O LEGADO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ
Autor(es):
BARROS, ÉDNA MARIA RODRIGUES MOURA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2020
Resumo:
O presente trabalho dissertativo, vinculado à linha de pesquisa Formação e Desenvolvimento Profissional com seu núcleo Aprendizagem e Subjetivdade no Percurso de Formação Profissional, de cunho qualitativo, se consubstancia em análise bibliográfica e documental. Tem como objetivo geral: investigar o legado do primeiro laboratório de psicologia na formação de professores na Escola Normal no Ceará, levando-se em conta a indagação central, objeto desta pesquisa, sobre qual o legado do primeiro laboratório de psicologia implantado no Ceará na década de 1920 do século passado na formação de professores. A partir do método da pesquisa documental, compreende-se a existência do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal do Ceará como espaço de desenvolvimento das práticas pedagógicas aplicadas pelo professor Lourenço Filho na formação de professores, utilizando-se técnicas e métodos do Ensino Ativo da escola nova. Fez-se análise dos documentos em diferentes arquivos históricos e acervos virtuais, levando-se em conta a singularidade da sociedade inserida naquele contexto de experiências e vivências sociais, culturais, econômicas e políticas. Que existe um legado na formação profissional de professores, a partir do aperfeiçoamento de técnicas, métodos e aplicação da ciência psicológica de então, sendo quase desconhecido nas terras cearenses.
Palavras-chave: Escola normal. Escola nova. Formação de professores. Laboratório de psicologia.
Abstract:
The present dissertation paper, related to the line of research Training and Professional Development with its nucleus Learning and Subjectivity in the Professional Training Path, with a qualitative nature, is substantiated in a bibliographic and documentary analysis. It has as general objective: to investigate the legacy of the first psychology laboratory in the professor’s training at the Normal School of Ceará, considering the central inquiry, objective of this research, about the legacy of the first psychology laboratory implanted in Ceará in the decade 1920 of the past century in the professor’s training. Based in the documentary research method, the existence of the Experimental Psychology Laboratory at the Normal School of Ceará is understood as a space for the development of pedagogical practices applied by Professor Lourenço Filho in the professor’s training, using techniques and methods of the Active Teaching of the new school. It was made an analysis of the documents in different historical archives and virtual collections, considering the singularity of the society inserted in that context of social, cultural, economical and political experiences. That there is a legacy in the professional training of professors, from the enhancement of techniques, methods and application of psychological science at that time, being almost unknown in the lands of Ceará.
Keywords: Normal school. New school. Professor’s training. Psychology laboratory.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
BARROS, ÉDNA MARIA RODRIGUES MOURA. O LEGADO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ . 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, , 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1