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Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliação do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede Sesa (PROENSINO): Contribuições na Formação dos Profissionais da saúde

Autor(es):
Ferreira, Jose Luis Paiva De Mendonca

Palavras Chaves:
Sistema Único de Saúde; Formação; Educação

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A formação dos profissionais que atuarão no Sistema Único de Saúde (SUS) é um componente decisivo para a efetivação das políticas de saúde, capaz de fortalecer e aumentar a qualidade da reposta do serviço às demandas da população. Baseado neste contexto, o presente estudo tem como objeto o Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede SESA (PROENSINO SESA), programa de estágio não -obrigatório criado e desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA) e Escola de Saúde Pública (ESP/CE), essa iniciativa representa um marco na construção e troca de saberes sistematizados entre o ensino e o serviço, oportunizando aos estudantes vivenciarem a complexidade da Rede de Atenção à Saúde (RAS), seus princípios e suas diretrizes no processo de organização dos diversos serviços de saúde no Ceará. Objetivou-se avaliar o programa e seus desdobramentos. Para este estudo utilizou-se abordagem qualitativa a partir da realização da entrevista semiestruturada com egressos do programa, profissionais de saúde em atuação no SUS no município de Fortaleza – Ceará, atendendo à Resolução n° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados foram analisados, discutidos e interpretados. Da análise do conteúdo emergiram quatro categorias: Caracterização dos participantes; contribuições do PROENSINO na formação dos profissionais de saúde; formação interprofissional em saúde e potencialidades e demandas para implementação do programa. Os resultados evidenciaram diversas contribuições do programa na formação dos profissionais da saúde, apontando a necessidade de repensar a formação em saúde e a reforma curricular dos cursos de graduação, como um caminho para efetivar a formação com ênfase no SUS. A vivência no PROENSINO possibilitou aos egressos compreender sobre a gestão e execução de políticas de saúde, a importância da atuação interprofissional e influenciou positivamente na atuação profissional, formando, assim, trabalhadores capacitados para atuar no SUS.

Abstract:
The training of professionals who will work in the Unified Health System (SUS) is a decisive component for the effectiveness of health policies, capable of strengthening and increasing the quality of the service's response to the demands of the population. Based on this context, the present study has as its object the Scholarship Incentive Program for Education in the SESA Network (PROENSINO SESA), a non-mandatory internship program created and developed by the Ceará State Department of Health (SESA) and Escola de Saúde Pública (ESP / CE), this initiative represents a milestone in the construction and exchange of systematized knowledge between teaching and service, enabling students to experience the complexity of the Health Care Network (RAS), its principles and guidelines in the organization process health services in Ceará. The objective was to evaluate the program and its consequences. For this study, a qualitative approach was used from the semi-structured interview with graduates of the program, health professionals working in SUS in the city of Fortaleza - Ceará, in compliance with Resolution No. 466/2012 of the National Health Council. were analyzed, discussed and interpreted. From the content analysis, four categories emerged: Characterization of the participants; PROENSINO's contributions to the training of health professionals; interprofessional training in health and potential and demands for the implementation of the program. The results showed several contributions of the program in the training of health professionals, pointing out the need to rethink health training and the curricular reform of undergraduate courses, as a way to carry out training with an emphasis on SUS. The experience at PROENSINO made it possible for graduates to understand about the management and execution of health policies, the importance of interprofessional work and positively influenced their professional work, thus training qualified workers to work at SUS.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ferreira, Jose Luis Paiva De Mendonca. Avaliação do Programa Bolsa de Incentivo à Educação na Rede Sesa (PROENSINO): Contribuições na Formação dos Profissionais da saúde. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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