Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Concepção sociocognitiva de língua como elemento potencializador do processo de ensino-aprendizagem a partir da epistemologia da complexidade

Autor(es):
Pereira, Hylo Leal

Palavras Chaves:
Sociocognição; Formação de professores; Metatexto didático; Desenvolvimento integral; Autopoiese

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta tese compartilha com a comunidade acadêmica uma experiência de formação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental – anos finais, da Secretaria Municipal de Educação - SME Fortaleza, Ceará, Brasil. Em nossa investigação, desenvolvemos um processo de formação continuada pautado na hipótese sociocognitiva de linguagem (SALOMÃO, 1999) como elemento potencializador de práticas pedagógicas à luz da epistemologia da complexidade (MORIN, 2015). Fundamentamos nossa investigação sobre aprendizagem a partir do arcabouço teórico da biologia do conhecer (MATURANA, VARELA, 1995; MATURANA, 2001, 2014; PELLANDA, 2009; MAGRO, 1999); de estudos da cognição humana voltados à compreensão do ser humano em sua inteireza (MATURANA, 2001, 2014; MATURANA; VARELA, 1995; DAMÁSIO, 2012; PELLANDA, BOETTCHER, 2017; MORIN, 2015) do estatuto do texto enquanto evento comunicativo (BEAUGRANDE, 1997); e do ensino de língua materna sob a perspectiva da sociocognição (COSTA et al, 2009; COSTA; QUEIROZ; ALVES, 2020). Trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLENT, 1985; BARBIER, 2007) de caráter (n)etnográfico (CANÇADO, 1994; KOZINETS, 2014), que, por meio de uma abordagem qualitativa, desenvolve a observação de evidências a partir das pelas lentes do professor-pesquisador (BORTONI-RICARDO, 2008) no exercício da formação de professores. Participam diretamente de nossa pesquisa seis professores e, indiretamente, seus respectivos alunos. Para a geração dos dados, valemo-nos de dispositivos metodológicos diversos: registro dos encontros formativos; produção de autonarrativas pelos professores; observação das aulas/atividades produzidas pelos professores; entrevista semiestruturada com professores e com alunos, bem como questionários com professores e alunos. Os dados estão organizados em panoramas (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008), por meio dos quais examinamos o fluxo dos sistemas adaptativos complexos – SAC Professor e SAC Formação no espaço de fases relativo a cada categoria emergente, e sintetizados em redes (CAPRA, 1996), a partir das quais investigamos as relações entre os múltiplos centros que as constituem. Ao estruturarmos sínteses a partir dos dados observados, percebemos a emergência de confluências em torno das seguintes categorias: I) abordagem sociocognitiva do fazer docente; II) desenvolvimento integral do estudante; e III) desenvolvimento recursivo do ser professor, o que denominamos: o ser professor em devir. À guisa de resultados, na categoria I, apontamos a busca por recursos tecnológicos variados, em função do contexto de Ensino Remoto Emergencial, e a contínua reelaboração e o consequente refinamento dos metatextos didáticos pelos professores; na categoria II, identificamos evoluções em atitudes dos docentes, no sentido de estes se mostrarem mais sensíveis à realização de práticas pedagógicas que considerem em medida forte o contexto de vida dos estudantes, bem como a realidade mais ampla em que estes estão inseridos, sem prescindir do trabalho com a língua/linguagem; na categoria III, destacamos a autorreflexão dos professores sobre seus processos de ensino e de aprendizagem, com ênfase para a percepção sobre como o trato complexo do conhecimento pode potencializar o autoconceito de ser professor. De forma ampla, constatamos, ao final da pesquisa, que o processo formativo tende a potencializar saberes e práticas docentes individuais e coletivas, com destaque para projetos inter/transdisciplinares. Esse processo formativo materializou-se junto aos professores em seis eixos intercomplementares: i) adaptação ao ensino remoto emergencial; ii) capacidade de reflexão; iii) visão complexa da realidade; iv) relação entre ensino de língua e complexidade; v) abordagem docente sociocognitivista; vi) abertura à interação. Todavia, salienta-se que a relação que se estabelece entre esses eixos com cada professor é altamente dinâmica e seguramente irrepetível, tendo em vista a influência de elementos contextuais variados, como questões de saúde, de interesse e abertura aos estudos, de acomodação dos horários de trabalho e estudo, bem como de gestão escolar.

