Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A escrita de divulgação científica de professores da rede municipal de ensino de Fortaleza: reflexões a partir do Projeto Professor Autor

Autor(es):
Santos, Maria Celca Ferreira Dos

Palavras Chaves:
Responsividade; Autoria; Escrita docente; Relatos de experiências; Formação continuada.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A produção escrita e o desenvolvimento da autoria docente no contexto profissional podem representar desafio, sobretudo considerando-se a necessidade de atendimento à diversidade de gêneros discursivos. No município de Fortaleza, os professores da educação básica contam com o “Projeto Professor Autor” como espaço para publicação de relatos de experiências docentes, admitidos nesta pesquisa como escrita de divulgação científica. A produção desses relatos atribui a esse profissional uma nova identidade, a de professor autor. Nesse sentido, constitui objetivo principal desta pesquisa investigar a escrita de divulgação científica do gênero relato de experiência por professores da rede de ensino de Fortaleza, no âmbito do “Projeto Professor Autor”. Adotamos como base teórica desta pesquisa a Teoria Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2011; 2016; VOLÓCHINOV, 2018), com foco nos conceitos-chave dialogismo e responsividade, elementos considerados constitutivos da linguagem, além dos conceitos autor/autoria e gêneros do discurso. A esse arcabouço teórico, acrescentamos considerações referentes à formação de professores e produção de conhecimento no contexto profissional (TARDIF, 2014; DEMO, 2015) e estudos que discutem a escrita de relatos docentes como instrumento formativo (CONTRERAS, 2016; CARLOS; PEREIRA, 2011; CIFALI, 2005). Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma análise documental/discursiva, de abordagem qualitativa. O corpus de análise é constituído de nove (9) relatos de experiências docentes escritos por professores no âmbito do “Projeto Professor Autor”, nos quais buscamos identificar marcas de responsividade e autoria. Como instrumentos metodológicos, a pesquisa contou ainda com a aplicação de questionário para levantamento de informações junto aos professores autores dos relatos que compõem o corpus. Os resultados comprovam que a escrita dos professores, no contexto investigado, indica uma autoria docente em construção, marcada pela recorrência de posições responsivas que sugerem, em sua maioria, adesão ao discurso alheio e reprodução de dizeres. Diante dos resultados, resta evidente a necessidade de reformulação do edital do Projeto, enquanto enunciado, assim como a incorporação, nos espaços de formação continuada da rede de ensino de Fortaleza, de ações para o desenvolvimento de habilidades de escrita para atendimento a essa demanda.

Abstract:
Written production and the development of teaching authorship in the professional context can represent a challenge, especially considering the necessary handling to discursive diversity genres. In the city of Fortaleza, elementary education teachers rely on the “Project Professor Author” as a space for publishing reports of teaching experiences, admitted in this research as writing for scientific dissemination. The production of these reports gives this professional a new identity, that of author teacher. In this sense, the main objective of this research is to investigate the writing of scientific dissemination about the experience report genre by teachers of the Fortaleza education network, within the scope of the "Project Professor Author". We adopted as a theoretical basis for this research the Dialogical Theory of Discourse (BAKHTIN, 2011; 2016; VOLÓCHINOV, 2018), focusing on the key concepts dialogism and responsiveness, elements considered constitutive of language, in addition to the concepts of author/authorship and speech genres. To this theoretical framework, we add considerations regarding teacher training and knowledge production in the professional context (TARDIF, 2014; DEMO, 2015) and studies that discuss the writing of teacher reports as a training instrument (CONTRERAS, 2016; CARLOS; PEREIRA, 2011; CIFALI, 2005). The perspective of the methodological, it is a documentary/discursive analysis, with a qualitative approach. The corpus of analysis consists of nine (9) reports of teaching experiences written by teachers within the scope of the “Project Professor Author”, where we seek to identify marks of responsiveness and authorship. As methodological instruments, the research also included the application of a questionnaire to collect information from the teachers who wrote the reports that make up the corpus. The results show that the teachers' writing, in the investigated context, indicates a teacher authorship under construction, marked by the recurrence of responsive positions that mostly suggest adherence to the speech of others and reproduction of sayings. In view of the results, it remains evident the need to reformulate the Project's public notice, as a statement, as well as the incorporation, in the spaces of continuing training education of the Fortaleza education network, of actions for the development of writing skills to meet this demand.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Santos, Maria Celca Ferreira Dos. A escrita de divulgação científica de professores da rede municipal de ensino de Fortaleza: reflexões a partir do Projeto Professor Autor . 2022. 197 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1