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Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação continuada em educação infantil: percepções docentes sobre um curso de especialização

Autor(es):
Machado, Marta Suiane Barbosa

Palavras Chaves:
Formação continuada. Desenvolvimento docente. Educação Infantil. Curso de Especialização.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A pesquisa intitulada - Formação continuada em Educação Infantil: percepções docentes sobre um Curso de Especialização - originou-se da prática profissional que se exercitou como professora de Educação Infantil, o que conferiu a possibilidade de tornar-se aluna da formação que se propôs investigar. Tem como objetivo analisar as percepções dos professores que cursaram Especialização em Docência na Educação Infantil, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, dos anos de 2013 a 2015, sobre a experiência de formação vivenciada e suas implicações para o seu desenvolvimento profissional. O referencial teórico adotado no estudo apoia-se nas contribuições de Nóvoa (1992), Imbernón (2010), Garcia (1999), Lima (2001) e Tardif (2014), que amparam a análise acerca da formação continuada, situada no âmbito dos estudos sobre desenvolvimento profissional docente. Para discutir a categoria Educação Infantil, as formulações de Barreto (1994), Kramer (1994), Oliveira (1994) e Formosinho e Kishimoto (2002) se sobressaem como principais referências. Sob os aspectos metodológicos, a pesquisa possui natureza qualitativa, tendo-se adotado estudo de caso, com a coleta de dados realizada por meio da análise dos documentos que nortearam a proposta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil da UFC, questionário com 48 professoras egressas e entrevista com dez docentes, selecionadas pela função que exerciam durante e após a realização da formação. Os resultados evidenciam que essa iniciativa de formação continuada contribuiu para aperfeiçoar a prática profissional destas professoras, fortalecendo a constituição de uma identidade profissional mais robusta e ligada a sua atuação como profissional docente na Educação Infantil. O Curso, oferecido como parte da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, aponta para a relevância desta proposta em âmbito nacional. A investigação revela a importância da oferta de propostas de formação para os professores da Educação Infantil, pelas especificidades desta etapa e em decorrência de sua importância para o desenvolvimento integral da pessoa. Palavras-chave: Formação continuada. Desenvolvimento docente. Educação Infantil. Curso de Especialização.

Abstract:
The research entitled " Continuing Education in Early Childhood Education: Teachers Perceptions about Specialization Course, was originated from the researcher's professional practice as an Early Childhood Education teacher, which provided her the possibility of becoming a student of the training that she was proposed to investigate. It aims to analyze the perceptions of teachers who studied the Specialization in Early Childhood Education, at the Faculty of Education of the Federal University of Ceará, between the years of 2013-2015, about the training experience and its implications for their professional development. The theoretical framework adopted in the study is supported by the contributions of Nóvoa (1992), Imbernón (2010), Garcia (1999), Lima (2001) and Tardif (2014) that support the analysis of continuing education, located within the scope of the studies on teacher professional development. To discuss the category of Early Childhood Education, the formulations of Barreto (1994), Kramer (1994), Oliveira (1994) and Formosinho and Kishimoto (2002) stand out as the main references. Regarding the methodological aspects, the research has a qualitative nature, with the adoption of the case study, with the data collection carried out through the analysis of the documents that guided the proposal of the Specialization Course in Teaching in Childhood Education at UFC, a questionnaire with 48 teachers who graduated from this training, and a interview with ten teachers, selected by the function they performed during and after training. The results show that this initiative of continuing education contributed to improve the professional practice of these teachers, strengthening the development of a more robust professional identity and linked to their performance as a teaching professional in Early Childhood Education. The research reveals the importance of offering training proposals for Early Childhood Education teachers, due to the specificities of this stage and its importance for the integral development of the person. Keywords: Continuing education. Teacher development. Early childhood education. Specialization course.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Machado, Marta Suiane Barbosa. Formação continuada em educação infantil: percepções docentes sobre um curso de especialização. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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