Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Identidade carnavalizada do gênero feminino no enunciado de animação Valente na visão de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II: relações dialógicas e antipalavras

Autor(es):
Silva, Elayne Goncalves

Palavras Chaves:
Identidade feminina; Carnavalização; Valente.

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
Este trabalho tem o propósito de investigar a construção da identidade feminina carnavalizada no filme de animação Valente, a partir do estudo das antipalavras de alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Municipal de Tempo Integral Laís Rodrigues de Almeida. Já os objetivos específicos da pesquisa são: identificar, a partir das antipalavras dos alunos da turma de 8º ano do Ensino Fundamental II da EMTI Laís Rodrigues de Almeida, o tipo de relações dialógicas estabelecidas entre a identidade feminina carnavalizada construída em Valente e em outros filmes de animação; avaliar, a partir das antipalavras dos alunos em foco, a identificação (ou a não identificação) de traços paródicos e carnavalescos na construção da identidade feminina carnavalizada em Valente e descrever as antipalavras dos referidos alunos concernentes à identidade feminina carnavalizada construída em Valente. Para atingir esses objetivos, recorremos a uma articulação teórica entre os estudos do cinema e seus simulacros (VERNET, 2012; BAUDRILLARD, 1991), a metalinguística do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2010; 2011a; 2011c; 2011d; 2013; VOLÓCHINOV, 2013a; 2013c; 2013d; 2017) e os estudos de gênero (BUTLER, 2015; 2019). No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, realizaremos as seguintes operações: descrição das condições sócio-históricas componentes do horizonte social de valor a partir das quais os alunos leem o processo de construção da identidade feminina carnavalizada no filme de animação Valente; apresentação das réplicas dos estudantes em relação à identidade feminina carnavalizada construída no filme de animação Valente e análise da materialidade linguístico-discursiva constituinte das respostas dos sujeitos da pesquisa quanto à identidade feminina carnavalizada construída no filme de animação Valente, com apoio nas categorias analíticas. A discussão dos resultados permitiu-nos notar que, ao compreenderem ativa e responsivamente o enunciado de animação Valente, os entrevistados, respondendo às questões sobre a identidade feminina, atribuíram uma variedade expressiva de sentidos e de valores às personagens femininas de Valente e às personagens femininas de outras animações, o que, por seu turno, reitera o pressuposto teórico de que, cultural e historicamente, diversas leituras particulares de um só e mesmo texto são possíveis.

Abstract:
This paper aims to investigate the construction of the carnivalized female identity in the animated movie Brave, from the study of the antiwords of students from an 8th grade class of Elementary II from the Escola Municipal de Tempo Integral Laís Rodrigues de Almeida. The specific objectives are: to identify, from the antiwords of the students from the 8th grade class of EMTI Laís Rodrigues de Almeida, the type of dialogical relations between the carnivalized female identity built in Brave and in other animated movies; to evaluate, from the antiwords of the students in focus, the identification (or non-identification) of parodic and carnivalesque traits in the construction of carnivalized female identity in Brave and to describe the antiwords of the referred students concerning the carnivalized identity built in Brave. To achieve these objectives, we resort to a theoretical articulation between film studies and its simulacra (VERNET, 2012; BAUDRILLARD, 1991), the metalinguistics of the Bakhtin Circle (BAKHTIN, 2010; 2011a; 2011c; 2011d; 2013; VOLÓCHINOV, 2013a; 2013c; 2013d; 2017) and gender studies (BUTLER, 2015; 2019). With respect to the methodological procedures, we will perform the following operations: description of the socio-historical conditions that are the componentes of the value horizon from which the students read the process of construction of carnivalized female identity in the movie Brave; presentation of the students’ replies in relation to the carnivalized female identity built in the movie Brave and analysis of the linguistic-discursive materiality that constitute the answers of the research subjects regarding the carnivalized female identity build in the animated movie Brave, with the support of the analytical categories. The discussion of the results allowed us to notice that, by actively and responsively understanding to the animated statement Brave, the interviewees, answering questions about the female identity, attributed an expressive variety of meanings and values to the female characters of Brave and to the female characters of other animations, which, in turn, reiterates the theoretical assumption that, culturally and historically, various particular readings of one and the same text are possible.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Silva, Elayne Goncalves. Identidade carnavalizada do gênero feminino no enunciado de animação Valente na visão de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II: relações dialógicas e antipalavras . 2022. 171 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1