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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e validação de cartilha educativa para o manejo e condução de crianças com sequelas neurológicas causadas pelo câncer

Autor(es):
Sousa, Samira De Morais

Palavras Chaves:
Tecnologias; Crianças com Incapacidades; Cuidadores; Neoplasia

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O câncer infantil, diante de sua magnitude epidemiológica, social e econômica, é considerado um dos problemas de saúde pública mais complexos a serem enfrentados. Com o advento da evolução da medicina, nos últimos anos o prognóstico de inúmeras doenças foi melhorado, permitindo a sobrevivência de crianças que até pouco tempo era considerada inviável. Desta forma, o atendimento integrado de pacientes com sequelas neurológicas causadas pelo câncer implica na necessidade da abordagem multidisciplinar, permitindo a sinergia de habilidades para promover uma assistência holística e humanizada entre a equipe de saúde e o cuidador. No entanto, observa-se que os cuidadores apresentam dificuldades para cuidar dessas crianças. Acredita-se que a construção de um material educativo vai auxiliar na orientação para a promoção do cuidado, consequentemente influenciando na melhoria da qualidade de vida dessas crianças. O objetivo deste estudo foi construir e validar uma cartilha educativa para cuidadores de crianças com sequelas neurológicas causadas pelo câncer. Trata-se de um estudo metodológico realizado de janeiro de 2018 a dezembro de 2020, em um Hospital terciário do município de Fortaleza–CE e foi submetido ao comitê de ética. O estudo é composto por revisão integrativa dos materiais existentes para o manejo e condução de crianças com patologias crônicas; entrevista com cuidadores/mães de crianças com sequelas neurológicas causadas pelo câncer; e validação da cartilha com juízes especialistas utilizando o Índice de Validação de Conteúdo (IVC), para avaliar a confiabilidade dos itens propostos, onde foi considerado um IVC maior ou igual a 0,75. Na realização da entrevista semiestruturada com as mães/cuidadores foi possível detectar os principais pontos pertinentes para a vivência prática do público alvo. As entrevistas foram transcritas e as dúvidas mais frequentes resultaram na classificação de três categorias. A cartilha foi validada por 6 juízes quanto ao conteúdo e aparência. Todos os itens foram avaliados e obtiveram um IVC 1, o que comprova um grau de excelência aceitável. Conclui-se que a cartilha é um material educativo válido, prático, e de fácil entendimento para os cuidadores e profissionais de saúde.

Abstract:
Childhood cancer, given its epidemiological, social and economic magnitude, is considered one of the most complex public health problems to be faced. With the advent of the evolution of medicine in recent years, the prognosis of numerous diseases has been improved and allowing the survival of children who until recently were considered unfeasible. Thus, the integrated care of patients with neurological sequelae caused by cancer, implies the need for a multidisciplinary approach, allowing the synergy of skills to promote holistic and humanized care between the health team and the caregiver. However, we observed that caregivers have difficulties in caring for these children. It is believed that the construction of an educational material will help guide the promotion of care and consequently influence the improvement in the quality of life of these children. The aim of this study was to build and validate an educational booklet for caregivers of children with neurological sequelae caused by cancer. This is a methodological study carried out in January 2018 to December 2020, in a tertiary hospital in the city of Fortaleza-ce. The same was submitted to the ethics committee; Integrative review of existing materials for the management and management of children with chronic pathologies; interview with caregivers / mothers of children with neurological sequelae caused by cancer; validation of the booklet with expert judges using the Content Validation Index (CVI) to assess the reliability of the proposed items, where an CVI greater than or equal to 0.75 was considered. When conducting the semi-structured interview with the mothers / caregivers, it was possible to detect the main points relevant to the practical experience of the target audience, the interviews were transcribed and the most frequent doubts resulted in the classification of three categories. The booklet was validated by 6 judges in terms of content and appearance. All items were evaluated and obtained an IVC 1, which proves an acceptable degree of excellence. It is concluded that the booklet is a valid and practical educational material, easy to understand for caregivers and health professionals.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sousa, Samira De Morais. Construção e validação de cartilha educativa para o manejo e condução de crianças com sequelas neurológicas causadas pelo câncer. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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