Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Linguagem, complexidade e formação de professores de língua materna: a constituição de comunidades de aprendizagem nas vivências de metatextos situados a partir de metodologias focadas na pesquisa

Autor(es):
Alves, Luiz Eleildo Pereira

Palavras Chaves:
Epistemologia da complexidade; Sociocognição; Metatexto didático; Ensino universitário; Comunidade de aprendizagem

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este trabalho desenha-se a partir de narrativas que se encontram no espaço Universidade e investiga como os processos referenciais evidenciam a construção de comunidades de aprendizagem na vivência de metatextos didáticos no contexto de formação de professores de língua materna em um Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual do Ceará. Ancora-se a discussão teórica nos seguintes eixos: na noção de linguagem sob a perspectiva da sociocognição (MARCUSCHI, 2007), que buscamos alinhar à Epistemologia da complexidade (MATURANA; VARELA, 1995; DEMO, 2002; CAPRA, 1996); na perspectiva de ensino pela pesquisa (DEMO, 2002) e de aprendizagem como cognição situada (COSTA, 2010); e na ideia de comunidade como núcleo afetivo e colaborativo de vivências não-egoístas e transcendentes, princípio da condição de vida integrada e, portanto, ecológica, dos sujeitos que nela vivem, que a transformam e que por ela são transformados (ARNS, 1972; VANIER, 2015; HARARI, 2005). A pesquisa é de caráter qualitativo e parte de materializações e vivências principalmente de 4 participantes, estudantes do Curso de Licenciatura em Letras, acompanhados durante as disciplinas de Linguística textual, Teoria do ensino de Língua Portuguesa e Estágios Supervisionados 1, 2 e 4 ao longo de cinco semestres letivos, de 2017.2 a 2019.2. Tais materializações compreendem principalmente uma entrevista semiestruturada feita com os participantes, registros de diários de bordo, trechos de textualizações escritas de artigos científicos da autoria de alguns alunos, além de interações via WhatsApp. A análise está estruturada em dois momentos: no primeiro analisamos se as expressões referenciais usadas pelos participantes para categorizar as experiências de pesquisa evidenciam evoluções no processo de aprendizagem, e no segundo discutimos a relação entre as metodologias de ensino por meio da pesquisa e a construção da autonomia dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem; e tentamos mostrar como o engajamento desses sujeitos no processo autopoiético proporciona a emergência de redes integrativas de aprendizagem. Os resultados da pesquisa evidenciam por meio das pistas referenciais como os sujeitos constituem autonomia no fazer científico em vivências situadas, engajando-se colaborativamente nos próprios processos e sendo transformados por eles. Também permitem-nos perceber como a rede integrativa de conhecimento tecida dentro da comunidade de aprendizagem se estende para outros contextos de ação desses participantes. Concluímos, a partir dessas evidências, que aprender implica situar-se em um complexo processo de metatextualizações e que cotidianizar a pesquisa na universidade é crucial para uma formação libertadora.

Abstract:
This work is designed from narratives that meet up in the University space and aims to investigate how referential processes evidence learning communities construction in didactic metatext experience in teacher formation of mother tongue in a Languages Graduation Course in State University of Ceará. The theoretical discussion is anchored in the following axes: in the concept of language from the sociocognition perspective (MARCUSCHI, 2007), which we aim to align with the epistemology of Complexity (MATURANA; VARELA, 1995; DEMO, 2002; CAPRA, 1996); from the perspective of teaching through research (DEMO, 2002) and learning as situated cognition (COSTA, 2010); and in the idea of community as an affective and collaborative nucleus of non-selfish and transcendent experiences, principle of an integrated and, therefore, ecological condition of life, of the subjects who live in it, who transform it and who are transformed by it (ARNS, 1972; VANIER, 2015; HARARI, 2005). The research is qualitative in nature and starts from materializations and experiences mainly of 4 participants, students of the Languages Graduation Course, accompanied during the disciplines of Textual Linguistics, Theory of Portuguese Language Teaching and Supervised Internships 1, 2 and 4 throughout five academic semesters, from 2017.2 to 2019.2. Such materializations mainly comprise a semi-structured interview carried out with the participants, logbook records, excerpts from written textualizations of scientific articles written by some students, in addition to interactions via WhatsApp. The analysis is structured in two stages: first, we analyze whether the referential expressions used by the participants to categorize the research experiences show evolutions in the learning process; second, we discuss the relation between teaching methodologies through research and the construction of autonomy of the subjects involved in the learning process; and we try to show how the engagement of these subjects in the autopoietic process provides the emergence of integrative learning networks. The research results show through the referential clues how the subjects constitute autonomy in the scientific practice in situated experiences, collaboratively engaging in their own processes and being transformed by them. They also allow us to see how the integrative knowledge network woven within the learning community extends to other contexts of action of these participants. We conclude, based on this evidence, that learning involves placing oneself in a complex process of metatextualizations and that everyday research at the university is crucial for a liberating education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Alves, Luiz Eleildo Pereira. Linguagem, complexidade e formação de professores de língua materna: a constituição de comunidades de aprendizagem nas vivências de metatextos situados a partir de metodologias focadas na pesquisa. 2021. 297 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1