Repositório Institucional - UECE
Título:
Estilo de vida e bem-estar psicológico dos discentes da pós-graduação strictu sensu em saúde

Autor(es):
Domeneguetti, Jardenia Chaves

Palavras Chaves:
Estilo de vida; Bem-estar psicológico; Saúde de Estudantes.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A vida acadêmica impõe processos de trabalho em busca do aprimoramento humano e do desenvolvimento intelectual que podem ser estressores e que nem todos os universitários têm capacidade de manejar de forma equilibrada, regular e estável. O objeto do estudo foi desenvolvido a partir dos pressupostos de que saúde é um confortável estado de bem-estar físico, mental e social, portanto envolve o bem-estar como um conceito chave na própria concepção, e que existe importância de escolhas saudáveis no estilo de vida para melhorar o bem-estar. Considerada esta conjuntura como ponto de partida, formula-se o problema: o estilo de vida pode ser determinante no bem-estar psicológico em estudantes de pós-graduação na área de saúde? O campo da pesquisa foi a Pós-graduação em Saúde da Universidade Estadual do Ceará - UECE. O estudo foi composto por n=184, 77,2% do sexo feminino e 22,8%do sexo masculino, alunos estudantes de Mestrado Acadêmico e Doutorado, com idade (32,17 ±6.91). A coleta de dados foi realizada via formulários eletrônico. As respostas do questionário foram analisadas por meio da estatística descritiva e analítica. A análise procedeu-se após o recolhimento dos dados gerados, que foram inseridos numa base de dados no SPSS 20 (Statistical Package forthe Social Sciences). Procedeu-se ao cálculo da estatística descritiva, usando-se medidas de tendência central e de dispersão, para caracterizar e classificar os sujeitos nas medidas de EVF e de EBEP. Foi adotado Coeficiente de Variação-CV para verificação da homogeneidade da amostra. Foram conduzidas análises entre os resultados das escalas e as características dos indivíduos usando correlação de Spearman, para relacionar as escalas qualitativas, e Qui-quadrado, para as variáveis categóricas. Os principais resultados indicam que grande parte está no nível considerado “Muito bom” (44,6%) e “Bom” (41,3%) de EV; o domínio “Atividade“ (1,38±1,17) foi o item que apresentou a média mais baixa evidenciou que o tempo de AF dedicado ao lazer (1,28±1,38) é o que necessita de maiores cuidados; a análise de EV e características demográficas demonstrou que grande parte das mulheres(47%), dos indivíduos casados(50,0%) e dos estudantes do Mestrado em Nutrição e Saúde(66,7% p=0,0001) estiveram melhor categorizadas; no BEP o domínio com melhore posição foi o “Propósito de vida” (p= 0,014); o domínio “Autonomia” foi o que apresentou médias mais baixas. Pormenorizados as relações entre os domínios do BEP e as características demográficas do grupo, as mulheres, os casados, os alunos do PPSAC 7e os doutorandos dos vários Programas estiveram entre os grupos mais bem colocados nas “Relações positivas com os outros”; a “Autonomia” teve destaque entre os casados; o “Crescimento pessoal” foi mais expressivo no sexo masculino e em estudante do Programa em Ciências Fisiológicas; o “Propósito de vida” foi expressivo no sexo masculino e nos estudantes do PPSAC. A “Auto aceitação” foi mais representativa nos divorciados. Conclui-se, com base nas correlações significativas (p= 0,0001) e no caráter moderado dessas correlações ( 0,306) que existem indicações no sentido de que pessoas com melhores comportamentos de EV podem manifestar melhores padrões de BEP. Porém não pode ser concluída uma relação específica de determinação (causa/efeito, determinação simples, determinação complexa), inclusive em decorrência de algumas limitações vivenciadas no presente estudo. 

Palavras-chave: Estilo de vida. Bem-estar psicológico. Saúde de Estudantes.


Abstract:
Academic life aims to develop human and intellectual growing involving a wide set of work processes that can cause stress to university students, who may do not have the ability to manage in a balanced and stable manner. This study was developed by considering two main assumptions: health is by definition a comfortable state of physical, mental and social well-being; and secondly, healthy decisions are crucial to improve well-being. By taking into account the previous scope as a starting point, a general hypothesis was defined as follows: can lifestyle be a determining factor in the psychological well-being of graduate students in the health field? The research was delimited to the Health graduate program of Ceara State University - UECE. The study was composed of a sample of n =184, 77.2% female and 22.8% male, students of Academic Master and Doctorate programs, aged (32.17 ± 6.91). Data collection was carried out via e-mails forms. All the responses were analyzed by using descriptive and analytical statistics. After the collecting process, data was incorporated into a database in SPSS 20 software (Statistical Package for the Social Sciences). Descriptive statistics were then calculated, using the results of central tendency and dispersion in order to characterize and classify the subjects (EVF and EBEP). CV Variation Coefficient was used to verify the sample homogeneity. Spearman's correlation was also used in order to compare and link the qualitative scales results with the characteristics of the individuals. Categorical variables were also correlated by considering Chi-squared test. The main results indicate that a large part of the sample is at the levels “Very good” (44.6%) and “Good” (41.3%) of EV; the “Activity” domain (1.38 ± 1.17) was the item with the lowest average, showing that the AF time dedicated to ‘entertainment’ (1.28 ± 1.38) is the one that needs more care; the EV analysis and 
demographic characteristics showed that a large group of women (47%) of married individuals (50.0%) and students of the Master's in Nutrition and Health (66.7% p = 0.0001) were better categorized ; in the BEP, the domain with the best position was the “Purpose of life” (p = 0.014); the “Autonomy” domain presented the lowest averages. Detailing the relations between the BEP domains and the demographic characteristics of the group, women, married people, PPSAC students and doctoral students from the various Programs were among the groups best placed in “Positive relationships with others”; “Autonomy” showed relevance among married people; “Personal growth” was more expressive in males and in students of the 9. Program in Physiological Sciences; the “Purpose of life” was expressive in males and in PPSAC students. "Self-acceptance" was more representative in divorcees. It is concluded, based on the significant correlations (p = 0.0001) as well as in the moderate character of these correlations (0.306), that there are indications that people with better EV behaviors can manifest better BEP patterns. However, a specific relationship of determination cannot be concluded (cause / effect, simple determination, complex determination), including due to some limitations experienced in this study. 

Keywords: Lifestyle. Psychological well-being. Student Health.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Domeneguetti, Jardenia Chaves. Estilo de vida e bem-estar psicológico dos discentes da pós-graduação strictu sensu em saúde. 2020. 97 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 17 de março de 2025

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