Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Dicionário e gramática: um estudo de conjunções em obras lexicográficas para o ensino médio

Autor(es):
Sousa, Ana Grayce Freitas De

Palavras Chaves:
Dicionário escolar tipo 4; Conjunções; Metalexicografia.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Com fonte de conhecimentos formais, semânticos, pragmáticos e culturais sobre as palavras que compõem o léxico de uma língua, o dicionário configura-se como uma excelente ferramenta de apoio a professores e alunos na aprendizagem de um idioma. Por isso, todas as obras possuem uma face pedagógica, mais evidente nos dicionários escolares, produzidos com o intuito de serem usados em sala de aula. Estes dicionários têm, portanto, o importante papel de informar os alunos sobre diversos aspectos de unidades lexicais, tradicionalmente relacionadas às obras lexicográficas, e de unidades gramaticais, normalmente, objeto de interesse da Gramática. Assim, o objetivo principal desta tese foi investigar como as conjunções, consideradas palavras instrumentais, são descritas pelos verbetes dos dicionários tipo 4 do PNLD-2012, direcionados a estudantes do ensino médio. Para isso, discutimos visões teóricas relacionadas à Gramática, como as de Ignácio (2001), Azeredo (2008), Perini (2010), Bechara (2009), Bagno (2012), Cunha e Cintra (2017), Castilho (2019); e à Metalexicografia, como as de Barbosa (1991), Biderman (1984; 2001), Pontes (2009), Welker (2004; 2006), Farias (2009; 2013; 2016; 2020), Bugueño Miranda e Farias (2011). Para a realização deste estudo, nossa pesquisa seguiu uma orientação metodológica qualitativa, do tipo descritiva. Os dicionários escolares que foram fonte de nossa coleta de dados são: Aulete (GEIGER, 2011), Bechara (BECHARA, 2011), Houaiss (2011) e Unesp (BORBA, 2011). Para compor nosso corpus, selecionamos os verbetes que registraram, como entrada ou subentrada, as conjunções citadas pelos gramáticos estudados. Desse modo, 35 conjunções foram registradas, em todos os dicionários analisados, por 33 verbetes, totalizando 132 ocorrências, que compõem nosso material de análise. Com a análise, constatamos que, embora as teorias considerem as conjunções como palavras sem autonomia semântica, sendo explicadas pelas suas funções sintáticas relacionadas à construção dos períodos compostos, os verbetes analisados consideram essas palavras como detentoras de traços semânticos, definindo-as com paráfrases semelhantes às usadas comumente nas unidades lexicais, como a do tipo sinonímica. Além disso, os dados mostram a importância da identificação da categoria gramatical da entrada, que direciona os dados dos demais paradigmas, e do exemplo, visto que este complementa informações da definição e apresenta situações de uso para a palavra descrita, ampliando os conhecimentos dos consulentes.

Abstract:
As a source of formal, semantic, pragmatic and cultural knowledge about the words that make up the lexicon of a language, the dictionary is an excellent tool to support teachers and students in learning a language. Therefore, all works have a pedagogical face, more evident in school dictionaries, produced with the intention of being used in the classroom. These dictionaries have, therefore, the important role of informing students about different aspects of lexical units, traditionally related to lexicographical works, and grammatical units, normally, an object of interest in Grammar. Thus, the main objective of this thesis was to investigate how conjunctions, considered instrumental words, are described by the entries of type 4 dictionaries of the PNLD-2012, aimed at high school students. For this, we discuss theoretical views related to Grammar, such as those of Ignácio (2001), Azeredo (2008), Perini (2010), Bechara (2009), Bagno (2012), Cunha and Cintra (2017), Castilho (2019); and Metalexicography, such as those by Barbosa (1991), Biderman (1984; 2001), Pontes (2009), Welker (2004; 2006), Farias (2009; 2013; 2016; 2020), Bugueño Miranda and Farias (2011). For the accomplishment of this study, our research followed a qualitative methodological orientation, of the descriptive type. The school dictionaries that were the source of our data collection are: Aulete (GEIGER, 2011), Bechara (BECHARA, 2011), Houaiss (2011) and Unesp (BORBA, 2011). To compose our corpus, we selected the entries that registered, as entry or sub-entry, the conjunctions cited by the grammarians studied. Thus, 35 conjunctions were recorded, in all analyzed dictionaries, by 33 entries, totaling 132 occurrences, which make up our analysis material. With the analysis, we found that, although theories consider conjunctions as words without semantic autonomy, being explained by their syntactic functions related to the construction of compound sentences, the analyzed entries consider these words as having semantic traits, defining them with similar paraphrases those commonly used in lexical units, such as the synonymic type. In addition, the data show the importance of identifying the grammatical category of the entry, which directs the data from the other paradigms, and the example, since it complements information from the definition and presents situations of use for the described word, expanding the knowledge of the queries.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Sousa, Ana Grayce Freitas De. Dicionário e gramática: um estudo de conjunções em obras lexicográficas para o ensino médio. 2022. 314 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1