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Título:
Multiletramentos e estudos decoloniais: uma análise do letramento digital em diretrizes curriculares do Brasil e do Paraguai

Autor(es):
Lemos, Elisafran De Menezes

Palavras Chaves:
Letramento Digital; Multiletramentos; Diretrizes Curriculares; Decolonialidade; Países do Mercosul.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o possível diálogo entre multiletramentos, letramento digital e a decolonialidade na Educação Básica de dois países membros oficiais do Mercosul, no contexto do ensino médio de cada país investigado. Tomamos como material de investigação as diretrizes curriculares referentes à área de Linguagens e suas tecnologias (Brasil); e Língua, literatura e suas tecnologias (Paraguai). Os documentos selecionados em nossa pesquisa foram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em sua última versão de 2018, e “Programa de Estudios” do Paraguai (2014). Para nosso suporte teórico, recorremos aos autores que discorrem sobre Letramentos, como Freire (1981, 1989), Soares (1998, 2004, 2009, 2010), Kleiman (2005); Multiletramentos, como o Grupo de Nova Londres (1996, [2021]), Rojo (2009, 2012, 2015), Pinheiro (2016, 2020); Letramento Digital, como Buzzato (2001, 2006, 2009), Knobel e Lankshear (2003, 2007, 2013) e Hissa (2021b). Sobre decolonialidade, nos baseamos em Quijano (2000), Dussel (1994, 1995) e Mignolo (2010, 2011). Do ponto de vista metodológico, traçamos uma abordagem descritiva interpretativa das duas diretrizes selecionadas com o auxílio da Análise do Conteúdo (BARDIN, 1977). Em seguida, fizemos uma análise comparativa entre os dois documentos, a fim de compreender a(s) concepção(ões) de letramento digital que norteiam os documentos curriculares do Brasil e Paraguai na etapa do ensino médio na área de Linguagem. Analisamos os dados à luz dos novos letramentos, dos multiletramentos e sua relação com os estudos decoloniais. Com base em Hissa (2021b), selecionamos as quatro concepções de letramento digital (LD) como categoria de análise dos dois documentos: 1. como técnica de criação de recursos digitais; 2. como aplicação dos recursos na prática docente; 3. como participação responsável e ativa de curadoria de conteúdo digital e 4. como convergência cultural. Nas duas diretrizes analisadas, os dados demonstram uma predominância de LD de participação na BNCC e de convergência cultural no Programa de Estudos. Mediante o resultado, fizemos uma análise dos dados a partir dos estudos decoloniais. Vimos que a concepção de LD dialoga com as bases dos multiletramentos no que se refere à multiculturalidade, à valorização da cultura, especialmente na diretriz do Paraguai, em que o ensino é direcionado a uma contextualização local, mesmo vivenciando práticas e debatendo temas globais. Essa valorização cultural presente na diretriz do Paraguai pode ser mais bem explorada em cursos e formação de professores que tomem a concepção de LD como convergência cultural aqui no Brasil. Tal mudança de perspectiva pode possibilitar uma ressignificação de espaços de ensino-aprendizagem e estimular transgressões nas formas de pensar o LD e o ensino. No caso do Brasil, a convergência cultural como norte para o LD pode significar um retorno do ensino da língua espanhola na BNCC e a sua oferta no ENEM para de fato efetivar o plurilinguismo que aparece prescrito nesse documento. Palavras-chave: Letramento Digital. Multiletramentos. Diretrizes Curriculares. Decolonialidade. Países do Mercosul.

Abstract:
Esta investigación tiene como objetivo general analizar el posible diálogo entre multiliteracidad, literacidad digital y la decolonialidad en la Educación Básica de dos países miembros oficiales de Mercosur, en contexto de enseñanza secundaria de cada país investigado. Tomamos como material de investigación las directrices curriculares referentes al área de Lenguajes y sus tecnologías (Brasil); y Lengua, literatura y sus tecnologías (Paraguay). Los documentos seleccionados en nuestra investigación fueron la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), en su última versión de 2018, y “Programa de Estudios” de Paraguay (2014). Para nuestro soporte teórico, recorremos a los autores que hablan sobre Literacidad, como Freire (1981, 1989), Soares (1998, 2004, 2009, 2010), Kleiman (2005); Multiliteracidad, como el Grupo de Nueva Londres (1996, [2021]), Rojo (2009, 2012, 2015), Pinheiro (2016, 2020); Literacidad Digital, como Buzzato (2001, 2006, 2009), Knobel y Lankshear (2003, 2007, 2013) y Hissa (2021b). Sobre decolonialidad, nos basamos en Quijano (2000), Dussel (1994, 1995) y Mignolo (2010, 2011). Del punto de vista metodológico, elegimos un enfoque descriptivo interpretativo de las dos directrices seleccionadas con el auxilio del Análisis del Contenido (BARDIN, 1977). Después, hicimos un análisis comparativo entre los dos documentos, con el objetivo de comprender la(s) concepción(es) de literacidad digital que dan dirección a los documentos curriculares de Brasil y Paraguay en la etapa de enseñanza secundaria en el área de Lenguaje. Analizamos los dados a la luz de las nuevas literacidades, de las multiliteracidades y su relación con los estudios decoloniales. Con base en Hissa (2021b), seleccionamos las cuatro concepciones de literacidad digital (LD) como categoría de análisis de los dos documentos: 1. LD como técnica de creación de recursos digitales; 2. como aplicación de los recursos en la práctica docente; 3. como participación responsable y activa de curadoría de contenido digital e 4. como convergencia cultural. En las dos directrices analizadas, los dados demuestran una predominancia de LD como participación en BNCC y de convergencia cultural en Programa de Estudios. Delante de este resultado, hicimos un análisis de los dados a partir de los estudios decoloniales. Vimos que la concepción de LD dialoga con las bases de las multiliteracidades en lo qué se refiere a la multiculturalidad, a la valoración de la cultura, especialmente en la directriz del Paraguay, en que la enseñanza es direccionada a una contextualización local, mismo vivenciando prácticas y debatiendo temas globales. Esa valoración cultural presente en la directriz de Paraguay puede ser más bien explotada en cursos y formación de profesores que tomen la concepción de LD como convergencia cultural aquí en Brasil. Tal cambio de perspectiva puede posibilitar una resignificación de espacios de enseñanza y de aprendizaje y estimular transgresiones en las formas de pensar la LD y la enseñanza. En el caso de Brasil, la convergencia cultural como dirección para la LD puede significar una vuelta de la enseñanza de la lengua española en BNCC y su oferta en ENEM para de verdad efectivar el plurilingüismo que aparece prescrito en ese documento. Palabras-clave: Literacidad Digital. Multiliteracidad. Directrices Curriculares. Decolonialidad. Países de Mercosur.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lemos, Elisafran De Menezes. Multiletramentos e estudos decoloniais: uma análise do letramento digital em diretrizes curriculares do Brasil e do Paraguai. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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