Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Práticas de letramento literário na rede municipal de Fortaleza: inserção da literatura negro-brasileira em uma turma em processo de alfabetização em contexto de ensino híbrido

Autor(es):
Alencar, Carmosina Sibelia Silva

Palavras Chaves:
Letramento literário; Literatura negro-brasileira; Lei 10.639/03; Ensino fundamental anos iniciais; Crenças

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta dissertação é resultado de uma investigação que teve por objetivo inserir textos da literatura negro-brasileira nas aulas de leitura em uma turma do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental em contexto de ensino híbrido. Destarte, como referencial teórico, respaldamo-nos nos seguintes autores: Paulino e Cosson (2009), Cosson (2019; 2020), que discutem sobre letramento literário. Quanto ao letramento racial recorremos as autoras Ferreira (2014; 2015) e Schucman (2012). No que se refere à Lei 10.639/03 e a análise de material didático recorremos a Silva (2001; 2011). No que concerne à literatura negro-brasileira nos reportamos à Cuti (2010). Quanto ao estudo de crenças, refletimos segundo a concepção de Barcelos (2004; 2006). Nosso estudo foi conduzido a partir da Sociologia da Infância, que compreende as crianças como atores sociais capazes de criar e modificar culturas (DELGADO; MÜLLER, 2005). Consoante à metodologia, realizamos uma pesquisa-ação, adaptada para o contexto do ensino híbrido, em virtude da pandemia da COVID-19, em uma escola da Rede Municipal de Fortaleza. Realizamos, no contexto investigado, a análise do material didático, o levantamento do acervo literário da biblioteca e da sala de aula do 2º ano, entrevista para traçar o perfil leitor dos alunos e grupos focais antes e após a nossa proposta metodológica para compararmos as crenças dos alunos sobre cultura africana e afro-brasileira. Como percurso metodológico para a geração de dados realizamos a inserção de uma proposta metodológica de letramento literário através de círculos de leitura com obras da literatura negro-brasileira, baseada em Cosson (2019). Assim, os resultados deste estudo nos mostraram que o espaço dedicado à lei 10.639/03 nos livros didáticos da turma do 2º ano, bem como o acervo literário de obras de temática africana e afro-brasileira presente na escola ainda é restrito. Em relação ao perfil leitor, as entrevistas revelaram que a maioria das crianças vivem em um contexto com pouco incentivo à leitura no ambiente familiar, cabendo à escola o papel de democratização da leitura literária. Enfim, quanto às crenças, verificamos que houve uma ressignificação e ampliação das mesmas, através dos novos conhecimentos que os alunos apresentaram sobre a cultura africana e afro-brasileira após a inserção da nossa proposta metodológica. Palavras-chave: Letramento literário. Literatura negro-brasileira. Lei 10.639/03. Ensino fundamental anos iniciais. Crenças.

Abstract:
This dissertation is the result of an investigation that aimed to insert Black-Brazilian literature texts in reading classes in a 2nd grade class of the first years of elementary school in a hybrid teaching context. Thus, as a theoretical reference, we rely on the following authors: Paulino and Cosson (2009), Cosson (2019; 2020), who discuss literary literacy. As for racial literacy, we resorted to the authors Ferreira (2014; 2015) and Schucman (2012). Regarding Law 10.639/03 and the analysis of didactic material we resort to Silva (2001; 2011). Concerning black-Brazilian literature we refer to Cuti (2010). As for the study of beliefs, we reflect according to the conception of Barcelos (2004; 2006). Our study was conducted based on the Sociology of Childhood, which understands children as social actors capable of creating and modifying cultures (DELGADO; MÜLLER, 2005). Concerning methodology, we carried out an action research, adapted for the context of hybrid education, due to the pandemic of COVID-19, in a school of the Municipal Network of Fortaleza. We carried out, in the investigated context, the analysis of the didactic material, the survey of the library's literary collection and the 2nd grade classroom, interviews to outline the students' reading profile and focus groups before and after our methodological proposal to compare the students' beliefs about African and Afro-Brazilian culture. As a methodological path for data generation we performed the insertion of a methodological proposal of literary literacy through reading circles with works of black-Brazilian literature, based on Cosson (2019). Thus, the results of this study showed us that the space dedicated to law 10.639/03 in the textbooks of the 2nd grade class, as well as the literary collection of works with African and Afro-Brazilian themes present in the school is still restricted. In relation to the reading profile, the interviews revealed that most children live in a context with little encouragement to read in the family environment, and the school has the role of democratizing literary reading. Finally, as for the beliefs, we verified that there was a re-signification and expansion of these beliefs through the new knowledge that the students presented about African and Afro-Brazilian culture after the insertion of our methodological proposal. Keywords: Literary literacy. Black-Brazilian literature. Law 10.639/03. Elementary school early years. Beliefs.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Alencar, Carmosina Sibelia Silva. Práticas de letramento literário na rede municipal de Fortaleza: inserção da literatura negro-brasileira em uma turma em processo de alfabetização em contexto de ensino híbrido. 2022. 221 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1