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Repositório Institucional - UECE
Título:
Multiletramentos e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): análise de unidades didáticas de linguagem e suas tecnologias

Autor(es):
Alves, Assuerio Marcos

Palavras Chaves:
Multiletramentos; Livros Didáticos; BNCC; PNLD.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O objetivo principal desta pesquisa é analisar unidades didáticas em livros de Linguagens e suas Tecnologias aprovados no PNLD 2020 e produzidos conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017), com base em categorias da Pedagogia dos Multiletramentos. Partimos da hipótese de que há uma relação entre as atividades encontradas em duas coleções do ensino fundamental anos finais e os pressupostos da Pedagogia dos Multiletramentos. Tal hipótese toma como base Hissa e Sousa (2020), que analisaram o diálogo entre o texto da BNCC de Língua Portuguesa do Ensino Médio (BRASIL, 2017) e o manifesto programático da Pedagogia dos Multiletramentos proposto pelo Grupo de Nova Londres (GNL, 1996[2021]). Em nosso estudo, verificamos como atividades em unidades didáticas de duas coleções - Tecendo Linguagens (FTD) e Se liga na Língua (Moderna) - revelam o componente “como” da Pedagogia dos Multiletramentos: Prática Situada, Instrução Explícita, Enquadramento Crítico e Prática Transformada, a partir da descrição dos gêneros textuais apresentados. Para isso, os articulamos com a proposta de design desta pedagogia e investigamos como os elementos do componente “o quê”, desenvolvidos pelo GNL - avaliable design, designing, redesigned - se revelam nas atividades das unidades didáticas, a partir dos eixos integradores de leitura, produção, oralidade e análise linguística/semiótica. Quanto à teoria, nos fundamentamos em Rojo (2015), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), Ribeiro (2020), Tilio (2021), GNL (1996[2021]), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na Análise de Conteúdos de Bardin (1977). Como procedimento de análise, selecionamos as duas coleções com maiores números em distribuição nos PNLDs dos últimos cinco anos e analisamos a primeira e última unidade didática de cada uma delas, buscando investigar como as atividades são apresentadas no início e no final da etapa, após quatro anos de percurso. Os resultados mostraram que os elementos do componente “como” são evidenciados em todas as atividades analisadas, com destaque para a prática situada e a instrução explícita. Quanto aos elementos do design (linguístico, visual, oral, auditivo, tátil, espacial e gestual), o design linguístico e o visual ganharam maior relevância nas atividades analisadas. Em relação à análise dos elementos do componente “o quê”, o avaliable design e o designing foram encontrados em todas as unidades avaliadas, enquanto o redesigned foi percebido apenas em algumas, uma vez que, em muitas atividades, não há uma proposta de transformação, mas uma repetição do avaliable design. A análise das unidades didáticas à luz da Pedagogia dos Multiletramentos nos possibilitou refletir tanto sobre concepções de linguagem/letramento quanto sobre propostas pedagógicas e seu consequente alinhamento aos documentos de orientação curriculares, evidenciando a adequação ao contexto escolar, para que se possa pensar em uma educação contextualizada, engajada, crítica, problematizadora e equânime no contexto brasileiro.

Abstract:
The main objective of this research is to analyze didactic units in books on Languages and their Technologies approved in PNLD 2020 and produced according to the Common National Curriculum Base (BNCC/2017), based on the categories of the Pedagogy of Multiliteracies. We started from the hypothesis that there is a relationship between the activities found in two collections of elementary school final years and the assumptions of Pedagogy of Multiliteracies. This hypothesis is based on Hissa and Sousa (2020), who analyzed the dialogue between the text of the BNCC on Portuguese High School (BRASIL, 2017), and the programmatic manifest of the Pedagogy of Multiliteracies, proposed by the New London Group (NLG, 1996[2021]). In our study, we verified how activities in didactic units of two collections, Tecendo linguagens (Publishing Company FTD) and Se liga na língua (Publishing Company Moderna), reveal the components of Multiliteracies Pedagogy: Situated Practice, Explicit Instruction, Critical Framework and Transformed Practice, from the description of the textual genres presented. For this, we articulated them with the design proposal of the Pedagogy of Multiliterations and investigated how the elements of the “what” component developed by NLG, avaliable design, designing, redesigned, are revealed in the activities of the didactic units, based on the integrative axes reading, production, orality and linguistic/semiotic analysis. As for the theory, we based ourselves on Rojo (2015), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), Ribeiro (2020), Tilio (2021), NLG (1996[2021]), among others. It is a qualitative research based on Bardin's Content Analysis (1977). As an analysis procedure, we selected the two collections with the highest numbers in distribution in the PNLDs of the last five years, and we analyzed the first and last didactic unit of each one of them, seeking to investigate how the activities are presented at the beginning and at the end of the stage, after four years on the way. The results showed that the elements of the “how” component are evidenced in all activities analyzed, with emphasis on situated practice and explicit instruction. As for design elements (linguistic, visual, oral, auditory, tactile, spatial and gestural), linguistic and visual design gained greater relevance in the activities analyzed. Regarding the analysis of the elements of the "what" component, avaliable design and designing were found in all evaluated units, while redesigned was only perceived in some, since in many activities there is no proposal for transformation, but a repetition of the avaliable design. The analysis of teaching units in the light of the Pedagogy of Multiliteracies allowed us to reflect both on language/literacy concepts and on pedagogical proposals and their consequent alignment with the curricular guidance documents, showing the adequacy to the school context, so that one can think of an education contextualized, engaged, critical, problematizing and equitable in the Brazilian context.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Alves, Assuerio Marcos. Multiletramentos e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): análise de unidades didáticas de linguagem e suas tecnologias. 2022. 180 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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