Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Processamento de leitura de verbetes ilustrados monolíngues em língua inglesa: um estudo em Lexicografia Multimodal com rastreamento ocular

Autor(es):
Ribeiro, Lorena Americo

Palavras Chaves:
exemplo de uso; imagem; Lexicografia Multimodal; rastreamento ocular

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
No verbete do dicionário monolíngue, o exemplo de uso e a imagem funcionam como facilitadores da leitura do texto da definição, na medida em que ilustram verbalmente e visualmente seu conteúdo (LAUFER, 1993; HUMBLÉ, 2001; FARIAS, 2008, 2010, 2020; PONTES, 2009, 2010; KLOSA, 2016; HEUBERGER, 2016). Por conseguinte, exemplo e imagem auxiliam na compreensão do significado da palavra-entrada do verbete. Partindo dessa hipótese e considerando o texto escrito e a imagem como modos semióticos que se complementam para a produção de sentidos (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021 [1996]; VAN LEEUWEN, 2005; JEWITT; OYAMA, 2008; KRESS, 2010; BULL; ANSTEY, 2010), esta pesquisa tem por objetivo investigar a influência da ilustração verbal e visual no processamento de leitura de verbetes monolíngues em língua inglesa. Como base teórica, foram utilizados conhecimentos oriundos da Lexicografia (LAUFER, 1992; HARTMANN; JAMES, 1998; HUMBLÉ, 2001; FARIAS, 2008, 2010, 2020; PONTES, 2009, 2010; LEW, 2010; LIU, 2015, 2017; HEUBERGER, 2016; KLOSA, 2016) e da Teoria da Multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021 [1996]; ROYCE, 1998; VAN LEEUWEN, 2005; JEWITT; OYAMA, 2008; KRESS, 2010; BULL; ANSTEY, 2010) em diálogo com estudos sobre rastreamento ocular (RAYNER, 1998; RAYNER; POLLATSEK, 2006; STAUB; RAYNER, 2007; RAYNER et al., 2012; RAYNER; JUHASZ; POLLATSEK, 2013; BOERIIS; HOLSANOVA, 2012; LAUTENBACHER, 2012; HOLSANOVA, 2014). Para coleta dos dados, foi desenvolvido um estudo experimental com desenho 2 X 2, concebido a partir de duas variáveis independentes: exemplo de uso e imagem. Vinte verbetes foram selecionados de dois dicionários para aprendizes após a aplicação de uma Tarefa de Avaliação de Familiaridade e manipulados de modo a se enquadrarem em quatro condições: três experimentais (com exemplo e com imagem, com exemplo e sem imagem, sem exemplo e com imagem) e uma controle (sem exemplo e sem imagem). Os verbetes foram lidos por brasileiros usuários de inglês como língua estrangeira. A partir da análise dos dados concernentes à leitura de sessenta e seis desses indivíduos obtidos por um aparelho de rastreamento ocular, verificou-se que, enquanto o exemplo de uso em conjunto com a imagem auxilia mais do que o exemplo de uso sozinho na compreensão do significado da palavra-entrada de um verbete, a imagem sozinha auxilia tanto quanto ou ainda mais do que o conjunto exemplo de uso e imagem.

Abstract:
In the monolingual dictionary entry, example and image are meant to facilitate the reading of the definition’s text, since they illustrate its content verbally and visually (LAUFER, 1993; HUMBLÉ, 2001; FARIAS, 2008, 2010, 2020; PONTES, 2009, 2010; KLOSA, 2016; HEUBERGER, 2016). Therefore, example and image help in the understanding of the meaning of the entry’s headword. Based on this hypothesis and considering the written text and the image as semiotic modes that complement each other for the production of meanings (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021 [1996]; VAN LEEUWEN, 2005; JEWITT; OYAMA, 2008; KRESS, 2010; BULL; ANSTEY, 2010), this research aims to investigate the influence of verbal and visual illustration on the reading processing of English monolingual entries. As a theoretical basis, it was used knowledge originating from Lexicography (LAUFER, HARTMANN; JAMES, 1998; HUMBLÉ, 2001; FARIAS, 2008, 2010, 2020; PONTES, 2009, 2010; LEW, 2010; LIU, 2015, 2017; HEUBERGER, 2016; KLOSA, 2016) and the Theory of Multimodality (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006, 2021 [1996]; ROYCE, 1998; VAN LEEUWEN, 2005; JEWITT; OYAMA, 2008; KRESS, 2010; BULL; ANSTEY, 2010) in dialog with studies on eye tracking (RAYNER, 1998; RAYNER; POLLATSEK, 2006; STAUB; RAYNER, 2007; RAYNER et al., 2012; RAYNER; JUHASZ; POLLATSEK, 2013; BOERIIS; HOLSANOVA, 2012; LAUTENBACHER, 2012; HOLSANOVA, 2014). For data collection, an experimental study with a 2 X 2 design was developed, conceived from two independent variables: example and image. Twenty entries were selected from two learner’s dictionaries after the application of a Familiarity Assessment Task and manipulated in order to fit into four conditions: three experimental conditions (with example and with image, with example and without image, without example and with image) and one control condition (without example and without image). The entries were then read by Brazilian users of English as a foreign language. From the analysis of data concerning the reading of sixty-six of these individuals obtained by an eye tracker, it was found that, while the example with the image helps more than the example alone in the understanding of the meaning of the entry’s headword, the image alone helps as much or even more than the example and the image together.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Ribeiro, Lorena Americo. Processamento de leitura de verbetes ilustrados monolíngues em língua inglesa: um estudo em Lexicografia Multimodal com rastreamento ocular. 2022. 250 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1