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Repositório Institucional - UECE
Título:
É preciso ir tocando em frente. Ser professor no Ensino Religioso: trajetórias de formação e atuação profissional na escola

Autor(es):
Saraiva, Alexsandro Macedo

Palavras Chaves:
Ensino Religioso; Desenvolvimento profissional; Profissionalidade; Saberes docentes; Trajetórias docentes.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O Ensino Religioso (ER) na história do Brasil sempre foi marcado por disputas político-ideológicas entre Estado, Igreja e sociedade civil no debate que incide sobre o princípio da laicidade nas diversas Constituições nacionais. Muitos dilemas, sobreposições, questões jurídicas e normativas criaram disputas de espaço na educação entre Estado e Igreja a partir do embate entre o laicismo, laicidade e confessionalidade, tendo como base as polêmicas ensejadas a partir da redação de documentos oficiais como a CF, as LDBs e a BNCC, e não-oficiais como os PCNER e outros elaborados pelo FONAPER. Atualmente, o Ensino Religioso está tentando encontrar seu lugar, e constituir sua identidade, seu objeto e sua epistemologia, realizando a travessia histórica que a distancia cada vez mais do discurso confessional para os caminhos desafiantes de uma identidade curricular que responda as necessidades de uma escola plural, laica e crítica. E no centro destas polêmicas encontra-se o professor de ER que desenvolve sua atuação profissional diante de celeumas político-ideológicas e de uma pluralidade de currículos formais e ocultos a partir dos quais tem que realizar seu trabalho. Com base nestas preocupações objetiva-se neste estudo compreender a atuação profissional dos professores da disciplina de Ensino Religioso na rede municipal da cidade de Crateús no Estado do Ceará, os seus processos de construção de saberes, práticas e significados acerca desse exercício docente, considerando a sua trajetória de formação e atuação profissional na escola. Tendo como pano de fundo as questões sobre desenvolvimento profissional docente (ROLDÃO, 2005; MARCELO, 2009; TARDIF, 2014 dentre outros), assume-se a multirreferencialidade como princípio norteador do movimento teórico-metodológico deste estudo, transitando sobre as dimensões dos saberes docentes, da profissionalidade, profissionalismo e profissionalização, práxis educativa, assim como também nos paradigmas epistemológicos trazidos por estudiosos das Ciência(as) da(s) Religião(ões). Nesta pesquisa exploratória qualitativa, foi realizada uma aproximação com a abordagem fenomenológica a partir da perspectiva do fenômeno situado (MARTINS; BICUDO, 1989) para a construção do percurso metodológico da pesquisa. A produção de dados contou com o suporte de três procedimentos: aplicação de questionário on line com 30 professores, entrevista narrativa grupal com 06 professores e narrativas escritas individuais produzidas por 05 professores, realizada sob termos de consentimento livre e esclarecido (TCLE) em todos esses três momentos. De um modo geral os achados demonstraram que tais professores vivenciam em seu trabalho a precarização, a falta de apoio institucional e uma busca solitária e individual de construção dos aportes teórico-metodológicos para a disciplina, dificultando enormemente não somente sua atividade profissional mas a própria valorização da disciplina e seu desenvolvimento docente no que tange à constituição de sua profissionalidade, de uma práxis educativa e aceitação de uma identidade profissional enquanto professor de Ensino Religioso. Conclui-se que se faz necessário concretizar políticas de gestão e acompanhamento formativo in loco destes docentes, de modo que as problemáticas vivenciadas por eles no âmbito desta disciplina possam ser minoradas, assim como ampliar o debate legal para a consolidação de políticas públicas federais, estaduais e municipais que possibilitem a efetivação de uma unidade curricular para a disciplina que não subtraia a autonomia do trabalho docente e que contribua para a redução dos desvios e anomalias no ER nos espaços escolares.

Abstract:
Religious Education (RE) in the history of Brazil has always been marked by political-ideological disputes between State, Church and civil society in the debate that focuses on the principle of secularism in the various national Constitutions. Many dilemmas, overlaps, legal and normative issues have created space disputes in education between State and Church based on the clash between laicism, secularism and confessionality, based on the controversies caused by the writing of official documents such as the Federal Constitution (CF), the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBs) and Curricular Common National Base (BNCC), and unofficial ones like the National Curriculum Parameters for Religious Education (PCNER) and others elaborated by the Permanent National Forum on Religious Education (FONAPER). Currently, Religious Education is trying to find its place, and to constitute its identity, its object and its epistemology, making the historical crossing that increasingly distances it from the confessional discourse to the challenging paths of a curricular identity that responds to the needs of a plural, secular and critical school. And at the center of these controversies is the RE teacher who develops his professional performance in the face of political-ideological disputes and of a plurality of formal and hidden curriculums from which he has to carry out his work. Based on these concerns, this study aims to understand the professional performance of Religious Education teachers in the municipal network of the city of Crateús in the State of Ceará, their processes of building knowledge, practices and meanings around the teaching exercise, considering their trajectory of training and professional performance at school. With the issues related to teachers professional development as background (ROLDÃO, 2005; MARCELO, 2009; TARDIF, 2014 among others), multi-referentiality is assumed as the guiding principle of the theoretical-methodological research movement in this study, crossing over the dimensions of teachers knowledge, professionalism and professionalization, educational praxis, as well as in the epistemological paradigms brought by scholars of the Science (s) of Religion (s). In this qualitative exploratory research, an approximation was made with the phenomenological approach from the perspective of the situated phenomenon (MARTINS; BICUDO, 1989) for the construction of the research methodological path. The production of data was supported by three procedures: application of an online questionnaire with 30 teachers, group narrative interview with 06 teachers and individual written narratives produced by 05 teachers, conducted under the terms of free and informed consent (TFIC) in all three moments. In general, the findings showed that these teachers experienced precariousness in their work, lack of institutional support and a solitary and individual search for the construction of theoretical and methodological contributions to the discipline they teach , making it extremely difficult not only their professional activity but also the valuation of the discipline and their teaching development with regard to the constitution of their professionality, of an educational praxis and of a acceptance of a professional identity as a teacher of Religious Education. It is concluded that it is necessary to implement management policies and training monitoring in loco of these teachers, so that the problems experienced by them in the context of this discipline can be reduced, as well as broaden the legal debate for the consolidation of federal, state and municipal public policies that enable the realization of a curricular unit for the discipline that does not subtract the autonomy of teaching work and that contributes to the reduction of deviations and anomalies in the RE in school spaces.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Saraiva, Alexsandro Macedo. É preciso ir tocando em frente. Ser professor no Ensino Religioso: trajetórias de formação e atuação profissional na escola. 2020. 400 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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