Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Uma análise comparativa entre áreas disciplinares da grande área de Ciências Humanas: semelhanças e diferenças sociorretóricas em artigos acadêmicos

Autor(es):
Freitas, Tatiane Lima De

Palavras Chaves:
Análise sociorretórica contrastiva; Culturas disciplinares da Grande Área de Ciências Humanas; Artigo acadêmico.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Esta pesquisa teve como propósito verificar se distintas áreas do conhecimento, pertencentes à grande área de ciências humanas, apresentam similaridades significativas, ou não, no que concerne a configuração sociorretórica do gênero artigo acadêmico. Para tanto, descrevemos a realização do referido gênero nas áreas de Antropologia e Sociologia e, posteriormente, comparamos com o trabalho de Freitas (2018), o qual descreveu a configuração retórica do gênero artigo na área de História. Para a realização deste trabalho, investigamos os propósitos comunicativos presentes na composição das seções, dos movimentos e dos passos retóricos, bem como os dados sobre as crenças epistêmicas e as práticas disciplinares de cada área disciplinar investigada. No que tange à fundamentação teórica desta pesquisa, nos alicerçamos nas concepções teóricas propostas por Swales (1990; 2004) acerca do estudo dos gêneros acadêmicos e na Metodologia CARS (Create a Research Space). No que concerne ao aporte teórico sobre culturas disciplinares, nos embasamos nos pressupostos teóricos de Becher (1981), Hyland (2000) e Pacheco (2020). Nossa pesquisa caracteriza-se como um estudo de natureza exploratório-descritiva de base qualitativa, tendo em vista que buscamos compreender, com base no olhar da cultura disciplinar, a realização do gênero artigo acadêmico a partir da recorrência/ prototipicidade dos movimentos e passos que configuram o referido gênero e das características idiossincráticas das áreas disciplinares investigadas. Para tanto, o corpus desta pesquisa foi composto por 40 exemplares do gênero artigo acadêmico, 20 provenientes da cultura disciplinar de Antropologia e 20 pertencentes à cultura disciplinar de Sociologia, escritos em língua portuguesa e publicados entre os anos de 2020 e 2021, os quais foram selecionados em periódicos brasileiros com estratificação WebQualis Capes B1 a A1. A partir da análise, descrição e comparação sociorretórica realizada, verificamos que as configurações composicionais do artigo acadêmico nas áreas de História (FREITAS, 2018), Antropologia e Sociologia possuem similaridades significativas que revelam que as áreas podem apresentar um comportamento sociorretórico geral no que concerne à configuração composicional do gênero artigo, tendo em vista que as variações existentes foram pouco expressivas. Assim, acreditamos que as três áreas, analisadas comparativamente, podem pertencer a uma mesma cultura disciplinar dada as semelhanças das crenças epistêmicas, das práticas disciplinares e das práticas sociorretóricas.

Abstract:
This research aimed to verify whether different areas of knowledge, related to the large human sciences field, present significant similarities, or not, regarding the socio-rhetorical configuration of the academic article genre. To this end, it has been discribed the conducing of the aforementioned genre in the areas of Anthropology and Sociology and, afterwards, it was compared with the work of Freitas (2018), who described the rhetorical configuration of the article genre in the History field. In order to carry out this work, the communicative purposes present in the composition of the sections, rhetorical moves and steps, and also the data on epistemic beliefs and disciplinary practices in each disciplinary investigated area were researched. In terms of the theoretical foundation of this research, the theoretical concepts proposed by Swales (1990; 2004) about the study of academic genres and on the CARS Methodology (Create a Research Space) have been taken as basis. Regarding the theoretical contribution on disciplinary cultures, it was based on the theoretical assumptions of Becher (1981), Hyland (2000) and Pacheco (2020). This research is marked by an exploratory-descriptive study on a qualitative basis, given that it was aimed to understand, 'based on the perspective of the disciplinary culture, the creation of the academic article genre from the recurrence/prototypicality of the movements and steps that configure the aforementioned genre and the idiosyncratic characteristics of the disciplinary areas investigated. For this purpose, this research‘s corpus includes 40 copies of the academic article genre, 20 from the disciplinary culture of Anthropology and 20 belonging to the disciplinary culture of Sociology, written in Portuguese and published between 2020 and 2021, which were selected in Brazilian journals with stratification WebQualis Capes B1 to A1. From the analysis, description and sociorhetorical comparison performed, it was found that the compositional configurations of the academic article in the areas of History (FREITAS, 2018), Anthropology and Sociology have significant similarities revealing that these areas can present a general sociorhetorical behavior when it comes to the compositional configuration of the article genre, considering that the existing variations were not very expressive. Thus, it has been believed that the three areas, analyzed comparatively, may belong to the same disciplinary culture given the similarities of epistemic beliefs, disciplinary practices and sociorhetorical practices.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Freitas, Tatiane Lima De. Uma análise comparativa entre áreas disciplinares da grande área de Ciências Humanas: semelhanças e diferenças sociorretóricas em artigos acadêmicos. 2023. 299 f. Tese (Doutorado em 2023) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1