Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Conteúdo para jogo quiz digital sobre Redução Danos para profissionais de Centro de Atenção Psicossocial e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social

Autor(es):
Martins, Maria Caruline Furtado De Melo

Palavras Chaves:
Jogo Quiz. Redução de Danos. Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Centro Especializado da Assistência Social (CREAS).

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Esta dissertação partiu de uma problemática observada pela autora, relacionada aos cuidados que são ofertados nos serviços públicos às pessoas que usam drogas. Foi percebido que as políticas de assistência social e de saúde não conseguem estabelecer um diálogo acerca dos cuidados a pessoas que usam drogas, e foi observada também a ausência de implicação sobre o cuidado a essas pessoas usam drogas. O objetivo foi construir o conteúdo de um jogo quiz para provocar uma reflexão crítica sobre os cuidados às pessoas que usam drogas nos profissionais que atuam no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Teve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Ceará, com registro n.º 4.010.408. Estudo misto, foi desenvolvido em quatro fases sequenciais: 1) Exploração e diagnóstico situacional; 2) Revisão integrativa nas bases de dados: Medical Literature and Retrieval System onLine (MEDLINE/PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com a estratégia de busca “uso de drogas” e “redução de danos”, 3) Benchmarking, com pesquisa nas bases de dados e em lojas virtuais de aplicativos (APP); 4) Construção e validação de conteúdo para o jogo quiz. Foi desenvolvido o conteúdo para o jogo quiz, que foi enviado a juízes especialistas para validação de aparência e conteúdo, junto com o questionário IVCES (Índice de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde) e o SAM (Suitability Assessment of Materials); O conteúdo do jogo teve, segundo os juízes, Índice de Validação de Conteúdo (IVC) de 98% do nível de concordância e 98% na Validação de Aparência. Conclui-se que o conteúdo do jogo está pronto para o desenvolvimento do protótipo do jogo, e assim há a possibilidade de potencializar os cuidados às pessoas que fazem uso problemático de drogas.

Abstract:
This dissertation started from a problem observed by the author, related to the care that is offered to people who use drugs in public services. It was noticed that social assistance and health policies are unable to establish a dialogue about care for people who use drugs, there was also a lack of implication about the care for these people who use drugs. An attempt was made to build the content of a quiz game to provoke a critical reflection on the care of people who use drugs in professionals working in the Social Assistance Specialized Reference Center (CREAS) and the Psychosocial Care Center (CAPS). It was approved by the Ethics and Research Committee of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE), Ceará, with registration No. 4,010,408. Mixed study, developed in four sequential phases: 1) Exploration and situational diagnosis of the performed; 2) Integrative review of databases: Medical Literature and Retrieval System onLine (MEDLINE / PubMed) and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), with the search strategy “drug use” and “Harm reduction”, 3) Benchmarketing, with research in databases and in virtual app stores (APP); 4) Construction and content validation for the quiz game. The content for the quiz game was developed, which was sent for appearance and content validation to expert judges, along with the IVCES questionnaire (Health Educational Content Validation Index) and the SAM (Suitability Assessment of Materials); According to the judges, the content of the game had a Content Validation Index (CVI) of 98% of the level of agreement and 98% and of the Validation of Appearance. It is concluded that the game content, ready for the development of the game prototype, and thus enhance the care of people who use drug problems.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Martins, Maria Caruline Furtado De Melo. Conteúdo para jogo quiz digital sobre Redução Danos para profissionais de Centro de Atenção Psicossocial e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1