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Repositório Institucional - UECE
Título:
Tratamento didático do texto literário no ensino de espanhol do centro cearense de idiomas

Autor(es):
Oliveira, Ana Maria Azevedo De

Palavras Chaves:
Texto literário. Tratamento didático. Ensino de Espanhol. Centro Cearense de Idiomas.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O presente estudo tem por objetivo geral investigar o lugar que o texto literário ocupa no ensino de língua espanhola no Centro Cearense de Idiomas. Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) verificar nos documentos oficiais do CCI a existência de diretrizes e/ou prescrições que orientem o tratamento didático do texto literário nas aulas de E/LE do CCI; (ii) analisar as atividades didáticas com TLs no ensino de E/LE presentes no livro didático adotado no CCI; (iii) averiguar o trabalho do professor(a) do CCI quanto ao tratamento didático do TL no ensino de E/LE. Nossa pesquisa foi realizada no âmbito do Centro Cearense de Idiomas e as categorias analisadas foram os documentos norteadores do CCI, o LD adotado e a prática dos professores de E/LE e, como corpus, os textos dos documentos oficiais do CCI, dois livros da coleção Pasaporte ELE (Nível 1 A1 e Nível 2 A2) e as anotações feitas no diário de bordo durante a observação não participante e participante, ocorrida entre os meses de outubro, novembro e dezembro. Em vista disso, classificamos nossa pesquisa como: de natureza aplicada; de gênero empírico; com fonte de informações primária; de abordagem qualitativa; de acordo com o objetivo, é explicativa; quanto aos métodos, é estudo de caso e pesquisa-ação, cujos instrumentos de coleta de dados foram: questionário, entrevista e diário de bordo sobre a observação não participante e participante. Posto isso, fundamentamo-nos teoricamente em: Soares (2007); Bakhtin (1993, 2000, 2006); Jauss (1994); Cosson (2018, 2020); Mendoza (2001, 2002, 2004, 2007); Aragão (2000, 2006, 2018); Albaladejo (2007); Acquaroni (2007); Martín Peris (2000), entre outros. Desse modo, os resultados das análises permitem-nos afirmar que: nada sobre o tratamento didático do TL foi encontrado na Proposta Pedagógica, nem no Regimento institucional, já nas ementas dos módulos ofertados, encontramos, apenas no Módulo V, exposto com clareza “gêneros literários e tipos de texto”. Os currículos seguem a mesma organização, com TLs somente no Módulo V, dessa vez, restritos à Unidade IV; o LD adotado não apresentou TLs em sua composição. Contudo, seis textos literários estão presentes em uma seção no final do livro, acompanhados de atividades sem conexão com os capítulos e as unidades; quanto à prática docente, durante o período observado (25h/a), não identificamos nenhum trabalho com os TLs, porém, por se tratar de um recorte do semestre, não podemos afirmar que os TLs não têm espaço nas aulas de E/LE do CCI. Contudo, durante a aula ministrada, nas mesmas turmas observadas, com ênfase nos TLs, percebemos uma boa recepção desses textos, o que pode ser entendido como uma abertura para o desenvolvimento de práticas que os contemplem. Palavras-chaves: Texto literário. Tratamento didático. Ensino de Espanhol. Centro Cearense de Idiomas.

Abstract:
El presente estudio tiene como objetivo general investigar el lugar que ocupa el texto literario en la enseñanza de la lengua española en el Centro Cearense de Idiomas. Para eso, nuestros objetivos específicos son: (i) verificar en los documentos oficiales del CCI la existencia de pautas y / o prescripciones que orienten el tratamiento didáctico del texto literario en las clases de E / LE del CCI; (ii) analizar las actividades didácticas con TL en la enseñanza de E / LE presentes en el libro didáctico adoptado en el CCI; (iii) investigar el trabajo del profesor del CCI sobre el tratamiento didáctico del TL en la enseñanza de E / LE. Nuestra investigación se llevó a cabo en el ámbito del Centro Cearense de Idiomas y las categorías analizadas fueron, los documentos oficiales del CCI, el LD adoptado y la práctica de los docentes de E / LE y como corpus, los textos de los documentos oficiales del CCI, dos libros de la colección Pasaporte ELE (Nivel 1 A1 y Nivel 2 A2) y las anotaciones realizadas en el cuaderno de bitácora durante la observación no participante y participante, ocurrida entre los meses de octubre, noviembre y diciembre de 2020. En vista de esto, clasificamos nuestra investigación en: de carácter aplicado; género empírico; con fuente de información primaria; enfoque cualitativo; según objetivo, es explicativa; en cuanto a los métodos, se trata de un estudio de caso e investigación-acción, cuyos instrumentos de coleta de datos fueron, cuestionario, entrevista, observación no participante y participante, cuaderno de bitácora. Dicho esto, teóricamente nos basamos en: Soares (2007); Bakhtin (1993, 2000, 2006); Jauss (1994); Cosson (2018, 2020); Mendoza (2001, 2002, 2004, 2007); Aragão (2000, 2006, 2018); Albaladejo (2007); Acquaroni (2007); Martín Peris (2000), entre otros. De esta forma, los resultados de los análisis permiten afirmar que: no se encontró nada sobre el tratamiento didáctico del TL en la Propuesta Pedagógica, ni en el Regimiento institucional, ya en los módulos ofertados, encontramos, solo en el Módulo V, “géneros literarios y otros tipos de texto” claramente expuestos. Los planes de estudio siguen la misma organización, con TL sólo en el Módulo V, esta vez restringido a la Unidad IV; el LD adoptado no presentaba TL en su composición. Sin embargo, 06 textos literarios están presentes en un apartado al final del libro, acompañados de actividades sin conexión con los capítulos y las unidades; en cuanto a la práctica docente, durante el período observado (25h /a) no vimos ningún trabajo con los TLs pero, por ser un recorte del semestre, no podemos decir que los TLs no tengan espacio en las clases de LE del CCI. Sin embargo, durante la clase impartida, en las mismas clases observadas, con énfasis en los TL, notamos una buena recepción de estos textos, lo que puede entenderse como una apertura para el desarrollo de prácticas que los contemplen. Palabras-llaves: Texto literario. Tratamiento didáctico. Enseñanza de Español. Centro Cearense de Idiomas.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Ana Maria Azevedo De. Tratamento didático do texto literário no ensino de espanhol do centro cearense de idiomas. 2021. 196 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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