Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação física escolar: dimensões de conteúdo na prática docente um estudo de caso

Autor(es):
Saboia, Wilson Nobrega

Palavras Chaves:
Educação Física Escolar e dimensões de conteúdo. Professor de Educação Física e as dimensões de conteúdo. Dimensões conceitual. Procedimental e atitudinal em Educação Física Escolar. Educação Física e a BNCC. Estratégias de ensino e Educação Física.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O estudo sobre Educação Física Escolar: dimensões de conteúdo na prática docente – um estudo de caso, tem como objetivo maior: analisar o conhecimento e a utilização das dimensões de conteúdo (conceituais, procedimentais e atitudinais) na prática docente de professores em contexto de sala de aula de Educação Física Escolar, com vistas a um ensino-aprendizagem para cidadania. Fundamentado epistemologicamente quanto as dimensões em autores como Coll et al, Zabala, Darido e Ferreira, quanto ao conhecimento e saberes em Shulman e Tardif e em normatizações dos PCNs e BNCC para Educação Física Escolar. Metodologicamente ancorado por um paradigma Interpretativo, com uso de abordagem predominantemente qualitativa (com análise de conteúdo temática), e dados quantitativos (com análises em estatística simples). Como método o Estudo de Caso Único ancorado em Yin, Stake e André. O caso, um grande colégio particular da cidade de Fortaleza. Os sujeitos, 24 professores na 1ª fase (uso do questionário) e quatro (n=4) na 2ª Fase (uso da entrevista), do referido colégio, graduados em Educação Física, efetivos, da disciplina de Educação Física Escolar e que aceitaram participar do estudo. No SER, SABER e FAZER do professor temos como resultados: Quanto ao SER trata-se de um grupo em sua maioria do gênero masculino (n=16; 67%), composto por adultos jovens 27- 44 anos de idade (n=18), muito diversificado em anos de formado e series que lecionam. O Ensino Fundamental I e II são séries mais comtempladas. Quanto a formação continuada 18 (75%) deles realizaram um ou mais de um curso, outros seis (n=6;25%) nenhum. Quanto ao nível e modalidade dos cursos 15 deles foram de especialização na própria área, um só de mestrado. Quanto ao SABER e FAZER quase todos os professores (n=21;88%) afirmam conhecer as dimensões de conteúdo, mas nem todos têm conhecimento referenciado corretamente (n=19;79%) e fundamentado epistemologicamente (n=1) destas dimensões e as utilizam ( n=17;71%). Um número significativo, mas decresce quando passa a utilizarem as três dimensões (n=12;60%). De forma articulada, critica e situada no grupo maior (n=20) somente três (n=3;15%) professores as utilizam. Do grupo menor de professores (n=4) entrevistados se constata sempre a presença das três dimensões com o elemento articulador (n=4) em menor número, professores articulando e situando esta aplicação das dimensões (n=3) e com os três elementos só um (PE1). Quanto às estratégias utilizadas para aplicação das dimensões o foco se centra na problematização (PE1), na roda de conversa como avaliação e nas abordagens dos PCNs (PE2), nos jogos esportivos (PE3) e no planejamento (PE4). Constata-se com relação ao grupo maior de professores (n=24) que para 16 (66%) deles as dimensões de conteúdo contribuem fortemente para um ensino-aprendizagem que leve a uma formação integral e ou cidadã do aluno. Com relação ao pequeno grupo (n=4) de professores contata-se posições mais limitadas no sentido de contribuições de aplicações das dimensões que giram (PE2) em torno de contribuição para organização da aula, e o reconhecimento da disciplina como facilitadora de sua aplicação, sobretudo da atitudinal que leva a formação de valores e permite a integralidade. A utilização das dimensões também possui contribuição de grande valia (PE3), sobretudo com relação a dimensão atitudinal. Elas contribuem para o processo de avaliação e consequentemente planejamento (PE4) das aulas e de forma ‘fantástica’(PE1) para a formação cidadã. São constatações que evidenciam uma realidade de professor de Educação Física Escolar e de Escola num dado momento e contexto desta pesquisa. Apontam também elementos que contribuem para um tempo de implantação na Escola Básica da BNCC. Palavras-chave: Educação Física Escolar e dimensões de conteúdo. Professor de Educação Física e as dimensões de conteúdo. Dimensões conceitual. Procedimental e atitudinal em Educação Física Escolar. Educação Física e a BNCC. Estratégias de ensino e Educação Física.

