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Repositório Institucional - UECE
Título:
Professoras supervisoras do pibid educação especial inclusiva e as expressões das experiências formativas em sua subjetividade

Autor(es):
Mota, Bruno De Oliveira Sales

Palavras Chaves:
Subjetividade. Formação de Professores. Educação Especial. Educação Inclusiva. Alunos com Desenvolvimento Atípico. PIBID.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A Educação Especial em uma perspectiva inclusiva configura-se como um direito a ser garantido pela sociedade aos alunos que se constituem como o público alvo de seu atendimento. Tal responsabilidade é um dever de todos. Mediante este panorama, é importante refletir sobre a contribuição dos contextos formativos para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva. Ademais, é igualmente importante perceber como os professores se implicam em seus processos de formação em busca de um trabalho inclusivo com os alunos com desenvolvimento atípico. Cabe, então, ressaltar que a dimensão subjetiva do professor em formação não tem se constituído como elemento relevante na maioria dos contextos formativos. Sendo assim, a partir dos estudos fundamentados na Teoria da Subjetividade de González Rey, procuramos compreender como professoras supervisoras, que atuam com alunos com desenvolvimento atípico, expressam as produções subjetivas mobilizadas pelas experiências formativas de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na área da Educação Especial Inclusiva, em suas configurações subjetivas da profissão docente. O caminho metodológico trilhado seguiu a Metodologia Construtivo-Interpretativa, fundamentada na Epistemologia Qualitativa de González Rey, desenvolvendo estudos de casos, propiciando a construção das informações por intermédio dos seguintes instrumentos: observações, entrevistas semiestruturadas, questionário, redação, dinâmicas conversacionais, Completamento de Frases, diário de campo, além de instrumentos criados pelo próprio pesquisador. As participantes desta pesquisa eram duas professoras, atuantes na área da Educação Especial e supervisoras no PIBID – que se constituiu o campo de pesquisa. As hipóteses elaboradas nos possibilitaram compreender que as professoras apresentaram posturas diferentes quanto à subjetivação das experiências formativas que vivenciaram no PIBID em suas configurações subjetivas da profissão docente: enquanto uma professora conseguiu por meio do PIBID desenvolver recursos subjetivos que cooperassem no enfrentamento de sua prática pedagógica com os alunos com desenvolvimento atípico, a outra professora não conseguiu por intermédio do PIBID desenvolver recursos subjetivos relevantes que colaborassem com as demandas de seu trabalho. Os apontamentos alcançados pela elaboração do modelo teórico a partir desta pesquisa possibilitaram compreender: a importância da relação entre o contexto formativo e a produção subjetiva do professor em formação como indissociáveis para o desenvolvimento de uma perspectiva educacional inclusiva; a relevância da consideração do atual momento da vida e da carreira dos professores em formação pelos contextos formativos e como ele é subjetivado pelos indivíduos; assim como a necessidade de o professor de Educação Especial se constituir como sujeito em um contexto de tensão e contradição que constitui a subjetividade social do campo educacional na atualidade. Palavras-chave: Subjetividade. Formação de Professores. Educação Especial. Educação Inclusiva. Alunos com Desenvolvimento Atípico. PIBID.

Abstract:
Special Education in an inclusive perspective is configured as a right to be guaranteed by society to students who constitute themselves as the target audience of their servisse. Such responsibility is everyone's duty. Against this background, it is important to reflect on the contribution of training contexts to the development of an inclusive pedagogical practice. Furthermore, it is equally important to understand how teachers are involved in their training processes in search of inclusive work with students with atypical development. It should be noted, then, that the subjective dimension of the teacher in training has not been a relevant element in most training contexts. Thus, from studies based on González Rey’s Theory of Subjectivity, we seek to understand how supervising teachers, who work with students with atypical development, express the subjective productions mobilized by the formative experiences of a subproject of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID), in the area of Special Inclusive Education, in their subjective configurations of the teaching profession. The methodological path followed the Constructive-Interpretative Methodology, based on González Rey’s Qualitative Epistemology, developing case studies, enabling the construction of information through the following instruments: observations, semi-structured interviews, questionnaire, writing, conversational dynamics, Phrase Completion, field jornal, in addition to instruments created by the researcher himself. The participants in this research were two teachers, working in the area of Special Education and supervisors at PIBID - which constituted the research field. The hypotheses elaborated enabled us to understand that both teachers presented different attitudes regarding the subjectivation of the formative experiences they had at PIBID in their subjective configurations of the teaching profession: while one teacher managed, through PIBID, to develop subjective resources that cooperated in coping with her pedagogical practice with students with atypical development, the other teacher was unable to develop, through PIBID, to develop relevant subjective resources that collaborated with the demands of her work. The notes reached by the elaboration of the theoretical model from this research made it possible to understand: the importance of the relationship between the formative context and the subjective production of the teacher in formation as inseparable for the development of an inclusive educational perspective; the relevance of considering the current moment in the life and career of teachers in training due to formative contexts and how it is subjectified by individuals; as well as the need for the Special Education teacher to become a subject in a context of tension and contradiction that constitutes the social subjectivity of the educational field today. Keywords: Subjectivity. Teacher Training. Special Education. Inclusive Education. Students with Atypical Development. PIBID.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Mota, Bruno De Oliveira Sales. Professoras supervisoras do pibid educação especial inclusiva e as expressões das experiências formativas em sua subjetividade. 2020. 206 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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