Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Histórias da pandemia: estratégias de autoria na produção escrita de crônicas narrativas de alunos de uma escola pública de fortaleza

Autor(es):
Girao, Erika Rodrigues Moraes Machado

Palavras Chaves:
Escrita; Leitura; PDG; Estratégias de autoria.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias de autoria mobilizadas em crônicas produzidas por alunos do nono ano de escola pública municipal de Fortaleza. O corpus foi constituído por 09 (nove) produções textuais coletadas ao longo da aplicação de um Projeto Didático de Gênero (doravante PDG) voltado para o estudo da crônica. Como fundamentos teóricos, apoiamo-nos nos estudos sobre as modalizações de Bronckart (2012), Fiorin (2000), Hegenveld & Mackenzie (2008), Nascimento (2005), Chaves (2006) e as considerações sobre o uso das aspas como recursos expressivos de Authier-Revuz (2004). Procuramos, ainda, relacionar as estratégias de autoria utilizadas pelos sujeitos informantes com o ensino de produção escrita à luz dos trabalhos de Antunes (2003, 2005), Ferrarezi e Carvalho (2015), Ferrarezi (2014), Mascuschi (2008). O processo metodológico pelo qual se realiza esta investigação consiste na pesquisa-ação, de base qualitativa, através do qual observamos como o aluno se configura como autor por meio dos recursos linguísticos que utiliza em seu projeto de dizer. Tal processo metodológico adotado compreendeu a aplicação do PDG no decorrer de cinco aulas. A coleta do corpus se deu em três momentos, a saber: na primeira aula, com uma produção inicial voltada para a sondagem dos conhecimentos prévios do aluno sobre o gênero em estudo e sobre o domínio da competência escrita; na terceira aula, com uma produção intermediária, que nos ajuda a observar se a estratégia adotada para o trabalho com a crônica é eficaz, e na quinta e última aula, com a produção final. A elaboração do PDG resultou em um material voltado para os docentes da rede municipal de ensino de Fortaleza, que servirá de norte para o trabalho com o gênero crônica e com qualquer outro gênero que ele queira levar para a sala de aula. Os resultados obtidos mostram as seguintes estratégias de autoria operadas por nossos sujeitos informantes: (i) modalização, a qual apareceu em maior frequência; (ii) uso dos verbos na primeira pessoa do singular e do plural; além de (iii) estilo, frases declarativas e interrogativas, verbos dicendi, reiterações, gerenciamento de vozes, o uso do diminutivo e o uso das aspas enfáticas. Tais decisões enunciativas por parte do sujeito estão condicionadas a fatores como o interacionismo e a intencionalidade no ato da escrita de um texto. Depreende-se disso a necessidade de trabalho com uma escrita contextualizada, com funções comunicativas relevantes, nas quais o texto surja como uma forma de parceria entre sujeitos. Palavra-chave: Escrita. Leitura. PDG. Estratégias de autoria.

Abstract:
This dissertation aims to analyze the strategies of authorship established in chronicles produced by students from the year nine of a municipal public school in Fortaleza. The corpus consisted of 09 (nine) textual productions collected during the application of a Gender Didactic Project (hereinafter PDG) focused on the study of chronicle. As theoretical foundations, we rely on studies about the modalizations by Bronckart (2012), Fiorin (2000), Hegenveld & Mackenzie (2008), Nascimento (2005), Chaves (2006) and considerations about the use of quotation marks as expressive resources from Authier-Revuz (2004). We also tried to relate the authorship strategies used by the informants with the teaching of written production in the light of the works by Antunes (2003, 2005), Ferrarezi and Carvalho (2015), Ferrarezi (2014), Mascuschi (2008). The methodological process by which this investigation is carried out consists of action research, with a qualitative basis, through which we observe how the students configures themselves as authors through the linguistic resources that they use in their project of saying. This methodological process adopted included the application of PDG during five classes. The collection of the corpus took place in three moments, namely: in the first class, with an initial production aimed at probing the student's previous knowledge about the genre under study and about mastering written competence; in the third class, with an intermediate production, which helps us to observe whether the strategy adopted for working with the chronicle is effective, and in the fifth and last class, with the final production. The elaboration of the PDG resulted in a material aimed at teachers of the municipal education network in Fortaleza, which will serve as a guideline for the work with the chronic genre and any other genre that they want to take to the classroom. The results obtained show the following authorship strategies operated by our informants: (i) modalization, which appeared more frequently; (ii) use of verbs in the first person singular and plural; in addition to (iii) style, declarative and interrogative sentences, dicendi verbs, reiterations, voice management, the use of the diminutive and the use of emphatic quotation marks. Such enunciative actions by the subject are conditioned to factors such as interactionism and intentionality in the act of writing a text. It appears from this the need to work with contextualized writing, with relevant communicative functions, in which the text appears as a form of partnership between subjects. Keywords: Writing. Reading. PDG. Authorship strategies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Girao, Erika Rodrigues Moraes Machado. Histórias da pandemia: estratégias de autoria na produção escrita de crônicas narrativas de alunos de uma escola pública de fortaleza . 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1