Abstract:
A study on Physical Education in Schools: content dimensions in teaching practices – a case study that aims mainly at analyzing knowledge and use of content dimensions (conceptual, procedural and attitudinal) in the teaching practice of teachers in the context of a School Physical Education Classroom, seeking to promote a teaching-learning process for citizens. Dimension-wise, this study is epistemologically based on authors such as Coll et al, Zabala, Darido and Ferreira and knowledge-wise, on Shulman and Tardif, following NPCs and CCNB norms for School Physical Education. It is methodologically anchored to an interpretative paradigm with a predominantly qualitative approach (co- analysis of theme content) and qualitative data with simple statistical analyses. The Single Case Study Methodology is based on Yin, Stake and André. The case selected was a main private school in the city of Fortaleza. The subjects were 24 teachers for the 1st Stage (questionnaire) and four (n=4) for the 2nd Stage (interview) at the referred school, all Physical Education graduates currently teaching Physical Education who accepted to participate in the study. Considering the BEING, KNOWING AND DOING of each teacher, we found the following results: with regards to BEING, it was mainly a male group (n=16; 67%), composed of young adults aged between 27 and 44 (n=18), very diverse in teaching experience and the grades they teach. Primary Education I and II were the predominant grades. As for continuous education, 18 (75%) of them had taken more than one course whereas six (n=6; 25%) hadn’t taken any. With regards to the courses level and modality, 15 of them were in their own area of specialization and only one was a master’s course. In terms of KNOWING AND DOING, almost all teachers (n=21; 88%) affirmed to know content dimensions but not all of them could correctly refer to such knowledge (n=19; 79%) and could epistemologically sustain (n=1) such dimensions, which were used by (n=17; 71%). This is a significant number but it decreases when it comes to using the three dimensions (n=12; 60%). These dimensions are used in an articulated, critical and located way in the main group (n=20) by only three (n=3; 15%) teachers. In the smaller group of interviewed teachers we corroborated the presence of the three dimensions with the articulating element (n=4) in a lower number, with only one teacher (PE1) actually applying all dimensions (n=3). As for the strategies implemented in dimension application, the focus was centered on the problematization (PE1), in the conversation rounds as evaluation system and in the approaches to NPCs (PE2) in sports games (PE3) and in planning (PE4). In the main group of teachers (n=24) we found that for 16 of them (66%) content dimensions strongly contribute to a teaching-learning process that can lead to an integral, citizen-wise student education. In the small group of teachers instead (n=4) we found more limited positions in the sense of contributions of applied dimensions (PE2) centered around facilitating classroom organization and the recognition of discipline as a facilitator of such application, in particular the attitude that leads to the development of values and integrality. The application of these dimensions also contributes greatly (PE3), to the attitudinal dimension. They help in the process of evaluation and consequently, in the planning of lessons, and in a “fantastic” way, to develop citizens. These corroborations expose the reality of the School Physical Education Teacher and this School in the specific time and context this research was carried out. They also point at elements that contribute to the implementation time in the Primary School CCNB. Keywords: School Physical Education and content dimensions. Physical Education Teacher and content dimensions. Conceptual. procedural and attitudinal dimensions in School Physical Education. Physical Education and CCNB. Teaching strategies and Physical Education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Saboia, Wilson Nobrega. Educação física escolar: dimensões de conteúdo na prática docente um estudo de caso. 2020. 228 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1