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Repositório Institucional - UECE
Título:
A Construção de Representações Escritas do Tipo Silábico CCV do Português do Brasil: Contribuições de Intervenções Explícitas em Consciência Grafofonêmica

Autor(es):
Alves, Kamila Carneiro

Palavras Chaves:
Consciência fonológica; Estrutura silábica; Aquisição da escrita.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A pesquisa busca verificar de que maneira intervenções explícitas por meio de atividades de consciência grafofonêmica podem contribuir para a construção de representações escritas do tipo silábico CCV (consoante + tepe + vogal) em crianças do 2o ano do Ensino Fundamental. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa quantitativa em uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do município de Fortaleza dividida em Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC). Enquanto o primeiro grupo recebeu intervenções de consciência grafofonêmica, o segundo participou de atividades que envolviam a consciência fonológica de sílabas e rimas. Para compor a amostra, utilizamos um teste de reconhecimento de letras e um instrumento de testagem fonológica. Para a coleta de dados, elaboramos um teste de escrita cujas pseudopalavras apresentavam a estrutura CCV em posição tônica e postônica e aplicamos um teste de consciência fonológica. Analisamos os dados com base em uma perspectiva que defende a existência de uma relação recíproca entre a aquisição da escrita e o desenvolvimento de habilidades metafonológicas (CARVALHO, 2003, 2011; MORAIS, 2019; SANTOS; MALUF, 2003, 2010; SARGIANI, 2016; SOARES, 2018, 2020). Analisamos também, baseados nos Processos Fonológicos (TEIXEIRA, 1988, 2014, 2015), as escritas das crianças nos casos de ocorrências de não representação escrita da estrutura CCV. Utilizamos os pressupostos de Bisol (1999), Collischonn (2001) e Mendonça (2003) para a definição e caracterização da sílaba. Sobre as discussões referentes à estrutura silábica, trazemos as contribuições de Moreira (2009), Miranda (2019, 2020), Silva (2019) e Soares (2018) bem como adotamos a Teoria Métrica da Sílaba para servir de fundamentação em relação ao onset complexo, constituinte da estrutura interna da sílaba. Os dados indicam que o desenvolvimento da consciência grafofonêmica possibilitou a manipulação das unidades fonológicas analisadas. Os resultados apontam também para uma relação de reciprocidade entre o domínio da estrutura silábica CCV e as habilidades metafonológicas. Os achados indicam ainda que o posicionamento prosódico pode interferir na representação escrita da estrutura silábica CCV, pois constatamos que a posição tônica é um fator favorecedor da representação escrita desse tipo silábico, enquanto a posição postônica gera mais ocorrências de não representação da estrutura alvo, ou seja, de CCV. Os achados da pesquisa apontam para a necessidade de que o ensino em turmas de alfabetização promova o desenvolvimento de habilidades metafonológicas associadas ao conhecimento das relações entre fonemas e grafemas do sistema de escrita.

Abstract:
The research aims to verify how explicit interventions through graphophonemic awareness activities can contribute to the construction of written representations of the CCV syllabic type (consonant + tap + vowel) by children in the 2nd grade of Elementary School. To achieve that, we developed a quantitative study in a class of 2nd grade of a public Elementary School in the municipality of Fortaleza, divided into Experimental Group (EG) and Control Group (CG). While the first group had interventions involving graphophonemic awareness, the second participated in activities involving phonological awareness of syllables and rhymes. To select the sample, we used a letter recognition test and a phonological testing instrument. For data collection, we elaborated a writing test whose pseudowords included the CCV structure in tonic and post-tonic position and applied a phonological awareness test. We analyzed the data based on a perspective that defends the existence of a reciprocal relationship between the acquisition of writing and the development of metaphonological skills (CARVALHO, 2003, 2011; MORAIS, 2019; SANTOS; MALUF, 2003, 2010; SARGIANI, 2016; SOARES, 2018, 2020). We also analyzed, based on the Phonological Processes (TEIXEIRA, 1988, 2014, 2015), the children’s writings in the cases of occurrences of non-written representation of the CCV structure. We used the premises of Bisol (1999), Collischonn (2001) and Mendonça (2003) for the definition and characterization of the syllable. Regarding the discussions related to the syllabic structure, we bring the contributions of Moreira (2009), Miranda (2019, 2020), Silva (2019) and Soares (2018) as well as adopt the Metric Theory of the Syllable to serve as a framework in relation to the complex onset, a component of the internal structure of the syllable. The data indicate that the development of graphophonemic awareness enabled the manipulation of the phonological units analyzed. The results also point to a relationship of reciprocity between the mastering of the CCV syllabic structure and metaphonological skills. The findings also indicate that prosodic positioning may interfere in the written representation of the CCV syllabic structure, because we found that the tonic position is a factor favoring the written representation of this syllabic type, while the post-tonic position generates more occurrences of non-representation of the target structure, that is, of CCV. The research findings point to the need for literacy classes to promote the development of metaphonological skills associated with knowledge of the relationships between phonemes and graphemes in the writing system.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Alves, Kamila Carneiro. A Construção de Representações Escritas do Tipo Silábico CCV do Português do Brasil: Contribuições de Intervenções Explícitas em Consciência Grafofonêmica. 2022. 201 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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