Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Crenças sobre o tratamento didático do texto literário através das TDIC no processo de formação de professores da UECE: um olhar etnográfico sobre disciplinas de estágio supervisionado em língua espanhola

Autor(es):
Lopes, Paulo Henrique Moura

Palavras Chaves:
Texto literário; TDIC; Crenças; Formação de professores de língua espanhola

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de formação de professores de língua espanhola na UECE, mais especificamente em disciplinas de estágio supervisionado, quanto ao tratamento didático do texto literário através das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). A fundamentação teórica do nosso estudo apoia-se nos trabalhos de Paraquett (2020), Faria Filho, 2014, Saviani (2009), Gatti (2010), Ens; Donato (2011), Tardif (2010), Machado (2009), Tardif; Lessard (2009), Castro (2006), Giménez (2005) e Amigues (2004) no que se refere à formação de professores. Já no que se refere ao estudo de crenças nos baseamos nos trabalhos de Azevedo (2017), Kajala; Barcelos; Aro (2017), Barcelos (2007; 2004; 2001), Kudiess (2005), Almeida Filho (1993) e Posner et al. (1982). Para fundamentar nossas reflexões sobre o tratamento didático do TL nos baseamos nos estudos de Cosson (2017; 2016; 2015), Cândido (2011), Paulino; Cosson (2009), Aragão (2006, 2021), Cassany (2006) e Mendoza (2004, 2007). Para basear nossa análise no que se refere ao uso das TDIC nos fundamentamos nos estudos de Bunzen (2020), Silva; Vladiório; Mussio (2019), Dudney; Hockly; Pegrum, 2016, Rojo (2015), Ribeiro (2021, 2016, 2014), Kenski (2007), Varó (2007) e Buzato (2006). Finalmente, para refletir especificamente sobre o tratamento didático do TL através das TDIC recorremos aos trabalhos de Ambrós (2015), Ambròs et al (2015), Arbonés et al, 2015, Sánchez-Fortún; Domínguez (2015), Castanyer (2012). O contexto de nossa pesquisa foi o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol da Universidade Estadual do Ceará (UECE), sendo nossos sujeitos sete professores em formação e um professor formador das disciplinas de Estágio Supervisionado em Língua Espanhola III e IV (ES-III e ES-IV). Também realizamos uma análise de quatro documentos prescritivos: Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Letras da UECE, Ementas e Programas do curso de Licenciatura em Letras da UECE e planos de ensino das disciplinas ES-III e ES-IV. Optamos, como método de geração de dados, por uma observação participativa de cunho etnográfico das disciplinas ES-III e ES-IV, ao longo do ano letivo de 2020. Os dados foram analisados qualitativamente e nos levaram a concluir que o curso de Licenciatura em Letras/Espanhol da UECE promove em seu processo de formação inicial de professores a capacitação para o tratamento didático da literatura e do texto literário, mas ainda necessita de maiores reflexões e reformulações desse processo no que se refere ao uso das TDIC para fins educacionais.

Abstract:
The objective of this research is to investigate the process of training Spanish language teachers at UECE, more specifically in disciplines of supervised internship, regarding the didactic treatment of literary text through digital technologies of information and communication (DICT). The theoretical basis of our study is based on the works of Paraquett (2020), Faria Filho, 2014, Saviani (2009), Gatti (2010), Ens; Donato (2011), Tardif (2010), Machado (2009), Tardif; Lessard (2009), Castro (2006), Giménez (2005) and Amigues (2004) regarding teacher training. As for the study of beliefs, we drew on the work of Azevedo (2017), Kajala; Barcelos; Aro (2017), Barcelos (2007; 2004; 2001), Kudiess (2005), Almeida Filho (1993), and Posner et al. (1982). To ground our reflections on the didactic treatment of TL we draw on the studies of Cosson (2017; 2016; 2015), Cândido (2011), Paulino; Cosson (2009), Aragão (2006, 2021), Cassany (2006) and Mendoza (2004, 2007). To base our analysis with regard to the use of DICT we draw on the studies of Bunzen (2020), Silva; Vladiório; Mussio (2019), Dudney; Hockly; Pegrum, 2016, Rojo (2015), Ribeiro (2021, 2016, 2014), Kenski (2007), Varó (2007) and Buzato (2006). Finally, to reflect specifically on the didactic treatment of TL through DICT we drew on the works of Ambrós (2015), Ambròs et al (2015), Arbonés et al, 2015, Sánchez-Fortún; Domínguez (2015), Castanyer (2012). The context of our research was the Philology in Spanish Language graduation course of UECE (Universidade Estadual do Ceará), with our subjects being seven teachers-in-training and a teacher trainer of the disciplines of Supervised Internship in Spanish Language III and IV (ES-III and ES-IV). We also carried out an analysis of four prescriptive documents: Pedagogical Project of the Philology graduation course of UECE, Programs of the Philology graduation course of UECE and teaching plans of the courses ES-III and ES-IV. As a data collection method, we opted for an ethnographic participant observation of the courses ES-III and ES-IV, throughout the academic year of 2020. The data were analyzed qualitatively and led us to conclude that the Philology in Spanish Language graduation course of UECE promotes in its initial teacher training process the training for the didactic treatment of literature and literary text, but still needs further reflection and reformulation of this process with regard to the use of DICT for educational purposes.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Lopes, Paulo Henrique Moura. Crenças sobre o tratamento didático do texto literário através das TDIC no processo de formação de professores da UECE: um olhar etnográfico sobre disciplinas de estágio supervisionado em língua espanhola. 2022. 482 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1