Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ensino de escrita para o enem: uma análise de videoaulas publicadas no youtube à luz da linguística aplicada

Autor(es):
Cavalcante, Marion Lucena

Palavras Chaves:
YouTube; Videoaulas; Redação; Enem.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta dissertação propôs-se, em uma perspectiva geral, a analisar videoaulas – aqui entendidas como metagêneros (GILTROW, 2002) – que trabalham com ensino de escrita para vestibular publicadas no YouTube, mais especificamente nos canais Descomplica, Professor Noslen e Débora Aladim e, de modo mais específicos, in-vestigar os aspectos da interação verbal entre os interlocutores (autores dos vídeos e aqueles que assistem e comentam) de videoaulas sobre ensino de escrita publi-cadas no YouTube e discutir como os objetivos dessas videoaulas se relacionam com as exigências da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os pressupostos teóricos que amparam essa discussão são Bakhtin (2016) com a teoria dos gêneros do discurso, Giltrow (2002) em seus estudos sobre meta-gêneros, Bazerman (2020) com a sua teoria acerca das sequências textuais, entre outros. O tipo de pesquisa desenvolvido é descritivo, a observação direta intensiva para coleta dos dados e análise com base no método qualitativo. Para nossas análi-ses, separamos duas amostras: a primeira composta por 9 vídeos, 3 de cada canal, que tenha sido uppada em 2021 no YouTube e falasse sobre o ENEM 2021, com o maior número de visualizações, para observação das interações e comentários e a segunda composta por 6 vídeos, 2 de cada canal, que tivessem temáticas seme-lhantes. Em nossa análise dos comentários, vimos que os alunos parecem conse-guir boas notas na redação do ENEM seguindo as orientações dadas nos vídeos, mas uma boa parcela ainda se encontra um pouco alheia às regras da prova, quan-do não desmotivados, por não conseguirem enxergar o processo como uma porta de entrada possível para o ensino superior. Para observação do ensino de escrita, con-sideramos 3 aspectos: estruturais formais, estilísticos e sociorretórico-funcionais. Os resultados evidenciaram que os metagêneros, isto é, os vídeos que orientam para a escrita de outros gêneros (GILTROW, 2002) abordam a redação do ENEM de manei-ra tipicamente estrutural e sucinta, elencando ações que devem ser executadas pe-lo aluno para que este consiga a nota máxima na redação. Palavras-chave: YouTube. Videoaulas. Redação. Enem.

Abstract:
This dissertation proposed, in a general perspective, to analyze video classes - here understood as metagenres (GILTROW, 2002) - that work with teaching writing for college entrance exams published on YouTube, more specifically on the channels Descomplica, Professor Noslen and Débora Aladim and, more specifically, to investigate aspects of the verbal interaction between the interlocutors (authors of the videos and those who watch and comment) of video classes on teaching writing published on YouTube and discuss how the objectives of these video classes relate to the demands of the writing test of the National High School Exam (ENEM). The theoretical assumptions that support this discussion are Bakhtin (2016) with his theory of discourse genres, Giltrow (2002) in his studies on meta-genres, Bazerman (2020) with his theory about textual sequences, among others. The type of research developed is descriptive, intensive direct observation for data collection and analysis based on the qualitative method. For our analyses, we separated two samples: the first consists of 9 videos, 3 from each channel, which was uploaded in 2021 on YouTube and talked about ENEM 2021, with the highest number of views, to observe the interactions and comments and the second consists of 6 videos, 2 from each channel, with similar themes. In our analysis of the comments, we saw that the students seem to get good grades in the ENEM essay following the guidelines given in the videos, but a good portion is still a little oblivious to the rules of the test, when not unmotivated, for not able to see the process as a possible gateway to higher education. To observe the teaching of writing, we considered 3 aspects: formal structural, stylistic and socio-rhetorical-functional. The results showed that metagenres, that is, videos that guide the writing of other genres (GILTROW, 2002) approach the writing of ENEM in a typically structural and succinct way, listing actions that must be performed by the student to that he/she obtains the maximum mark in the essay. Keywords: YouTube. Video classes. Writing. Enem.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cavalcante, Marion Lucena. Ensino de escrita para o enem: uma análise de videoaulas publicadas no youtube à luz da linguística aplicada. 2022. 189 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1