Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Validação de um protocolo de estimulação (meta)fonológica e fonografêmica para o desenvolvimento da escrita em crianças alfabetizandas

Autor(es):
Silva, Maria Elisabete Viana Da

Palavras Chaves:
Leitura; Escrita; Sequência didática; (Meta)fonologia

Ano de Publicação:
2023

Resumo:
A alfabetização consiste na compreensão da estrutura linguística. Desse modo, o objetivo deste estudo é validar um protocolo de estimulação (meta)fonológica e fonografêmica para o desenvolvimento da escrita de crianças alfabetizandas através do direcionamento intencional e sistemático de reflexões sobre a língua, considerando os paradigmas fonológico e construtivista e a apreciação de especialistas e docentes alfabetizadores. Os referenciais teóricos são compostos por estudos linguísticos e psicolinguísticos (CARVALHO, 2003; 2011; EHRI, 1998; FERREIRO; TEBEROSKY, 1999; SOARES, 2017; 2018, 2020, entre outros). A pesquisa possui caráter descritivo, é de natureza quantitativa, e os dados foram coletados por meio de uma consulta a especialistas: doutores e mestres que possuem expertise em (meta)fonologia, consciência fonológica, método de alfabetização, sequência didática e professores alfabetizadores de diferentes partes do Brasil com mais de cinco anos de exercício docente. Os achados foram contabilizados por meio da Concordância de Interobservadores (ALEXANDRE; COLUCI, 2011; VIEIRA; DALMORO, 2008). A validação de conteúdo do protocolo avaliou as categorias objetivos, organização/apresentação e relevância. Os dados revelaram que os aspectos avaliativos apresentados em cada uma delas são importantes porque indagaram acerca da alfabetização de crianças levando em conta os paradigmas construtivista e fonológico, bem como propuseram o ensino da leitura e da escrita infantil considerando o letramento e a consciencia fonológica. A validação de aparência destacou as categorias aspectos linguísticos e aplicabilidade do protocolo em outros contextos. Os achados mostram que as sequências de procedimentos linguísticos devem ser planejadas começando do oral para o escrito, considerando a sequência de passos predefinidos, exposta no protocolo. Em se tratando da aplicabilidade do protocolo, pondera-se que, quando necessárias, flexibilizações podem ser realizadas com foco na facilitação das aprendizagens das crianças, ou seja, aspectos pessoais, contextuais, cognitivos, psicológicos e sociais dos sujeitos devem ser considerados no momento da aplicação do protocolo em outros contextos. Destaca-se que a metodologia de pesquisa científica apresentada, validação de protocolo, poderá ser adotada em outros estudos na área de Linguística Aplicada e que a proposta da análise linguística começando do oral para o escrito é uma sugestão coerente, visto que a fala é aprendida naturalmente e em primeiro lugar pelos alfabetizandos; por fim, considera-se que o protocolo foi validado tanto pelos pelos professores alfabetizadores como pelos especialistas no assunto e está disponível para ser utilizado por interessados no assunto.

Abstract:
Literacy is the understanding of linguistic structure. Thus, the aim of this study is to validate a (meta)phonological and phonographemic stimulation protocol for the development of writing in literate children through the intentional and systematic direction of reflections on language, considering the phonological and constructivist paradigms and the appreciation of specialists and literacy teachers. The theoretical references are composed of linguistic and psycholinguistic studies (CARVALHO, 2003; 2011; EHRI, 1998; FERREIRO; TEBEROSKY, 1999; SOARES, 2017; 2018; 2020, among others). The research is descriptive, quantitative in nature, and data were collected from a consultation with specialists: doctors and masters who have expertise in (meta)phonology, phonological awareness, literacy method, didactic sequence, and literacy teachers from different parts of Brazil with more than five years of teaching practice. The findings are accounted for by means of Interobserver Concordance (ALEXANDRE; COLUCI, 2011; VIEIRA, DALMORO, 2008). The content validation of the protocol evaluated the categories objectives, organization/presentation, and relevance. The data revealed that the evaluative aspects presented in each of them are important because they inquired about children’s literacy taking into account the constructivist and phonological paradigms, as well as proposed the teaching of children’s reading and writing considering literacy and phonological awareness. The appearance validation highlighted the categories linguistic aspects and applicability of the protocol in other contexts. The findings show that the sequences of linguistic procedures should be planned starting from oral to written, considering the sequence of predetermined steps presented in the protocol. When it comes to the applicability of the protocol, it is pondered that, when necessary, flexibilizations can be made focusing on the facilitation of children’s learning, that is, personal, contextual, cognitive, psychological, and social aspects of the individuals must be considered when applying the protocol in other contexts. We emphasize that the scientific research methodology presented, protocol validation, may be adopted in other studies in the field of Applied Linguistics, and that the proposal of linguistic analysis starting from oral to written is a coherent suggestion, since speech is learned naturally and first by literacy students; finally, we consider that the protocol was validated by both literacy coaches and specialists in the subject and is available for use by those interested in the subject.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Silva, Maria Elisabete Viana Da. Validação de um protocolo de estimulação (meta)fonológica e fonografêmica para o desenvolvimento da escrita em crianças alfabetizandas. 2022. 199 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1