Abstract:
This thesis shares with the academic community an experience of training Portuguese Language teachers working with students the final years of Elementary School at Municipal Secretary of Education, SME Fortaleza, Ceará, Brazil. In our investigation, we developed a process of ongoing training based on the socio-cognitive hypothesis of language (SALOMÃO, 1999) as a potentiating element of pedagogical practices in light of the epistemology of complexity (MORIN, 2015). We base our investigation on the theoretical framework of the biology of knowing (MATURANA, VARELA, 1995; MATURANA, 2001, 2014; PELLANDA, 2009; MAGRO, 1999); studies of human cognition aimed at understanding the human being as a whole (MATURANA, 2001, 2014; MATURANA; VARELA, 1995; DAMÁSIO, 2012; PELLANDA, BOETTCHER, 2017; MORIN, 2015); studies of the status of the text as a communicative event (BEAUGRANDE , 1997); and, studies of native language teaching from the perspective of sociocognition (COSTA et al, 2009; COSTA; QUEIROZ; ALVES, 2020). It is an action research (THIOLENT, 1985; BARBIER, 2007) of (n)ethnographic character (CANÇADO, 1994; KOZINETS, 2014), which, through a qualitative approach, develops the observation of evidence through the lens of the teacher-researcher (BORTONI-RICARDO, 2008) in the exercise of teacher education. Six professors directly participate in our research, as do their respective students (albeit indirectly). To generate the data, we made use of different methodological devices: recording of formative meetings; production of self-narratives by teachers; observation of classes/activities produced by teachers; semi-structured interviews with teachers and students; and, questionnaires with teachers and students. The data are organized in landscapes (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008) through which we examine the flow of adaptative complex systems – SAC Professor and SAC Training in the phase space relative to each emerging category, and synthesized in networks (CAPRA, 1996), from which we investigate the relationships between the multiple centers that constitute them. By structuring syntheses based on the observed data, we noticed the emergence of confluences around the following categories: I) socio-cognitive approach to teaching; II) integral student development; and, III) recursive development of being a teacher, which we call ‘being a teacher in becoming’. By way of results, in category I, we point out the search for varied technological resources, depending on the context of Remote Emergency Teaching, the continuous re-elaboration and the consequent refinement of didactic metatexts by teachers; in category II, we identified changes in the attitudes of teachers, in the sense that they are more sensitive to the performance of pedagogical practices that strongly consider the context of students' lives, as well as the broader reality in which they are inserted, without giving up working with the language; and, in category III, we highlight the teachers' self-reflection about their teaching and learning processes, with an emphasis on the perception of how the complex treatment of knowledge can enhance the self-concept of being a teacher. Broadly, we found, at the end of the research, that the training process tends to enhance individual and collective knowledge and teaching practices, with emphasis on inter/transdisciplinary projects. This training process materialized with the teachers in six intercomplementary axes: i) adaptation to remote emergency teaching; ii) ability to reflect; iii) complex view of reality; iv) relationship between language teaching and complexity; v) socio-cognitivist teaching approach; and, vi) openness to interaction. However, it is noteworthy that the relationship established between these axes with each teacher is highly dynamic and certainly unrepeatable, considering the influence of various contextual elements, such as health issues, interest and openness to studies, accommodation of work and study schedules, and school management.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Pereira, Hylo Leal. Concepção sociocognitiva de língua como elemento potencializador do processo de ensino-aprendizagem a partir da epistemologia da complexidade. 2021. 492 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1