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Repositório Institucional - UECE
Título:
Consciência fonológica e sua relação com o letramento alfabético: uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental

Autor(es):
Andrade, Michele Abreu

Palavras Chaves:
Alfabetização; Consciência fonêmica; Estrutura silábica

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A presente pesquisa se propõe analisar os efeitos de uma proposta didática para estimulação da consciência fonológica da consoante em coda de sílabas VC, CVC e CCVC (em posição inicial, medial e final) e sua relação com o letramento alfabético dos alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza. Os aportes teóricos que embasam o estudo apresentam a perspectiva de uma inter-relação entre o desenvolvimento da consciência fonológica, sobretudo, a fonêmica e o desenvolvimento da escrita alfabética (CARVALHO, 2003, 2011; CIELO, 1998; MORAIS, 2012, 2019; NIEDERMAYER, 2019; RIGATTI-SCHERER, 2008; SOARES, 2018, 2020). Utilizamos os conceitos apresentados sobre os aspectos linguísticos por Yavas (1989), reconhecimento das estruturas silábicas e coda silábico de Seara (2011) e as reflexões sobre fonética e fonologia de Silva (2019). As contribuições de Moreira (2009) nos conduzem na análise dos dados, além das representações escrita de palavras e pseudopalavras apresentadas por Melo (2010), e, para procedimentos de análise fonológica, adaptamos os instrumentos apresentados nos estudos de Carvalho (2003). Em busca de atender nosso objetivo de analisar os efeitos de uma proposta didática para estimulação da consciência fonológica da consoante em coda de sílabas VC, CVC e CCVC (em posição inicial, medial e final) e sua relação com o letramento, o estudo apresenta uma abordagem quantitativa de caráter descritivo, caracterizando-se como uma pesquisa de campo. Para realizar nossa investigação, dividimos um Grupo Experimental (GE) e um Grupo Controle (GC) para termos como base para atender os objetivos elencados. No estudo foi realizado préteste e pós-teste para avaliar e comparar dados, antes e após a aplicação da proposta didática abordada na pesquisa. Os resultados apresentados constatam que nossa proposta didática permitiu que os estudantes desenvolvessem as habilidades de consciência fonêmica das consoantes em posição de coda nos padrões silábicos estabelecidos (VC – CVC – CCVC), além de colaborar com a aprendizagem da escrita, demonstrando que os estudantes conseguiram representar graficamente o fonema correspondente, desse modo, desenvolvendo o letramento alfabético. As reflexões sobre os resultados da pesquisa apontam a importância de um ensino explícito e efetivo que favoreça o desenvolvimento de habilidades fonológicas, sobretudo, a fonêmica colaborando para o processo de alfabetização dos estudantes.

Abstract:
This research proposes to analyze the development of phonemic skills of consonants in coda position in the initial, medial and final syllable in syllabic structures (VC – CVC – CCVC) and its relationship with the alphabetic literacy of students in the first year of elementary school in a school in Fortaleza. In order to meet our goal, the study presents a quantitative approach of descriptive nature, characterized as an experimental field research. To carry out our investigation, we established an Experimental Group (EG) and a Control Group (CG) to have as a basis to test our hypotheses. In the study we performed pre and post-tests to evaluate and compare data before and after the application of the didactic proposal addressed in the research. The theoretical contributions that support the study present the perspective of an interrelationship between the development of phonological awareness, especially phonemic awareness, and the development of alphabetic writing (CARVALHO, 2003, 2011; CIELO, 1998; MORAIS, 2012, 2019; NIEDERMAYER, 2019; RIGATTI-SCHERER, 2008; SOARES, 2018, 2020). We used the concepts presented on linguistic aspects by Yavas (1989), recognition of syllabic structures and syllabic coda by Seara (2011), and the reflections on phonetics and phonology by Silva (2019). Moreira’s (2009) contributions lead us in the data analysis, in addition to the written representations of words and pseudowords presented by Melo (2010) and for phonological analysis procedures we adapted the instruments presented in the studies of Carvalho (2003). Our study falls within the area of Applied Linguistics, in which we used the contributions of Moita Lopes (2009). The results show that our didactic proposal allowed students to develop phonemic awareness of consonants in coda position in established syllabic patterns (VC – CVC – CCVC), and contributed to the learning of writing, showing that students were able to graphically represent the phoneme in question, thus developing alphabetic literacy. The reflections on the results of the research point to the importance of explicit and effective teaching that favors the development of phonological skills, especially phonemic skills, contributing to the students’ literacy process.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Andrade, Michele Abreu. Consciência fonológica e sua relação com o letramento alfabético: uma proposta didática para o primeiro ano do ensino fundamental. 2022. 147 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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