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Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e Validação de um Guia Educativo para Conhecimento e Operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em Clínica Cirúrgica

Autor(es):
Vasconcelos, Kilvia Kelly Gomes De

Palavras Chaves:
Processo de Enfermagem; Assistência de Enfermagem; Enfermagem Cirúrgica; Guia Informativo

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Como instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional documentado, o Processo de Enfermagem faz parte da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e potencializa-se pelo conhecimento teórico do enfermeiro com suas etapas, bem como do seu comprometimento com a assistência a ser prestada. Tendo em vista que uma boa sistematização da assistência resulta na melhora da qualidade do cuidado de enfermagem, os benefícios gerados para a equipe, instituição e, principalmente, para o paciente, constituem a relevância deste estudo. O objetivo geral foi construir um guia educativo para conhecimento e operacionalização da SAE em Clínica cirúrgica. Para esse fim, os objetivos específicos foram: realizar revisão integrativa e benchmarking para saber o estado do conhecimento sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória nas atividades diárias estão (SAEP); identificar a habilidade dos técnicos e enfermeiros para a operacionalização; analisar os benefícios da aplicação da SAE e validar o guia utilizando o SAM e IVCES, bem como sua usabilidade com o SUS. O estudo foi do tipo Metodológico com abordagem qualitativa. O período de coleta foi de julho a agosto de 2020, após aceite do Comitê de Ética e Pesquisa, pelo parecer de número: 4.152.999, CAAE: 33794220.4.0000.9267. A amostra foi de 25 participantes. Como critérios de inclusão, o estudo teve: enfermeiros (10) e técnicos de enfermagem (15) da assistência das clínicas cirúrgicas, que estiverem efetivos na escala há pelo menos 1 ano. Os instrumentos de coleta foram: entrevistas em profundidade, seguindo um roteiro semiestruturado (com enfermeiros) e roda de conversa (com o nível médio). Após a finalização da coleta, foi iniciada a 1ª fase da análise dos resultados utilizando as três fases da análise categorial de Bardin (2011). Seguindo a exploração do material, a categorização foi feita com o software de análise de conteúdo NVivo 11. Os achados da pesquisa identificaram uma quantidade significativa de enfermeiros com necessidade de maiores conhecimentos para o manejo da SAEP e na condução do técnico de enfermagem ao bom uso da SAE, o que convergiu com o pressuposto norteador da pesquisa de desenvolvimento de um guia educativo para essa assistência específica. O escore atingido na validação do instrumento educativo com o questionário Suitability Assessment Of Materials (SAM) foi de 83,3%, alcançando assim a margem superior, resultando em adequação na avaliação. O IVC variou de 0,88 a 1,0 no Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES), concluindo que o guia para sistematização da assistência de enfermagem em clínica cirúrgica apresentou indicadores psicométricos de validade de conteúdo aceitáveis, o que denota um instrumento padronizado e de fácil aplicação, que poderá permitir uma melhor identificação das fases da SAEP. A média de usabilidade (aferida com o SUS) com as enfermeiras assistenciais foi 94,5%. Todos acharam o guia com linguagem clara, objetiva, de links acessíveis, de fácil uso e com vasto referencial teórico. A falha técnica detectada em um dos links foi um erro corrigido na segunda versão do material, bem como as propostas de melhorias, alterações e sugestões dos juízes. Após a aplicação do questionário SUS, foi feito um questionário aberto sobre a aplicabilidade e a percepção de impacto do uso desse guia. Conclui-se que o guia foi analisado e classificado como satisfatório, com fácil aplicação, uso e acesso. Dificuldades para empregar a SAEP nas atividades diárias estão intrinsecamente ligadas ao ambiente profissional. Para tornar a SAE base da prática profissional de enfermagem, o que não deve se restringir apenas ao nível superior, é preciso repensar o ensino dos técnicos de enfermagem no que concerne à SAE. Enfatiza-se que o contexto em que o estudo foi realizado (local, número da amostra) influencia nos resultados, de modo que estes não podem ser generalizados para outros cenários, fato que constitui uma limitação da pesquisa.

Abstract:
As a methodological instrument that guides the documented professional care, the Nursing Process is part of the Nursing Care Systematization (SAE, in Portuguese) and is enhanced by the nurse's theoretical knowledge of its steps, as well as its commitment to the care to be provided. Bearing in mind that a good systematization of assistance results in improving the quality of nursing care, the benefits generated for the team, institution and especially for the patient, constitute the relevance of this study. The general objective was to build an educational guide for knowledge and operationalization of the Nursing Care Systematization (SAE) in Surgical Clinic. To this end, the specific objectives were: to carry out an integrative review and benchmarking to know the knowledge about SAEP; identify the skills of technicians and nurses for operationalization; analyze the benefits of applying SAE and validate the guide using SAM and IVCES, as well as its usability with SUS. The study was of the Methodological type with a qualitative approach. The collection period was: July to August 2020, after acceptance by the Ethics and Research Committee, by opinion number: 4,152,999, CAAE: 33794220.4.0000.9267. The sample was 25 participants. As inclusion criteria we had: nurses (10) and nursing technicians (15) from the assistance of surgical clinics, who have been effective on the scale for at least 1 year. The collection instruments were: in-depth interviews, following a semi-structured script (with nurses) and a conversation circle (with the middle level). After the completion of the collection, the first phase of the analysis of the results started using the three phases of the categorical analysis of Bardin (2011). Following the exploration of the material, the categorization was done with the content analysis software NVivo 11. The research findings identified a significant number of nurses in need of greater knowledge for the management of SAEP and in the conduct of the nursing technician to the proper use of SAE, which converged with the guiding assumption of the research on the development of an educational guide for this specific assistance. The score achieved in the validation of the educational instrument with the questionnaire Suitability Assessment Of Materials (SAM) was 83.3%, thus reaching the upper margin, resulting in an adequate assessment. The CVI varied from 0.88 to 1.0 in the Instrument for validation of educational content in health (IVCES), concluding that the guide for systematization of nursing care in surgical clinic presented acceptable psychometric indicators of content validity, which denotes that it is a standardized and easy instrument. application, which may allow a better identification of the phases of Systematization of perioperative nursing care. The average usability (measured with SUS) with nursing assistants was 94.5%. Everyone found the guide with clear, objective language, accessible links, easy to use and with a vast theoretical framework. The technical failure detected in one of the links and this error was corrected in the second version of the material, as well as the proposals for improvements, changes and suggestions of the judges. After applying the SUS questionnaire, an open questionnaire was made on the applicability and perception of the impact of using this guide. It was concluded that the guide was analyzed and classified as satisfactory, with easy application, use and access. Difficulties in employing SAEP in daily activities are intrinsically linked to the professional environment. To make SAE the basis of professional nursing practice, which should not be restricted to higher education; it is necessary to rethink the teaching of nursing technicians with regard to SAE. We emphasize that the context in which the study was conducted (location, sample number) influences the results so that they cannot be generalized to other scenarios, a fact that is a limitation of the research.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Vasconcelos, Kilvia Kelly Gomes De. Construção e Validação de um Guia Educativo para Conhecimento e Operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em Clínica Cirúrgica. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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