Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação do professor de ciências biológicas na dimensão da promoção da saúde sob a perspectiva da complexidade

Autor(es):
Porto, Valberto Barbosa

Palavras Chaves:
Formação Docente; Ciências Biológicas; Ensino de Biologia; Educação em Saúde; Promoção da Saúde.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A complexidade permeou o dimensionamento de profissional promotor da saúde na formação do professor de biologia considerado como objeto de estudo desta tese de doutorado, perspectiva de identidade instituída por dispositivos legais, pressupondo-se lacunas quanto à formação inicial dimensionada. O objetivo do estudo foi analisar a proposta de formação do professor biólogo licenciado pelo Curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual do Ceará, quanto à sua identidade como profissional de saúde. De caráter qualitativo, a pesquisa foi realizada com esteio nas normas legais instituídas, nos currículos de licenciatura em Ciências Biológicas, na história de vida do pesquisador, convergindo para a história do curso investigado e no discurso dos docentes formadores. O resgate do estado da arte confirmou o pressuposto sobre as lacunas no conhecimento sobre o processo de formação propugnado, ao mesmo tempo em que contribuiu para reconhecer a importância da abordagem do tema Educação em Saúde para a promoção da saúde na escola. Em seguida à identificação do estado da arte, foi realizada uma análise documental sobre as normas legais e acerca da atuação do biólogo licenciado no cenário nacional mais uma vez confirmando-se as lacunas perscrutadas, caracterizadas pela ausência nos perfis da atribuição de profissional de saúde para o egresso. Em continuidade, ao realizar a análise de narrativa autobiográfica, na qual convergiram a história do autor e do curso, depreendeu-se que ambas eram suficientes e necessárias para o prosseguimento investigativo, que foi concluído com o trabalho de campo, usando a técnica das rodas de conversa com os professores formadores do curso estudado, ensejando um rico conteúdo analisado pela técnica da Análise de Conteúdo, auxiliada pelo emprego do software webQDA. Os resultados desta análise, triangulados com os demais achados, resultou no reconhecimento das categorias empíricas: Perfil do biólogo licenciado para atuar como profissional de saúde; Contextualização das disciplinas, estratégias, carga horária e interesse dos alunos com foco no profissionalismo em saúde; Fortalezas, debilidades e desafios na abordagem da educação em saúde, agrupadas na categoria temática “O que dizem os formadores do CCB/CCS/UECE”. A análise e interpretação destas categorias apontaram caminhos para a transformação, para que seja consignado no projeto pedagógico do curso um perfil que inclua a inexistente prerrogativa de profissional de saúde. Os achados são amplos e apontam várias perspectivas, bem como abrem pistas para novos estudos. O resgate da história de vida do autor e do curso, revelou a suficiência do autor para reconhecer as luzes teóricas a iluminarem a formação universitária do biólogo professor no CCB/CCS/UECE e a relação com a sua identificação como profissional de saúde. A pesquisa documental confirmou a condição de profissional de saúde ao biólogo professor, embora esta não se concretize no processo formativo pesquisado. Contudo, a evolução do currículo percebida nas reestruturações curriculares abordadas demonstra que o PPC/2016 se aproximou significativamente da área de saúde, porém, no perfil profissiográfico do biólogo professor, não lhe é atribuída a condição de profissional de saúde, persistindo a lacuna de identificação investigada. É necessário esclarecer sobre esta lacuna considerando a atribuição do egresso de ministrar a temática Educação em Saúde no ensino fundamental e médio. Nesse contexto, entendemos que os inúmeros caminhos de transformação de um currículo passam entre outras trilhas, pelo interesse institucional, pela apropriação dos atores interessados nesta transformação sobre a problemática e lacunas existentes na formação, bem como pela normatização instituída – aproximações/distanciamentos com a realidade da formação.

Abstract:
The complexity permeated the dimensioning of a health promoting professional in the training of the biology professor considered as the object of study of this doctoral thesis, perspective of identity instituted by legal devices, assuming gaps regarding the dimensioned initial training. The aim of the study was to analyze the proposal for training a biologist professor licensed by the Biological Sciences Course at the Health Sciences Center of the State University of Ceará, regarding his identity as a health professional. Of a qualitative nature, the research was carried out with the support of the legal norms instituted, in the curricula of undergraduate courses in Biological Sciences, in the life history of the researcher, converging to the history of the investigated course and in the speech of the teaching teachers. The rescue of the state of the art confirmed the assumption about gaps in knowledge about the proposed training process, at the same time that it contributed to recognize the importance of addressing the theme of Health Education for health promotion at school. Following the identification of the state of the art, a documentary analysis was carried out on the legal norms and on the performance of the licensed biologist in the national scene once again confirming the gaps surveyed, characterized by the absence in the profiles of the attribution of health professionals to the egress. In continuity, when carrying out the analysis of the autobiographical narrative, in which the story of the author and the course converged, it was found that both were sufficient and necessary for the investigative pursuit, which was concluded with the fieldwork, using the talking circles technique with the professors of the course studied, giving rise to a rich content analyzed by the Content Analysis technique, aided by the use of the webQDA software. The results of this analysis, triangulated with the other findings, resulted in the recognition of the empirical categories: Profile of the biologist licensed to work as a health professional; Contextualization of disciplines, strategies, workload and student interest with a focus on health professionalism; Strengths, weaknesses and challenges in the approach to health education, grouped in the thematic category “What the CCB / CCS / UECE trainers say”. The analysis and interpretation of these categories pointed to paths for transformation, so that a profile that includes the non-existent prerogative of health professionals is included in the pedagogical project of the course. The findings are broad and point to several perspectives, as well as opening avenues for further studies. The rescue of the author's life story and the course, revealed the author's sufficiency to recognize the theoretical lights that illuminate the university training of the professor biologist at CCB / CCS / UECE and the relationship with his identification as a health professional. The documentary research confirmed the condition of health professional to the teaching biologist, although this does not materialize in the researched training process. However, the evolution of the curriculum perceived in the curricular restructuring approached demonstrates that the PPC / 2016 has significantly approached the health area, however, in the professional profile of the teacher biologist, the condition of health professional is not attributed, persisting the identification gap investigated. It is necessary to clarify this gap considering the attribution of the graduate to teach the theme Health Education in elementary and high school. In this context, we understand that the innumerous paths for the transformation of a curriculum pass among other paths, for institutional interest, for the appropriation of the actors interested in this transformation on the problematic and gap existing in the formation, as well as for the established standardization – approximations/distances with reality training.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Porto, Valberto Barbosa. A formação do professor de ciências biológicas na dimensão da promoção da saúde sob a perspectiva da complexidade. 2020. 166 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 14 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1