Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Ateliê ECO Arte em desdobramento sustentáveis: oficina de boneca Abayomi como prática educativa no ensino Fundamental

Autor(es):
Barbosa, Eliane Batista

Palavras Chaves:
Cultura visual; Arte sustentável; Ensino de arte; Boneca Abayomi.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Esta é uma pesquisa em Ensino de Artes Visuais. Seu objetivo é analisar como o ensino de arte pode se utilizar de práticas sustentáveis, através de ações coletivas dentro do contexto escolar, utilizando a produção de boneca com material reciclado (boneca Abayomi) para contribuir com a apropriação e construção de um repertório simbólico a partir da cultura visual no contexto do ensino básico. O tema surge da necessidade de observar a relação integrativa entre a Arte e a responsabilidade socioambiental possibilitando a reflexão sobre a utilização de resíduos sólidos urbanos e suas consequências. O ponto de partida dessa investigação surge nas experiências realizadas no Atelier ECO Arte e se desdobra numa prática educativa no Colégio Teixeira Holanda na Serrinha em Fortaleza. Para tanto, faço uso de conceitos como a Cultura Visual de Fernando Hernandez e a Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, além dos estudos de Vieira, dentre outros, para nortear minhas propostas metodológicas. Este estudo relata uma experiência dentro de um recorte do contexto escolar que, além de buscar uma aproximação entre o estudo da Arte e à realidade vivida pelos alunos, valorizando o repertório imagético que cada um traz consigo, também pretende servir como base para os futuros estudos e projetos ligados ao tema.

Abstract:
This is a research in Teaching of Visual Arts. Its objective is to analyze how art teaching can use sustainable practices, through collective actions within the school context, using the production of a doll with recycled material (Abayomi doll) to contribute to the appropriation and construction of a symbolic repertoire from of visual culture in the context of basic education. The theme arises from the need to observe the integrative relationship between Art and socioenvironmental responsibility, enabling reflection on the use of solid urban waste and its consequences. The starting point of this investigation comes from the experiments carried out at Atelier ECO Arte and unfolds in an educational practice at Colégio Teixeira Holanda in Serrinha in Fortaleza. For that, I use concepts such as Visual Culture by Fernando Hernandez and the Triangular Approach, by Ana Mae Barbosa, in addition to Vieira's studies, among others, to guide my methodological proposals. This study reports an experience within a section of the school context that, in addition to seeking an approximation between the study of Art and the reality experienced by students, valuing the imagery repertoire that each brings with them, also intends to serve as a basis for future studies and projects related to the theme.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Barbosa, Eliane Batista. Ateliê ECO Arte em desdobramento sustentáveis: oficina de boneca Abayomi como prática educativa no ensino Fundamental. 2021. 62 f. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 14 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1