A presente pesquisa se propõe analisar os efeitos de uma proposta didática para estimulação da
consciência fonológica da consoante em coda de sílabas VC, CVC e CCVC (em posição inicial,
medial e final) e sua relação com o letramento alfabético dos alunos de uma turma de primeiro
ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza. Os aportes teóricos que
embasam o estudo apresentam a perspectiva de uma inter-relação entre o desenvolvimento da
consciência fonológica, sobretudo, a fonêmica e o desenvolvimento da escrita alfabética
(CARVALHO, 2003, 2011; CIELO, 1998; MORAIS, 2012, 2019; NIEDERMAYER, 2019;
RIGATTI-SCHERER, 2008; SOARES, 2018, 2020). Utilizamos os conceitos apresentados
sobre os aspectos linguísticos por Yavas (1989), reconhecimento das estruturas silábicas e coda
silábico de Seara (2011) e as reflexões sobre fonética e fonologia de Silva (2019). As
contribuições de Moreira (2009) nos conduzem na análise dos dados, além das representações
escrita de palavras e pseudopalavras apresentadas por Melo (2010), e, para procedimentos de
análise fonológica, adaptamos os instrumentos apresentados nos estudos de Carvalho (2003).
Em busca de atender nosso objetivo de analisar os efeitos de uma proposta didática para
estimulação da consciência fonológica da consoante em coda de sílabas VC, CVC e CCVC (em
posição inicial, medial e final) e sua relação com o letramento, o estudo apresenta uma
abordagem quantitativa de caráter descritivo, caracterizando-se como uma pesquisa de campo.
Para realizar nossa investigação, dividimos um Grupo Experimental (GE) e um Grupo Controle
(GC) para termos como base para atender os objetivos elencados. No estudo foi realizado préteste e pós-teste para avaliar e comparar dados, antes e após a aplicação da proposta didática
abordada na pesquisa. Os resultados apresentados constatam que nossa proposta didática
permitiu que os estudantes desenvolvessem as habilidades de consciência fonêmica das
consoantes em posição de coda nos padrões silábicos estabelecidos (VC – CVC – CCVC), além
de colaborar com a aprendizagem da escrita, demonstrando que os estudantes conseguiram
representar graficamente o fonema correspondente, desse modo, desenvolvendo o letramento
alfabético. As reflexões sobre os resultados da pesquisa apontam a importância de um ensino
explícito e efetivo que favoreça o desenvolvimento de habilidades fonológicas, sobretudo, a
fonêmica colaborando para o processo de alfabetização dos estudantes.
Abstract:
This research proposes to analyze the development of phonemic skills of consonants in coda
position in the initial, medial and final syllable in syllabic structures (VC – CVC – CCVC) and
its relationship with the alphabetic literacy of students in the first year of elementary school in
a school in Fortaleza. In order to meet our goal, the study presents a quantitative approach of
descriptive nature, characterized as an experimental field research. To carry out our
investigation, we established an Experimental Group (EG) and a Control Group (CG) to have
as a basis to test our hypotheses. In the study we performed pre and post-tests to evaluate and
compare data before and after the application of the didactic proposal addressed in the research.
The theoretical contributions that support the study present the perspective of an
interrelationship between the development of phonological awareness, especially phonemic
awareness, and the development of alphabetic writing (CARVALHO, 2003, 2011; CIELO,
1998; MORAIS, 2012, 2019; NIEDERMAYER, 2019; RIGATTI-SCHERER, 2008; SOARES,
2018, 2020). We used the concepts presented on linguistic aspects by Yavas (1989), recognition
of syllabic structures and syllabic coda by Seara (2011), and the reflections on phonetics and
phonology by Silva (2019). Moreira’s (2009) contributions lead us in the data analysis, in
addition to the written representations of words and pseudowords presented by Melo (2010)
and for phonological analysis procedures we adapted the instruments presented in the studies
of Carvalho (2003). Our study falls within the area of Applied Linguistics, in which we used
the contributions of Moita Lopes (2009). The results show that our didactic proposal allowed
students to develop phonemic awareness of consonants in coda position in established syllabic
patterns (VC – CVC – CCVC), and contributed to the learning of writing, showing that students
were able to graphically represent the phoneme in question, thus developing alphabetic literacy.
The reflections on the results of the research point to the importance of explicit and effective
teaching that favors the development of phonological skills, especially phonemic skills,
contributing to the students’ literacy process.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Andrade, Michele Abreu. Consciência fonológica e sua relação com o letramento alfabético: uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1