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Repositório Institucional - UECE
Título:
Performances de Reexistência em Aprendizagem Cooperativa: as narrativas autobiográficas dos(as) participantes do Cursinho Popular Viva a Palavra.

Autor(es):
Ripardo, Naara Lima

Palavras Chaves:
Cursinho popular; Aprendizagem cooperativa; Narrativas autobiográficas.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi cartografar as vivências em Aprendizagem Cooperativa dos(as) participantes do Cursinho Popular Viva a Palavra, a partir de suas narrativas autobiográficas. O Cursinho Popular Viva a Palavra, como um projeto integrante do Programa de Extensão “Viva a Palavra: circuitos de linguagem, paz e resistência da juventude da periferia de Fortaleza”, funciona gratuitamente na Associação de Moradores do Bairro Serrinha (AMORBASE), com o intuito de possibilitar às juventudes pobres das comunidades periféricas, que cercam os campi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o acesso ao ensino superior. Sob a perspectiva da Educação Popular, o projeto, que tem a gestão coletiva do Viva a Palavra, vinculado à UECE, dos movimentos sociais e da AMORBASE, adota a Aprendizagem Cooperativa como metodologia de ensino-aprendizagem (BERNAL, 1990; JOHNSON, JOHNSON; SMITH, 2000; COCHITO, 2004). Após conhecermos os territórios da pesquisa, por meio da cartografia, baseamo-nos na abordagem teórico-metodológica das narrativas autobiográficas (ABRAHÃO, 2003; SOUZA, 2004; JOSSO, 2007; PASSEGGI, 2011; 2016; SANTOS E GARMS, 2014), compreendendo que a pesquisa narrativa nos possibilita entender as experiências formativas dos sujeitos, seja pessoal ou profissionalmente. Como resultado, as narrativas apontaram a emergência de unidades temáticas quanto à Aprendizagem Cooperativa, quais sejam cooperação, solidariedade, dignidade e criticidade, sendo possível correlacioná-las aos princípios fundamentais desse método de ensino, nos fazendo compreender que os pressupostos da Aprendizagem Cooperativa foram vivenciados pelos sujeitos. Os(as) participantes ressignificaram suas (re)existências, por meio de atos de fala de militância, ressaltando o comprometimento com as causas sociais e interventivas do Bairro Serrinha. Por fim, percebemos que, na memória educativa dos(as) participantes, a experiência da Aprendizagem Cooperativa é marcada por performances de cooperação e solidariedade, ressignificando o Cursinho Popular Viva a Palavra como uma prática de reexistência realizada na comunidade da Serrinha, em Fortaleza-CE Palavras-chave: Cursinho popular; Aprendizagem cooperativa; Narrativas autobiográficas

Abstract:
The Cursinho Popular Viva a Palavra is a reexistence practice carried out in the community of Serrinha, in Fortaleza-CE, and is hosted by the Associação de Moradores do Bairro da Serrinha - AMORBASE. This project is derived from the Extension Program Viva a Palavra (Alive the Word), which aims at strengthening critical literacy and re-existence practices in the communities surrounding the two campuses of the State University of Ceará (UECE): Itaperi campus and Fátima campus. The project has Cooperative Learning as its teachinglearning methodology. It seeks to instill in the students the practice of cooperation, through fundamental elements, such as positive interdependence (BERNAL, 1990; JOHNSON, JOHNSON; SMITH, 2000; COCHITO, 2004). It is within this cooperative context of the Cursinho Popular Viva a Palavra that we aimed to map the experiences of Cooperative Learning from the autobiographical narratives of the participants of the Cursinho Popular Viva a Palavra. For this, after getting to know the research territories, through cartography, we based ourselves on the theoretical-methodological approach of autobiographical narratives (ABRAHÃO, 2003; SOUZA, 2004; JOSSO, 2007; PASSEGGI, 2011; 2016; SANTOS E GARMS, 2014), understanding that they allow us to understand the formative experiences of the subjects, either personally or professionally. As a result, the narratives pointed to the emergence of thematic units regarding Cooperative Learning. In this case, cooperation, solidarity, dignity and criticality, being possible to correlate them to the fundamental principles of this teaching method, making us understand that the assumptions of Cooperative Learning were absorbed by the subjects. In relation to reexistence, the participants re-signified it, through perlocutionary and commissive speech acts, as militancy, emphasizing their commitment to the social and intervening causes of Serrinha. Finally, in the educational memory of these volunteers, a rich teaching experience was left through Cooperative Learning, marking the cooperation and solidarity differential of the Cursinho Popular viva a Palavra. Keywords: Popular preparatory school; Cooperative learning; Autobiographical Narratives

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ripardo, Naara Lima. Performances de Reexistência em Aprendizagem Cooperativa: as narrativas autobiográficas dos(as) participantes do Cursinho Popular Viva a Palavra.. 2021. 198 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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