Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A carnavalização na construção do feminino em canções de Rita Lee

Autor(es):
Barroso, Suerda Lino

Palavras Chaves:
Carnavalização; Construção subversiva; Mulher; Discurso literomusical; Rita Lee

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Analisar dialogicamente, a partir da teoria da carnavalização, a construção subversiva das identidades do feminino em canções de Rita Lee é o objetivo central desta dissertação. Para tanto, interpretaremos o processo de sentidos do ser mulher pela subversão de discursos patriarcais em quatro canções de Rita Lee, a partir das marcas carnavalizadas do heterodiscurso, teorias propostas por Mikhail Bakhtin (2010; 2015). Dessa forma, examinaremos como a linguagem carnavalesca no discurso literomusical (COSTA, 2011) da compositora em questão inverte e reconfigura subversivamente o signo ideológico mulher por meio do seu posicionamento axiológico (BAKHTIN, 2011), buscando analisar os elementos presentes da cosmovisão carnavalesca, como instrumento de luta política de resistência à cultura patriarcalista. A metodologia tem, como base, a vertente Análise Dialógica do Discurso (ADD), de caráter qualitativo pela abordagem interpretativista. Propomos uma pesquisa do tipo descritivo-exploratória com vistas a tornar os discursos hegemônicos mais explícitos e identificar as marcas carnavalizadas do heterodiscurso na produção de sentidos do ser mulher em canções, compostas e interpretadas, por Rita Lee. Para isso, elencamos um corpus que sirva como base para o estudo da linguagem como ato político de resistência e que apresente sentido e significados relevantes para a área da Linguística Aplicada, a fim de contribuir para os estudos da Teoria da Carnavalização e do ramo literomusical. Da análise feita, percebemos que, nas letras das canções compostas por Rita Lee, elementos da cosmovisão carnavalesca em que a enunciadora parodia expressões da cultura patriarcal e traça identidades do feminino, por vezes, solidarizando-se com elas; em outros momentos as refratando, para subverter certos paradigmas sociais sobre a mulher e, assim, e quebrar alianças com mulheres que ainda se deixam encaixotar em padrões tradicionais/coloniais. Dessa forma, a linguagem carnavalesca presente nas canções analisadas aparece, a partir de posicionamentos axiológicos e de oposição ideológica da autora, para inverter e reconfigurar o signo ideológico mulher pelo emprego do riso, do sarcasmo e dos insultos. Tudo isso mostra-nos como as letras dessas canções, por meio de recursos da linguagem carnavalizada, se inscreve como um ato político de resistência contra imagens prefixadas da mulher, nas quais é possível enxergar o posicionamento ideológico da autora.

Abstract:
The central objective of this dissertation is analyzing dialogically, from the theory of carnivalization, the subversive construction of the identities of the feminine in Rita Lee's songs. To this end, we will interpret the process of meanings of being a woman by the subversion of patriarchal discourses in four songs by Rita Lee, from the carnivalized marks of heterodiscourse, theories proposed by Mikhail Bakhtin (2010; 2015). Thus, we will examine how the carnival language in the literomusical discourse (COSTA, 2011) of the composer at hand reverses and subversively reconfigures the female ideological sign through its axiological positioning (BAKHTIN, 2011), seeking to analyze the present elements of the carnival worldview, as an instrument of political struggle of resistance to patriarchal culture. The methodology is based on the dialogical discourse analysis (DDA) strand, qualitative in nature by the interpretative approach. We propose a descriptive-exploratory research aiming to make hegemonic discourses more explicit and identify the carnivalized marks of heterodiscourse in the production of meanings of being a woman in songs, composed and sung, by Rita Lee. For this, we listed a corpus that serves as a basis for the study of language as a political act of resistance and that presents meaning and meanings relevant to the area of Applied Linguistics, in order to contribute to the studies of carnivalization theory and the literomusical branch. From the analysis made, we noticed that, in the lyrics of the songs composed by Rita Lee, elements of the carnival worldview in which the enunciator parodies expressions of patriarchal culture and traces the identities of the feminine, sometimes in their sympathy with them; at other times refracting them, to subvert certain social paradigms about women and thus break alliances with women who still allow themselves to be boxed in traditional/colonial patterns. Thus, the carnival language present in the analyzed songs appears, from the author's axiological and ideological opposition, to reverse and reconfigure the ideological sign woman by the use of laughter, sarcasm and insults. All this shows us how the lyrics of these songs, through the resources of carnivalized language, are inscribed as a political act of resistance against prefixed images of women, in which it is possible to see the ideological positioning of the author.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Barroso, Suerda Lino. A carnavalização na construção do feminino em canções de Rita Lee. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1