Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Educação: uma investigação sociorretórica

Autor(es):
Abreu, Nicollas Oliveira

Palavras Chaves:
Descrição sociorretórica; Cultura disciplinar da área de Educação; Artigo acadêmico empírico

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta tese tem por objetivo descrever e compreender o gênero artigo acadêmico empírico na cultura disciplinar da área de Educação a partir de três subáreas (Educação Especial, Política Educacional e Tecnologia Educacional), com base nas concepções de crenças epistêmicas, práticas disciplinares e práticas sociorretóricas (PACHECO, 2020), analisando os propósitos comunicativos averiguados na configuração composicional das seções, dos movimentos e dos passos retóricos por meio do diálogo entre esses dados e as informações provenientes da cultura disciplinar da área de Educação. Realizando uma análise comparativa, visamos identificar as semelhanças e diferenças na configuração do artigo empírico nas três subáreas investigadas. Como referencial teórico deste estudo, nos fundamentamos nos conceitos de Swales (1990; 2004), no que concerne ao estudo dos gêneros acadêmicos e sua proposta metodológica CARS (Create a Research Space). No que se refere às concepções teóricas sobre culturas disciplinares, nos baseamos nos estudos de Hyland (2000; 2009) e Pacheco (2020). Este estudo se caracteriza como uma pesquisa de natureza exploratório-descritiva de base qualitativa, no que tange à compreensão da cultura disciplinar da área de Educação a partir de três subáreas; e, de base quantitativa, no que diz respeito à produção do gênero artigo acadêmico empírico, buscando descrever a recorrência das seções, dos movimentos e dos passos retóricos no corpus desta investigação. Dessa maneira, o corpus deste estudo foi constituído por 60 exemplares de artigos acadêmicos empíricos, em língua portuguesa, publicados entre os anos de 2016 e 2021, 20 para cada subárea, provenientes de 4 periódicos por subárea analisada, com estratos A1, A2 e B2, de acordo com o WebQualis Capes. Com a realização da descrição sociorretórica, compreendemos que as configurações sociorretóricas verificadas nas seções revelam que pode existir um comportamento sociorretórico na escrita dos artigos empíricos das subáreas de Educação Especial, Política Educacional e Tecnologia Educacional que aparenta ser uma configuração composicional geral para a área de Educação, dado que as variações existentes entre as seções que constituem o referido gênero são pouco expressivas. Assim, reconhecemos que as funções retóricas identificadas a partir da análise das seções do corpus com base nos dados da cultura disciplinar se mostraram, no geral, semelhantes nas três subáreas, com poucas diferenças entre elas quanto aos seus movimentos e passos retóricos.

Abstract:
This thesis aims to describe and understand the empirical academic article genre in the disciplinary culture of the area of Education from three subareas (Special Education, Education Policy and Educational Technology), based on the conceptions of epistemic beliefs, disciplinary practices and sociorhetorical practices (PACHECO, 2020), analyzing the communicative purposes investigated in the compositional configuration of the sections, movements and rhetorical steps through the dialogue between these data and information from the disciplinary culture of the Education area. Carrying out a comparative analysis, we aim to identify the similarities and differences in the configuration of the empirical article in the three sub-areas investigated. As a theoretical reference for this study, we are based on the Swales' conceptions (1990; 2004), regarding the study of academic genres and his methodological proposal CARS (Create a Research Space). With regard to theoretical conceptions about disciplinary cultures, we are based on Hyland (2000; 2009) and Pacheco's studies (2020). This study is characterized as an exploratory-descriptive research with a qualitative basis, regarding the understanding of the disciplinary culture in the area of Education from three subareas; and, on a quantitative basis, with regard to the production of the empirical academic article genre, seeking to describe the recurrence of sections, movements and rhetorical steps in the corpus of this investigation. In this way, the corpus of this study consisted of 60 copies of empirical academic articles, in Portuguese, published between the 2016 and 2021 years, 20 copies for each subarea, from 4 journals per subarea analyzed, with strata A1, A2 and B2, according to WebQualis Capes. With the realization of the socio-rhetorical description, we understand that the socio-rhetorical configurations verified in the sections reveal that there may be a socio-rhetorical behavior in the writing of empirical articles in the sub-areas of Special Education, Education Policy and Educational Technology that appears to be a general compositional configuration for the Education’s area, given that the existing variations between the sections that constitute the referred genre are not very expressive. Thus, we recognize that the rhetorical functions identified from the analysis of the sections of the corpus based on data from the disciplinary culture were, in general, similar in the three subareas, with few differences between them in terms of their rhetorical movements and steps.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Abreu, Nicollas Oliveira. O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Educação: uma investigação sociorretórica. 2022. 432 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1