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Repositório Institucional - UECE
Título:
Práxis pedagógica e saberes docentes no ensino Superior: análise do ensino da psicomotricidade em cursos de educação física no ceará

Autor(es):
Santos, Maria Adriana Borges Dos

Palavras Chaves:
Práxis pedagógica. Saberes docentes. Docência do ensino superior. Educação Física. Ensino da Psicomotricidade.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A docência do ensino superior se fundamenta em diferentes saberes profissionais, dentre eles os saberes de experiência, que, articulados, permeiam o constante movimento de reflexividade da práxis pedagógica. O objetivo deste estudo é compreender a constituição da práxis pedagógica e dos saberes docentes no ensino da psicomotricidade em cursos de licenciatura em Educação Física. Foi realizada uma pesquisa interpretativa, qualitativa, utilizando o estudo de caso. Os lócus foram Instituições de Ensino Superior do Ceará - Brasil e os participantes foram os professores que lecionam a disciplina de psicomotricidade nos cursos de licenciatura em Educação Física. Para a coleta de dados, foram utilizados entrevistas e dados documentais, analisados por meio da Análise Temática de Minayo e pelo método de triangulação. O aporte teórico que fundamenta esta tese baseou-se, no que se refere à psicomotricidade: em Le Boulch (1983), Lapierre e Aucouturier (2004) e Vitor da Fonseca (2012); ao entendimento de formação de professor: Garcia (1999), Gauthier et al. (1998), Gondra e Schueler (2008) e Saviani (2008); à formação de professor de Educação Física: Melina e Azevedo (2011), Brasil (2001; 2014; 2015; 2018), Ferreira (2006; 2012; 2013); à práxis pedagógica e docência do ensino superior: Vázquez (2011), Souza (2009), Pimenta e Anastasiou (2014; 2002); aos saberes docentes: Tardif (2002; 2014); aos aspectos metodológicos: Guba e Lincoln (1994), Esteban (2010), Minayo (2013), Collado, Lucio e Sampieri (2013) e Yin (2015; 2001). Os principais resultados apontam que as trajetórias profissionais dos envolvidos foram primordiais para somar elementos formativos, como ilustram seus discursos. Quanto à constituição da práxis pedagógica, esta se deu pela elaboração das subcategorias: concepção de psicomotricidade; autonomia profissional; prática pedagógica; importância da psicomotricidade na educação física; relação teoria e prática; relação com o aluno e formação humana. No que tange à constituição dos saberes para o ensino da abordagem psicomotora, os participantes relatam os aspectos psicomotores adquiridos desde a infância e o aprender ‘a ser professor’. Nas considerações sobre docência, apontam para o direcionamento de um processo intencional e horizontal, posto que estabelece diálogo entre educador e educando. Citam diversos saberes necessários para o ensino da abordagem psicomotora: ‘saber holístico’; ‘competência’; ‘formação pessoal’; ‘consciência corporal’; ‘conceitual, procedimental, atitudinal’; ‘cognitivo, motor e afetivo’, dentre outros. O estudo aponta reflexões e contribuições para a formação dos futuros professores de Educação Física, assim como para os professores universitários, fornece conhecimento e esclarece dúvidas sobre a psicomotricidade, a abordagem psicomotora e suas relações e contribuições com a educação física, além de prestar esclarecimentos a gestores, coordenadores das Instituições de Ensino Superior e educação básica, que terão subsídios para pensar no ensino da educação física por meio da abordagem psicomotora, com os devidos esclarecimentos. Palavras-chave: Práxis pedagógica. Saberes docentes. Docência do ensino superior. Educação Física. Ensino da Psicomotricidade.

Abstract:
Higher education teaching is based on different professional knowledge, among them experience knowledge, which, articulated, permeates the constant reflexive movement of pedagogical praxis. The aim of this study is to understand the constitution of pedagogical praxis and teaching knowledge in the teaching of Psychomotricity in undergraduate courses in Physical Education. An interpretative, qualitative research was carried out, using the case study. The locus were Higher Education Institutions in Ceará - Brazil and the participants were professors who teach the discipline of Psychomotricity in Physical Education undergraduate courses. For data collection, interviews and documentary data were used, analyzed using the Thematic Analysis of Minayo and the triangulation method. The theoretical contribution that underlies this thesis was based, with regard to Psychomotricity: in Le Boulch (1983), Lapierre and Aucouturier (2004) and Vitor da Fonseca (2012); to understanding of teacher education: Garcia (1999), Gauthier et al. (1998), Gondra and Schueler (2008) and Saviani (2008); to the formation of a Physical Education teacher: Melina and Azevedo (2011), Brazil (2001; 2014; 2015; 2018), Ferreira (2006; 2012; 2013); to pedagogical praxis and teaching in higher education: Vázquez (2011), Souza (2009), Pimenta and Anastasiou (2014; 2002); to teaching knowledge: Tardif (2002; 2014); to methodological aspects: Guba and Lincoln (1994), Esteban (2010), Minayo (2013), Collado, Lucio and Sampieri (2013) and Yin (2015; 2001). The main results point out that the professional trajectories of those involved were essential to add formative elements, as illustrated by their speeches. As for the constitution of pedagogical praxis, this occurred through the elaboration of the subcategories: conception of Psychomotricity; professional autonomy; pedagogical practice; importance of Psychomotricity in Physical Education; theory and practice relationship; relationship with the student and human training. Regarding the constitution of knowledge for teaching the psychomotor approach, the participants report the psychomotor aspects acquired since childhood and learning ‘to be a teacher’. In the considerations about teaching, they point to the direction of an intentional and horizontal process, since it establishes a dialogue between educator and student. They cite several knowledge needed to teach the psychomotor approach: ‘holistic knowledge’; ‘competence’; ‘personal formation’; ‘corporal awareness; ‘conceptual, procedural, attitudinal’; ‘cognitive, motor and affective’, among others. The study points out reflections and contributions to the training of future Physical Education teachers, as well as to university professors, provides knowledge and clarifies doubts about Psychomotricity, the psychomotor approach and its relations and contributions to Physical Education, in addition to providing clarifications to managers, coordinators of Higher Education Institutions and basic education, who will have subsidies to think about Physical Education teaching through the psychomotor approach, with the necessary clarifications. Keywords: Pedagogical praxis. Teaching knowledge. Higher education teaching. PE. Teaching Psychomotricity

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Santos, Maria Adriana Borges Dos. Práxis pedagógica e saberes docentes no ensino Superior: análise do ensino da psicomotricidade em cursos de educação física no ceará . 2020. 314 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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