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Repositório Institucional - UECE
Título:
Programa de Aperfeiçoamento da Locução Na Audiodescrição de Filmes: uma contribuição da Fonoaudiologia para a formação de audiodescritores

Autor(es):
Palmeira, Charleston Teixeira

Palavras Chaves:
Locução; Audiodescrição; Pessoa com Deficiência Visual; Fonoaudiologia

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Os recursos de tradução audiovisual acessíveis – TAVa – colaboram para que uma parcela da população tenha acesso a determinadas informações e, consequentemente, a uma melhor socialização. Nessa parcela, encontram-se as pessoas com deficiência visual, que podem se utilizar da audiodescrição para terem acesso a produtos audiovisuais. A audiodescrição é uma modalidade de TAVa por meio da qual se traduz em palavras as impressões visuais de um objeto, seja ele um filme, seja de uma obra de arte, uma peça de teatro, um espetáculo de dança ou um evento esportivo. Nos filmes, é inserida em forma de locução entre os diálogos, mais especificamente. Estudos sobre os roteiros de audiodescrição são temas recorrentes no ambiente da TAVa, porém, somente recentemente a locução ganhou investigações de natureza científica relevante. Para contribuir com os avanços na aplicação da locução na audiodescrição, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de verificar a eficácia de um programa de aperfeiçoamento da locução na audiodescrição de filmes, denominado LocAD, desenvolvido pelo pesquisador, a partir de subsídios dos estudos fonoaudiológicos na área do aperfeiçoamento da voz e fala, no intuito de trazer contribuições para o campo dos estudos sobre audiodescrição e para a formação de audiodescritores. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de caráter intervencionista, do tipo antes e depois, não randomizado e cego; com investigação exploratória, associada à abordagem quantitativa que possibilita o acompanhamento do aprimoramento do desempenho dos participantes. O programa foi aplicado em formato de curso, em ambiente virtual, com carga horária de 40 horas, com 47 participantes, e teve como corpus 94 gravações dos participantes do roteiro de audiodescrição de um filme, antes e depois do curso, sendo posteriormente analisadas as melhorias nos aspectos da qualidade vocal e nos recursos vocais de expressividade da locução. Foram cumpridas todas as exigências das normas brasileiras sobre pesquisas envolvendo seres humanos. Os resultados apontam para melhoras percentuais e significância estatística para todos os aspectos da qualidade vocal e dos recursos vocais de expressividade da locução depois do curso na avaliação de sete juízes. Conclui-se que o programa proposto, baseado em estudos da TAVa, Linguística Aplicada, Fonética, Fonologia e Fonoaudiologia, é eficaz ao contribuir para a construção de uma locução na audiodescrição mais adequada à atividade, uma vez que são identificadas melhorias na locução dos participantes após a sua aplicação.

Abstract:
The resources of accessible audiovisual translation - TAVa - collaborate for a part of the population to have access to certain information and, consequently, to a better socialization. In this group are the visually impaired, who can use audio description to have access to audiovisual products. Audio description is a type of TAVa in which the visual impressions of an object are translated into words, whether it is a movie, a work of art, a play, a dance show, or a sporting event. In films, it is inserted in the form of a voiceover between the dialogues, more specifically. Studies on audio description scripts are recurrent themes in the TAVa environment, but only recently has the voiceover gained relevant scientific investigations. To contribute to the advances in the application of voiceover in audio description, we conducted a study with the objective of verifying the effectiveness of a voiceover improvement program in film audio description, called LocAD, developed by the researcher, based on subsidies from speech-language studies in the area of voice and speech improvement, in order to bring contributions to the field of studies on audio description and the training of audio writers. This is an applied, interventionist, before-and-after, non-randomized and blind research, with exploratory research associated with a quantitative approach that enables the follow-up of the improvement of the participants' performance. The program was applied in the format of a course, in a virtual environment, with a workload of 40 hours, with 47 participants, and had as its corpus 94 recordings of the participants of the script of audio description of a movie, before and after the course, being later analyzed the improvements in the aspects of vocal quality and in the vocal resources of expressiveness of the speech. All the requirements of the Brazilian norms for research involving human beings were met. The results point to percentage improvements and statistical significance for all aspects of vocal quality and vocal resources of expressiveness of speech after the course in the evaluation of seven judges. It is concluded that the proposed program, based on studies of TAVa, Applied Linguistics, Phonetics, Phonology and Speech Therapy, is effective in contributing to the construction of a voiceover in audio description that is more adequate to the activity, since improvements are identified in the voiceover of the participants after its application.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Palmeira, Charleston Teixeira. Programa de Aperfeiçoamento da Locução Na Audiodescrição de Filmes: uma contribuição da Fonoaudiologia para a formação de audiodescritores. 2021. 251 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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