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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Intervenções em promoção da atividade física e do letramento corporal em escolares brasileiros: síntese de evidências para decisões em saúde pública

Autor(es):
Pereira, Wallingson Michael Goncalves

Palavras Chaves:
Letramento corporal; Atividade física; Saúde; Intervenção.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou, em 2018, um plano global de iniciativas que visam aumentar a atividade física (AF) até 2030. Este foi o primeiro documento da OMS a enfatizar que as ações no ambiente escolar que visam promover AF devem almejar mudanças no letramento corporal (LC), um elemento fundamental para uma vida ativa e saudável. Contudo, ainda não é claro quais intervenções podem promover um ou mais componentes do LC em crianças e adolescentes brasileiros. Essa dissertação teve como objetivo sumarizar as evidências sobre as intervenções de base escolar voltadas para a promoção da AF e/ou componentes do LC em crianças e adolescentes brasileiros. A dissertação está estruturada em dois artigos: 1) um protocolo de revisão sistemática, que objetivará sumarizar as evidências sobre a efetividade das intervenções de base escolar voltadas para a promoção dos componentes do LC em crianças e adolescentes brasileiros; 2) uma revisão de escopo, que mapeou os estudos existentes sobre intervenções para promoção dos componentes do LC nesta população. No método do primeiro artigo, o protocolo foi estruturado conforme as diretrizes do PRISMA, e registrado na Prospero (CRD42020171748). Serão consultadas nove bases de dados eletrônicas, literatura cinzenta e listas de referência dos estudos recuperados, sem limites de ano ou idioma de publicação. O processo de seleção e extração de dados dos estudos será realizado por pesquisadores independentes. A extração e síntese dos dados serão realizadas de acordo com a estratégia PICOS, considerando recursos de metanálise e estimativa de nível de evidência. Para a revisão de escopo (capítulo 2), busca foi realizada em maio de 2020 em nove bases de dados eletrônicas, sites especializados, com leitura de referências de documentos recuperados. Foram elegíveis os estudos de intervenção de base escolar realizados no Brasil e que avaliaram, pelo menos, um indicador do LC (conforme Cairney e colaboradores, organizados em fatores associados, comportamento e atributos da AF). O processo de seleção e extração de dados dos estudos foram realizados por pesquisadores independentes. A síntese dos estudos foi estratificada por crianças (<12 anos de idade) e adolescentes (≥12 anos de idade) foi realizada separadamente. Foram incluídos 59 documentos, referindo-se a 40 diferentes estudos de intervenção realizados em todas as regiões do Brasil (25 focados em adolescentes e 15 em crianças). As estratégias mais utilizadas nas intervenções foram mudanças nas aulas de educação física (4) e ambientais (5), sessões extracurriculares de AF (4) e educação em saúde (5). Nenhum estudo analisou todas as dimensões do LC ou avaliou o LC por meio de protocolos ou instrumentos específicos. A quantidade de estudos que avaliaram os fatores associados, o comportamento e os atributos da AF foram 4, 19 e 29, respectivamente. Ainda há muito o que avançar na investigação dos componentes do LC em sua plenitude, e esta dissertação identificou a necessidade de condução de intervenções com estratégias que almejem todos os componentes do LC, representando elementos importantes para uma agenda de pesquisa que fundamente intervenções na escola que contribuam para um estilo de vida ativo. Espera-se que os resultados desta revisão forneçam evidências que possam auxiliar no direcionamento de intervenções educacionais práticas tão bem como políticas públicas de promoção de AF na população aqui estudada.

Abstract:
In 2018, the World Health Organization (WHO) launched a global plan of initiatives aimed at increasing physical activity (PA) by 2030. This was the first WHO document to emphasize that actions in the school environment that aim to promote PA should aim at changes in physical literacy (PL), a fundamental element for an active and healthy life. However, it is not yet clear which interventions can promote one or more components of PL in Brazilian children and adolescents. This study aimed to summarize the evidence on school-based interventions aimed at promoting PA and/or components of PL in Brazilian children and adolescents. This dissertation is structured in two articles: First, a systematic review protocol, which will answer what is the existing evidence on the effectiveness of school-based interventions aimed at promoting the components of PL in children and adolescent Brazilian students. Then, a scoping review mapped the existing evidence on interventions aiming to promote the components of PL in this population. In the method of the first article, the protocol was structured according to PRISMA guidelines, and registered on Prospero (CRD42020171748). Searches in nine electronic databases, the gray literature, and the retrieved reports’ reference lists will be performed, without year or publication language limits. Study selection and data extraction will be conducted by independent researchers. Data extraction and synthesis will be carried out according to PICOS strategy, considering meta-analysis resources and evidence level estimation. Regarding the scoping review (second article), nine electronic databases, specialized websites, and reading through references of retrieved documents were consulted in May 2020. School-based intervention studies (6 to 18 years old, primarily) that assessed at least one PL indicator (according to Cairney and collaborators, organized into associated factors, behavior and attributes of PA) were eligible. Data selection and extraction from the studies were carried out by independent researchers. The synthesis of studies focused on children (up to 12 years old) and adolescents (12 or more years old) was carried out separately. Then, 59 documents were included, referring to 40 different intervention studies conducted in all five regions of Brazil (25 focused on adolescents and 15 on children). The most used strategies in the interventions were changes in physical education classes (4) and in the environment (5), extracurricular PA sessions (4), and health education (5). No study has analyzed all dimensions of the PL or evaluated the PL using specific protocols or instruments. The number of studies that assessed the associated factors, behavior, and attributes of PA were 4, 19 and 29, respectively. There is still plenty work to progress in the investigation of the components of the PL in its fullness, and this dissertation identified the need to conduct interventions with strategies that target all components of PL, representing important elements for a research agenda that underlies school interventions that contribute to an active lifestyle. It is hoped that the results of the systematic review will provide evidence that can assist in directing practical educational interventions as well as public policies to promote PA in the studied population.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pereira, Wallingson Michael Goncalves. Intervenções em promoção da atividade física e do letramento corporal em escolares brasileiros: síntese de evidências para decisões em saúde pública. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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