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Repositório Institucional - UECE
Título:
A competência argumentativa de alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza

Autor(es):
Linhares, Marcia

Palavras Chaves:
produção textual; competência argumentativa; interação

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento da competência argumentativa de uma turma do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Fortaleza, tendo como foco a compreensão da proposta de produção textual, a aplicabilidade de mecanismos linguísticos na construção da argumentação, a defesa de um ponto de vista e a elaboração de solução para um problema em textos produzidos por alunos. Esta pesquisa realizou-se no formato de oficinas com aulas expositivas dialogais, e trabalhamos, nesta dissertação, com 12 textos, cujo critério de seleção consistiu em as redações escolhidas terem sido produzidas por alunos que participaram das 10 oficinas ministradas, ao longo das quais cada um deveria elaborar 3 produções, a que intitulamos: a) produção textual inicial – sondagem; b) produção intermediária; c) produção final. Para tanto, como fundamentos teórico-metodológicos, adotamos os estudos sobre estratégias argumentativas linguísticas e retóricas propostas por Nascimento (2016); o estudo das tecnologias digitais da informação e comunicação de Rojo (2012) e outros; e as competências gerais da educação básica na BNCC. Os resultados mostram que as Produções Textuais de Sondagem vieram em monobloco, evidenciando um desconhecimento de estrutura nas redações, e que em todas elas não houve uma proposta de intervenção. Também foi observado que as Produções Intermediárias, apesar de apresentarem um precário texto dissertativo-argumentativo, traziam mais argumento por parte dos participantes e que, nelas, foi já iniciada alguma proposta de intervenção, mesmo que em formato de um conselho ou dica. Por fim, as Produções Finais, por sua vez, se destacaram, pois que, nelas, os alunos começaram a estruturar os textos por meio de parágrafos, e houve uma melhora no desenvolvimento dos pontos de vista. Em três dessas produções, houve uma ou mais propostas de intervenção, o que mostra que os alunos ficaram mais atentos, participaram mais das oficinas e aproximaram-se mais dos temas trazidos.

Abstract:
This work has as general objective to analyze the development of argumentative competence of a class of the eighth year of elementary school in a municipal school in Fortaleza, focusing on the understanding of the proposal of textual production, the applicability of linguistic mechanisms in the construction of argumentation, the defense of a point of view and the elaboration of a solution to a problem in texts produced by students. Our research was carried out in the format of workshops with dialogic expository classes and we worked, in this dissertation, with 12 texts, because, by the selection criterion, the chosen essays should be from students who participated in the 10 workshops and each one should elaborate 3 productions that we entitle: a) textual production of soundings; b) intermediate production; c) final production. As theoretical-methodological foundations, we adopted studies on linguistic and rhetorical argumentative strategies proposed by Nascimento (2016); the study of digital information and communication technologies by Rojo (2012) and others and the general competences of basic education at BNCC. The results show that the Producing Textual Productions came in monobloc, evidencing a lack of knowledge of structure in the newsrooms and in all of them there was no intervention proposal. The Intermediate Productions, despite having a precarious essay-argumentative text, there was more argument on the part of the participants and it was observed that some intervention proposal was initiated, even if it is an advice or tip. The Final Productions stood out, after all, the students began to structure the texts through paragraphs and there was an improvement in the development of points of view and, in three productions, there was one or more intervention proposals, which shows that the students they became more attentive, participated more in the workshops and were closer to the themes brought up.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Linhares, Marcia. A competência argumentativa de alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. 2022. 190 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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