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Repositório Institucional - UECE
Título:
As Aventuras de Alice no País da Metalinguística: Análise Estilística Dialógica da Propaganda Social de Enfrentamento à Exploração Sexual Infantojuvenil de uma Campanha do Instituto Liberta

Autor(es):
Freire, Janaina Lisboa Lopes

Palavras Chaves:
Metalinguística; Estilística Dialógica ; Verbivocovisualidade; Exploração Sexual Infantojuvenil; Propaganda Social.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Calcada na Estilística conforme pensada por Bakhtin, Volóchinov e Medviédev, o objetivo geral desta pesquisa é analisar a maneira como, na esfera discursiva da Propaganda Social, o Instituto Liberta manipula a verbivocovisualidade em oito cartazes da campanha “Números e Escolhas” sob o intuito de construir efeitos de sentido sobre a Exploração Sexual Infantojuvenil para-e-com a sociedade brasileira do ano de 2018. Os objetivos específicos são: (I) rastrear o tema Violência Sexual Infantojuvenil para compreender como foi configurada as distinções entre o Abuso Sexual Infantojuvenil e a Exploração Sexual Infantojuvenil no contexto histórico-sociocultural do Brasil de 2018; (II) investigar sobre a Publicidade e a Propaganda para compreender as características que circunscrevem a esfera discursiva Propaganda Social; (III) analisar a enunciação da campanha propagandística social dividida em “Números” e “Escolhas”, do Instituto Liberta. A análise desta campanha consiste em uma investigação sobre as estratégias estilísticas dialógicas utilizadas nos cinco cartazes de “Números” e nos três cartazes de “Escolhas”. Ancorada na perspectiva epistemológica da Metalinguística, a análise feita com base na Estilística Dialógica foi pautada na articulação das seguintes dimensões discursivas: (I) dimensão histórica- sociocultural da Exploração Sexual Infantojuvenil; (II) dimensão da esfera discursiva da Propaganda Social e (III) dimensão verbivocovisual dos oito cartazes. Ainda que os termos Publicidade e Propaganda sejam comumente confundidos, sobre o estilo do Instituto Liberta foi constatado que, desde a sua marca, a organização não-governamental cidadã desconsidera o discurso classista e machista que grande parte da Publicidade promulga ao expor imagens de mulheres e meninas utilizando a tática de evocar a Pulsão Propagativa, e tenta criar efeitos de sentido que procurem aludir a Pulsão Defensiva e a Pulsão Protetiva. Além disso, tanto na primeira parte da campanha, “Números”, cujo cinco cartazes evidenciam dados relativos ao crime da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no país, quanto nos três cartazes de “Escolhas”, que tentam desconstruir as desculpas usadas pelos homens para relacionarem-se sexualmente com crianças e adolescentes, a identidade das personagens é protegida de maneira que tentasse causar uma comoção social não-violenta, a de ligar para o Disque 100 ou acessar o aplicativo Proteja Brasil. Dessa forma, ao produzir uma arquitetônica de Emoção Ética, o Instituto Liberta não só se posiciona contra a Exploração Sexual Infantojuvenil, como traça uma arquitetônica estÉTICA, conforme o ECA, os artigos 24, 25 e 26 do CONAR, e o momento histórico-sociocultural de furor social devido à polarização política e das notícias falsas divulgadas como se fossem verdadeiras.

Abstract:
Based on Stylistics as thought by Bakhtin, Volochinov and Medvedev, the over- all purpose of this research is to analyze the way in which, in the discursive sphere of Social Propaganda, Instituto Liberta manipulates verbivocovisuality in eight posters of the “Numbers and Choices” campaign, in order to build meaning effects on Child Sexual Exploitation for-and-with Brazilian society of the year 2018. The specific goals are: (I) track the topic of Sexual Violence for Children and Youth to understand how the distinctions between Child and Youth Sexual Abuse were configured. Child and Youth Sexual Exploitation in the historical and sociocultural context of Brazil in 2018; (II) investigate about Advertising and Propaganda to understand the characteristics that circumscribe the discursive sphere Social Propaganda; (III) to analyze the enunciation of the social propaganda campaign divided into “Numbers” and “Choices”, by Instituto Liberta. The analysis of this campaign consists of an investigation on the dialogical stylistic strategies used in the five “Numbers” posters and in the three “Choices” posters. Anchored in the epistemological perspective of Metalinguistics, the Dialogical Stylistic analysis was based on the articulation of the following discursive dimensions: (I) historical-sociocultural of Child and Youth Sexual Exploitation dimension; (II) the discursive sphere of Social Propaganda dimension and (III) verbivocovisuality of the eight posters dimension. Although the terms Advertising and Propaganda are commonly mistaken in Brazil, it was found that the style of the Instituto Liberta, since its brand, the citizen non- governmental organization disregards the classist and sexist discourse that a large part of Advertising promulgates when exposing images of women and girls using the tactic of evoking the Propagative Drive, and try to create meaning effects that try to allude to the Defensive Drive and the Protective Drive. In addition, both in the first part of the campaign, "Numbers", whose five posters show data related to the crime of Sexual Exploitation of Children and Adolescents in the country, and in the three "Choices" posters, which try to deconstruct the excuses used by men to having sexual intercourse with children and teenagers, the identity of the characters is protected in such a way as to try to cause a non- violent social upheaval, that of calling Disque 100 or accessing the Proteja Brasil app. Thus, by producing an architectural of Ethical Emotion, the Instituto Liberta 11 not only takes a stand against the Child and Youth Sexual Exploitation, but also outlines an aesthetic architecture, as per the ECA, articles 24, 25 and 26 of CONAR, and the historical-sociocultural moment of social furor due to political polarization and false news spread as if they were factual.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Freire, Janaina Lisboa Lopes. As Aventuras de Alice no País da Metalinguística: Análise Estilística Dialógica da Propaganda Social de Enfrentamento à Exploração Sexual Infantojuvenil de uma Campanha do Instituto Liberta. 2021. 406 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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