Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Escolas invisíveis: as extensões de matrícula de ensino médio da rede estadual do Ceará

Autor(es):
Lima, Ana Lea Bastos

Palavras Chaves:
Extensão de Matrícula; Ensino Médio; Desigualdade Educacional; Gestão Educacional; Território

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Esta pesquisa busca compreender como se desenvolve a oferta do ensino médio regular nas extensões de matrícula da rede estadual de ensino do Ceará, no que se refere às oportunidades de acesso, de tratamento e de desempenho. Para tanto, utiliza-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, a partir de um estudo de casos múltiplos. As fontes que alicerçam esse trabalho são compostas de documentos oficiais, indicadores socioeconômicos, dados educacionais e informações coletadas durante a pesquisa de campo, a partir do roteiro de observação das escolas e de entrevistas semiestruturadas. O estudo abrange cinco escolas estaduais de cinco municípios das diferentes regiões de planejamento do Estado, contemplando a diversidade do território cearense. Os dados foram interpretados a partir da abordagem de Análise de Prosa, apoiados nas categorias Território, Gestão Educacional e Desigualdade Educacional. As principais constatações proporcionadas por essa investigação estão concentradas em quatro temas: 1) heterogeneidade da oferta em extensões de matrícula: que se manifesta em aspectos como lotação, infraestrutura, turnos de funcionamento, dentre outros; 2) condições de gestão das extensões de matrícula associadas à relação estado-município, expressas no âmbito da administração central, da gestão regional e na esfera das relações locais; 3) o papel das extensões de matrícula no acesso ao ensino médio; e 4) a desigualdade de tratamento e os resultados educacionais. Concluímos que essa oferta é “invisível”, pois, além de não possuir regulação própria para o seu funcionamento, os seus dados de matrícula e resultados educacionais estão vinculadas ao da escola sede. Verificamos que as diferentes formas de oferta das turmas em extensões são influenciadas pela complexidade dos territórios nas quais estão localizadas, bem como pela atuação da gestão escolar e a falta de diretrizes próprias para seu desenvolvimento. Concluímos ainda, que as extensões oportunizam o nível médio em locais onde não há escolas estaduais, ampliando a trajetória escolar dos jovens residentes em distritos de difícil acesso à escola sede. Entretanto, a oferta ocorre de forma precária no que se refere às condições de tratamento: infraestrutura inadequada, ausência de ambientes de apoio pedagógico, restrição de insumos, professores atuando em mais de uma disciplina, dentre outras restrições. Este cenário pode ser agravado pelas tensões na relação estado-município e resistência de diretores das escolas municipais, que acabam impondo obstáculos para esta oferta, a qual já se desenvolve em um contexto de constrangimentos. Por fim, o estudo fornece indícios de que a desigualdade de tratamento dispensadas às turmas de extensão de matrícula impactam no desempenho dos seus estudantes. A pesquisa de campo e a análise dos dados das entrevistas, permitiram confirmar a hipótese e afirmar a tese de que as extensões de matrícula são uma “oferta invisível” que, embora proporcionem o ingresso ao ensino médio, acabam por deslocar as desigualdades educacionais da dimensão de oportunidade de acesso para a de condições de tratamento, promovendo, assim, iniquidades de oferta no interior da rede estadual de ensino.

Abstract:
This research seeks to understand how the offer of regular high school develops in the enrollment extensions of the Ceará state school system, with regard to access, treatment and performance opportunities. For this purpose, a qualitative approach of an exploratory nature is used, based on a multiple case study. The survey uses the following sources: official documents that help to understand the choices of state management for the provision of high school education; economic, social and educational indicators; and, data collected from field research through the school observation script and semi-structured interviews. The study covers five state schools in municipalities in different regions of the state, contemplating the diversity of the territories of Ceará. The interpretation of the data was carried out using the Prose Analysis approach and is supported by the categories Territory, Educational Management and Educational Inequality. The main findings provided by this investigation are concentrated on four themes: 1) heterogeneity of the offer in enrollment extensions: which is manifested in aspects such as capacity, infrastructure, working shifts, among others; 2) management conditions for registration extensions associated with the state-municipality relationship, expressed within the scope of central administration, regional management or in the sphere of local relations; 3) the role of enrollment extensions in accessing high school; and 4) inequality of treatment and educational results. We conclude that because it is an “invisible” offer, the registration extensions function does not have its own regulation being developed in different ways, thus giving heterogeneity in this type of offer. We also highlight that the different ways of offering classes in extensions are influenced by the complexity of the territories in which they are located, as well as by the performance of school management. We also concluded that the extensions provide secondary education in places where there are no state schools, and that the presence of annexes in the territory contributes to the expansion of the school trajectory of young people living in districts that are difficult to access to the main school. However, this offer occurs in a precarious way with regard to treatment conditions: inadequate infrastructure, absence of educational support environments, restriction of inputs, teachers working in more than one discipline, among others. This scenario can be aggravated by tensions in the state-municipality relationship and resistance from municipal directors who do not prevent the implementation of extension classes, however, they end up imposing obstacles to the offer that is already developing in a context of constraints. Finally, the study provides evidence that the inequality of treatment given to enrollment extension classes impacts students' performance. That said, field research and analysis of the data from the interviews, allowed us to confirm the hypothesis and affirm the thesis that enrollment extensions are an “invisible offer” that, although providing entry to high school, end up displacing educational inequalities from the dimension of opportunity of access to that of treatment conditions, thus promoting “inequities” of offer within the state school system of the thesis that enrollment extensions are an “invisible offer” which, although providing access to the secondary education, end up shifting educational inequalities from the dimension of “access opportunity” to “treatment conditions”, thus promoting “inequities” in the offer within the state school system.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Lima, Ana Lea Bastos. Escolas invisíveis: as extensões de matrícula de ensino médio da rede estadual do Ceará. 2020. 332 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1