literacy in professional education through the teaching material of English for Specific Purposes applied to tourism in state public schools in Fortaleza, Ceará. This is a qualitative and descriptive research based on the studies of Hodge and Kress (1988), Jewitt and Bezemer (2009), Kress (2010), Kress and van Leeuwen (2021), Rajagopalan (2012), Rojo (2012; 2014), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Bull and Anstey (2010), Callow (2008; 2013), as well as studies related to English for Specific Purposes textbooks. The corpus is composed of analyses of the images inserted in the reading comprehension activities existing in the ESP topic called Job File of the Communicative Learning and Understanding of English Student's Book 2, CLUE 2. We analyzed ten topics, consisting of a total of eighteen images and nineteen questions directly or indirectly linked to the multimodal texts. We organized the research in two main stages. Initially, we analyzed which approach to literacy can be identified in reading comprehension activities through multimodal texts and how it assists in the development of critical literacy in vocational education students. Then we described the functions played by the image for the construction of meaning in reading comprehension activities, based on Callow's proposal of critical multimodal literacy (2008, 2013). As a result of the first stage, we found that, in general, not all topics related to teaching English for Specific Purposes in the CLUE 2 textbook, have features related to the pedagogy of literacy in the critical approach. In the second stage, using the affective, compositional, and critical dimensions of the Callow’s critical multimodal literacy (2008; 2013) we observed that, of the ten topics, only in two there is an interaction with images, but only for the identification of the elements contained in the illustrations, which were the Job File topics of units 3 and 21. We evidenced in our analysis the lack of strategies for the use of the visual mode in the textbook, noting the non-use of multimodal elements in the ESP textbook through multimodality. However, we realized the potential of the multimodal texts for the critical approach from the perspective of affective, compositional and critical dimensions of Callow’s multimodal literacy proposed (2008, 2013) and that due to the lack of strategies for the use of the visual mode, the teacher if he/she has knowledge with multimodal approaches will be able to make this connection between text and image with the goal of developing critical multimodal literacy in students. We concluded that the CLUE 2 book, intended for the teaching and learning of English for Specific Purposes to professional public schools’ students in Ceará, does not use the imagery elements in favor of critical multimodal literacy. However, if these were explored, they would foster through multimodal texts, an emancipatory and critical education, aimed at building a more just and egalitarian society.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Jullyana Nascimento De. Letramento multimodal crítico em material didático de Inglês para Fins Específicos aplicado ao turismo. 2023. 151 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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