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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Constituição da identidade profissional de professores de Matemática sob a ótica dos formadores

Autor(es):
Melo, Carlos Ian Bezerra De

Palavras Chaves:
Identidade profissional docente; Formação inicial; Professor formador; Professor de Matemática; Análise Textual Discursiva;

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
As discussões no campo da Educação nos últimos anos foram marcadas pela ampliação do conceito de formação de professores. Se antes considerava-se suficiente possuir certo conhecimento para ensiná-lo, hoje discute-se, para além do trabalho em torno dos saberes relativos à docência, a formação subjetiva do professor, isto é, a mobilização de aspectos pessoais nos processos formativos, ou, em síntese, a mobilização de sua identidade profissional docente (IPD). O conceito de IPD tem ganhado destaque no âmbito da formação, pois representa a imersão do sujeito e de sua identidade nos processos de aprendizagem e vivência da docência (o ser/estar na profissão), reunindo elementos internos e externos, pessoais e coletivos, objetivos e subjetivos. Entende-se, assim, que a formação inicial do professor cumpre papel essencial na (re)constituição identitária, através de seus contextos formativos e, especialmente, de seus sujeitos, dentre os quais destaca-se, para efeito desta análise, o formador. Por ser agente na formação de novos docentes, o professor formador assume função importante nos processos de elaboração e mobilização das IPD dos licenciandos, através de manifestações da própria identidade nas ações formativas. Tais debates, todavia, encontram resistência em alguns cursos de licenciatura que ainda carregam traços da tradição bacharelesca, como é o caso, por exemplo, da licenciatura em Matemática. Nesse sentido, visando adentrar nas discussões sobre IPD na formação do professor dessa área do conhecimento e ampliá-las, esta pesquisa teve por objetivo compreender como os formadores do curso de licenciatura em Matemática percebem os processos identitários do professor. Na esteira desse propósito, objetivou-se, ainda, identificar como os formadores percebem a própria constituição identitária e como essas percepções são, sob suas óticas, expressas e mobilizadas nas práticas formativas. Adotou como categorias centrais de discussão identidade e formação, e, assumindo como fundamentação metodológica o paradigma do materialismo histórico-dialético e a abordagem qualitativa, realizou entrevistas com professores formadores do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual do Ceará (CCT/UECE) sobre suas histórias de vidas, constituições profissionais e práticas docentes. Valendo-se das técnicas da Análise Textual Discursiva (ATD), observou-se que, segundo as percepções dos participantes: (i) a IPD dos formadores foi influenciada por aspectos pessoais e familiares, pelos ex-professores e pela relação estabelecida com a Matemática e a Educação Matemática; (ii) a formação do professor de Matemática deve ser ampla, mas é limitada por tendências bacharelescas, que a direcionam conforme a formação/postura adotada pelo formador; (iii) a IPD em Matemática é marcada pelas experiências pessoais, formativas e pela relação com os saberes. Como resultado da investigação depreendeu-se que os formadores, de modo geral, reconhecem os aspectos dinâmicos e contextuais da IPD, identificando elementos que dela fazem parte, como questões pessoais e familiares, a trajetória de vida e formação, e, ainda, sua própria influência enquanto docentes sobre a identidade dos licenciandos; todavia, o encaminhamento dado à formação do professor de Matemática no tocante à mobilização de sua IPD é limitado pelas experiências e formações que possuem os formadores e pela postura adotada ante ao objetivo da licenciatura e às suas concepções de professor de Matemática.

Abstract:
Discussions in the field of Education in recent years have been marked by the expansion of the concept of teacher training. If before it was considered sufficient to have a certain knowledge to teach it, today it is discussed, in addition to working around the knowledge related to teaching, the subjective formation of the teacher, that is, the mobilization of personal aspects in the formative processes, or, in summary, the mobilization of their teacher’s professional identity (TPI). The concept of TPI has gained prominence in the scope of training, as it represents the immersion of the subject and his identity in the learning and experience processes of teaching (being in the profession), bringing together internal and external, personal and collective, objectives and subjective elements. It is understood, therefore, that the initial teacher training plays an essential role in the (re)constitution of identity, through its formative contexts and, especially, its subjects, among which, for the purposes of this analysis, the trainer stands out. For being an agent in the training of new teachers, the teacher trainer plays an important role in the processes of preparing and mobilizing the TPI of undergraduate students, through manifestations of their own identity in training actions. Such debates, however, find resistance in some degree courses that still bear traces of the baccalaureate tradition, as is the case, for example, of the degree in Mathematics. In this sense, aiming to enter into the discussions about TPI in the teachers training in this area of knowledge and to expand them, this research aimed to understand how the trainers of the Mathematics degree course perceive the teacher’s identity processes. In the wake of this purpose, the objective was also to identify how trainers perceive their own identity constitution and how these perceptions are, from their perspective, expressed and mobilized in training practices. Adopted as central categories of discussion identity and training, and assuming as methodological basis the paradigm of historical and dialectical materialism and qualitative approach, conducted interviews with degree course trainers in Mathematics at the Center for Science and Technology of the State University of Ceará (CCT/UECE) about their life stories, professional constitutions and teaching practices. Using the techniques of Discursive Textual Analysis (DTA), it was observed that, according to the participants’ perceptions: (i) the trainers’ TPI was influenced by personal and family aspects, by former teachers and by the relationship established with Mathematics and Mathematics Education; (ii) the training of the mathematics teacher must be broad, but it is limited by baccalaureate trends, which direct it according to the training/posture adopted by the trainer; (iii) IPD in Mathematics is marked by personal, formative experiences and the relationship with knowledge. As result of the investigation, it was found that the trainers, in general, recognize the dynamic and contextual aspects of TPI, identifying elements that are part of it, such as personal and family issues, the life and training trajectory, and even their own influence as teachers on the identity of graduates; however, the direction given to the teachers training in mathematics concerning the mobilization of their TPI is limited by the experience and training that have the trainers and the posture adopted at the goal of the degree and their mathematics teacher conceptions.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Melo, Carlos Ian Bezerra De. Constituição da identidade profissional de professores de Matemática sob a ótica dos formadores. 2021. 249 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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