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Repositório Institucional - UECE
Título:
Análise da atividade de professores de francês (FLE) e gestos didáticos: implicações na apropriação do métier docente

Autor(es):
Bessa, Luciana Peixoto

Palavras Chaves:
Gestos profissionais/didáticos; Professores de FLE; Desenvolvimento; Autoconfrontação; Análise dialógica do discurso

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta tese tem como objetivo principal analisar a transformação dos gestos profissionais/didáticos de professores de francês como língua estrangeira (FLE) no quadro da entrada no métier na perspectiva desenvolvimentista vigotskiana. A transdisciplinaridade desta pesquisa possibilita uma interseção da Linguística Aplicada (LA) com estudos sobre gestos profissionais/didáticos (SCHNEUWLY, 2009; MESSIAS; DOLZ, 2015; CLOT, 2010), sobre preocupações (BUCHETON; SOULÉ, 2009; CLOT, 2006, 2010; PHILIPPOT, 2014; SAUJAT, 2002, 2004) e sobre atividade docente (FÉLIX; SAUJAT, 2007; SAUJAT, 2004; FARIAS, 2011), com a teoria sócio-histórico-cultural vigotskiana (VIGOTSKI, 2008, 2014; SAUSSEZ, 2017), com a filosofia círculo-bakhtiniana da linguagem (BAKHTIN, 2011, 2015, 2018; VOLÓCHINOV, 2017), além do diálogo com a ergonomia da atividade e com a clínica da atividade (CLOT, 2006, 2010; VIEIRA, FAÏTA, 2003). Trata-se de um estudo aplicado, longitudinal e dialógico, expansão da pesquisa de Moraes (2018) que envolveu quatro professores estagiários de FLE, e teve como sujeitos de pesquisa dois desses professores de FLE, os quais lecionavam em um centro de línguas de uma universidade pública no Ceará. Os dois profissionais realizaram uma nova (co)análise de sua atividade por meio da participação em uma segunda autoconfrontação (ACST2), momento em que foram expostos à sua atividade quando ainda estavam em formação e cumpriam estágio supervisionado (T1), à sua autoconfrontação realizada nesse mesmo período (ACST1) e à sua atividade após o término da formação inicial e com mais experiência na docência de FLE (T2). Ambos os professores redigiram uma narrativa autobiográfica após a ACST2. Os enunciados emergentes das trocas verbais nas autoconfrontações foram analisados a partir da perspectiva da análise dialógica do discurso (BRAIT, 2014; SOBRAL; GIACOMELLI, 2020). As conclusões desta pesquisa apontam que há predominância de gestos didáticos de implementação do dispositivo didático e de gestos didáticos de regulação na atividade dos professores de FLE nos dois momentos: enquanto iniciantes (estagiários, na formação inicial) e enquanto experientes. Constatou-se que as transformações dos mesmos gestos profissionais/didáticos desses docentes se apresentam através de novas preocupações e/ou novos significados atrelados a esses gestos. Por fim, verificou-se que as situações vividas por esses professores em sala de aula, a experiência (a prática) e a sua percepção dos efeitos do (não) emprego de determinado(s) gesto(s) contribuem no processo de desenvolvimento dos gestos profissionais/didáticos dos professores de FLE.

Abstract:
The main objective of this thesis is to analyze the transformation of professional/didactic gestures of teachers of French as a foreign language (FLE) within their entry into the métier in the Vygotskian developmental perspective. The transdisciplinarity of this research enables an intersection of Applied Linguistics (LA) with studies on professional/didactic gestures (SCHNEUWLY, 2009; MESSIAS; DOLZ, 2015; CLOT, 2010) on preoccupations (BUCHETON; SOULÉ, 2009; CLOT, 2006, 2010; PHILIPPOT, 2014; SAUJAT, 2002, 2004) and on teaching activity (FÉLIX; SAUJAT, 2007; SAUJAT, 2004; FARIAS, 2011), with the Vygotskian social-historical-cultural theory (VIGOTSKI, 2008, 2014; SAUSSEZ, 2017), with the Bakhtin’s circle philosophy of language (BAKHTIN, 2011, 2015, 2018; VOLÓCHINOV, 2017), in addition to the dialogue with activity ergonomics and activity clinic (CLOT, 2006, 2010; VIEIRA, FAÏTA, 2003). This is an applied, longitudinal, dialogical study, an expansion of Moraes' (2018) research involving four FLE teacher trainees. Two of them participated of the present study and were teaching FLE in a language center of a public university in Ceará. Both teachers carried out a new (co)analysis of their activity by participating in a second self-confrontation (ACST2), at which time they were exposed to their activity when they were still in undergraduation and doing supervised training (T1), to the self-confrontation performed during the same period (ACST1), and to their activity after the end of their initial education and with more experience in teaching FLE (T2). Both teachers wrote an autobiographical narrative after their ACST2. The utterances emerging from the verbal exchanges in the self-confrontations were analyzed from the perspective of dialogic discourse analysis (BRAIT, 2014; SOBRAL; GIACOMELLI, 2020). The conclusions of this research indicate that there is predominance of didactic gestures of implementation of the didactic device and didactic gestures of regulation in the activity of FLE teachers in both moments: as beginners (trainees, in initial education) and as experienced. It was found that the transformations of the same professional/didactic gestures of these teachers were presented by means of new preoccupations and/or new meanings attached to these gestures. Finally, it was verified that the situations experienced by these teachers in the classroom, the experience (the practice) and their perception of the effects of (not) using certain gesture(s) contribute to the process of development of the professional/didactic gestures of FLE teachers.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Bessa, Luciana Peixoto. Análise da atividade de professores de francês (FLE) e gestos didáticos: implicações na apropriação do métier docente. 2022. 183 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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