Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O LEGADO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ

Autor(es):
BARROS, ÉDNA MARIA RODRIGUES MOURA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O presente trabalho dissertativo, vinculado à linha de pesquisa Formação e Desenvolvimento
Profissional com seu núcleo Aprendizagem e Subjetivdade no Percurso de Formação
Profissional, de cunho qualitativo, se consubstancia em análise bibliográfica e documental. Tem
como objetivo geral: investigar o legado do primeiro laboratório de psicologia na formação de
professores na Escola Normal no Ceará, levando-se em conta a indagação central, objeto desta
pesquisa, sobre qual o legado do primeiro laboratório de psicologia implantado no Ceará na
década de 1920 do século passado na formação de professores. A partir  do método da pesquisa
documental, compreende-se  a existência do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola
Normal do Ceará como espaço de desenvolvimento das práticas pedagógicas aplicadas pelo
professor Lourenço Filho na formação de professores, utilizando-se técnicas e métodos do Ensino
Ativo da escola nova. Fez-se análise dos documentos em diferentes arquivos históricos e
acervos virtuais, levando-se em conta a singularidade da sociedade inserida naquele contexto de
experiências e vivências sociais, culturais, econômicas e políticas. Que existe um legado na
formação profissional de professores, a partir do aperfeiçoamento de técnicas, métodos e
aplicação da ciência psicológica de então, sendo quase desconhecido nas terras cearenses.

 

Palavras-chave: Escola normal. Escola nova. Formação de professores. Laboratório de
psicologia.  

 

 

 

Abstract:
The present dissertation paper, related to the line of research Training and Professional
Development with its nucleus Learning and Subjectivity in the Professional Training Path, with a
qualitative nature, is substantiated in a bibliographic and documentary analysis. It has as general
objective: to investigate the legacy of the first psychology laboratory in the professor’s training at
the Normal School of Ceará, considering the central inquiry, objective of this research, about the
legacy of the first psychology laboratory implanted in Ceará in the decade 1920 of the past
century in the professor’s training. Based in the documentary research method, the existence of
the Experimental Psychology Laboratory at the Normal School of Ceará is understood as a space
for the development of pedagogical practices applied by Professor Lourenço Filho in the
professor’s training, using techniques and methods of the Active Teaching of the new school. It
was made an analysis of the documents in different historical archives and virtual collections,
considering the singularity of the society inserted in that context of social, cultural, economical
and political experiences. That there is a legacy in the professional training of professors, from
the enhancement of techniques, methods and application of psychological science at that time,
being almost unknown in the lands of Ceará.

 

Keywords: Normal school. New school. Professor’s training. Psychology laboratory.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARROS, ÉDNA MARIA RODRIGUES MOURA. O LEGADO DO PRIMEIRO LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS NO CEARÁ . 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, , 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1