CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ÁLBUM SERIADO PARA SUBSIDIAR AS AÇÕES DOS PROFISSIONAIS NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL
Autor(es):
ALVES, SUZETTE DE OLIVEIRA SIQUEIRA TELLES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
A reforma psiquiátrica somada à constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) pautado em preceitos como integralidade e participação social, entre outros avanços nos cuidados com a saúde no Brasil, conduziram melhorias significativas nos cuidados com a saúde mental. Contudo, assegurar os direitos dos usuários e não os reduzir a um sintoma ou doença gera uma reflexão necessária nos dispositivos de saúde. Entende-se que o empoderamento é um processo educativo e pode ser potencializado quando a construção possui a contribuição do profissional de saúde mental por meio da relação com o usuário. Diante disso, objetivou-se a construção de um Álbum Seriado, como ferramenta pedagógica para fortalecimento da implicação dos profissionais no processo de empoderamento dos usuários. Trata-se de um estudo metodológico para construção e validação de um instrumento educativo, salientando a importância não só do empoderamento dos usuários na RAPS, mas também da implicação dos profissionais neste processo. O estudo metodológico desenvolvido gerou quatro etapas de resultados. Primeiramente, foi realizada uma revisão integrativa sobre a temática: empoderamento, saúde mental e educação em saúde, da qual se concluiu que a articulação dos três descritores gera poucos estudos, e empoderamento não foi visto como uma ferramenta potencial na relação “entre ou com” profissionais e usuários, o que seria a perspectiva deste trabalho. A segunda etapa consistiu numa pesquisa de campo, com aplicação de entrevistas ao público-alvo, constituído por profissionais e usuários, na qual foram encontradas algumas intervenções de alguns profissionais que facilitariam o processo de empoderamento, todavia de forma incipiente, pois não havia uma aceitação significativa, com potencial transformador pelos usuários. A terceira etapa abrangeu a confecção da tecnologia educativa Álbum Seriado, numa perspectiva sociointeracionista de Vigotski, e, por último, validação de conteúdo e aparência da tecnologia criada. Os dados foram analisados por meio do conteúdo de Bardin, buscando-se compreender os resultados à luz dos teóricos, das práticas e da existência de uma relação viva e processual entre profissionais e usuários. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Na validação interna de conteúdo e aparência, o material foi considerado relevante, com pontuação global de 0,96 pelos juízes público-alvo e 0,90 pelos juízes especialistas. Na validação por especialistas, realizada com 9 juízes, obteve-se índice de validade de conteúdo geral de 0,87 e
validade de aparência de 0,95. Com este trabalho, espera-se que ele fomente a possibilidade de produzir diretrizes, fluxos e outros indicadores que possam embasar a construção de uma linha de cuidado compartilhado integral em saúde psicossocial, de tal modo que esta construção priorize e facilite o empoderamento dos usuários e a implicação dos profissionais dos serviços de saúde neste processo. Assim, o Álbum Seriado foi construído como recurso pedagógico em Educação em Saúde para poder ser utilizado como ferramenta para os profissionais de saúde no processo de empoderamento de usuários com transtornos mentais.
Palavras-chave: Empoderamento. Saúde Mental. Educação em Saúde
Abstract:
Psychiatric reform, coupled with the constitution of the Unified Health System (SUS), based on precepts such as integrality and social participation, among other advances in health care in Brazil, have led to significant improvements in mental health care. However, securing users' rights rather than reducing them to a symptom or disease creates a necessary reflection on health devices. It is understood that empowerment is an educational process and can be enhanced when the construction has the contribution of the mental health professional through the relationship with the user. In view of this, the objective was to build a Serial Album as a pedagogical tool to strengthen the involvement of professionals in the process of empowering users. It is a methodological study for the construction and validation of an educational instrument, emphasizing the importance not only of the empowerment of users in RAPS, but also of the implication of professionals in this process. The methodological study developed yielded four stages of results. Firstly, an integrative review was carried out on the theme: empowerment, mental health and health education, which concluded that the articulation of the three descriptors generates few studies, and empowerment was not seen as a potential tool in the relationship “between or with " professionals and users, what would be the perspective of this work. The second stage consisted of a field survey, with interviews to the target audience, consisting of professionals and users, in which some interventions of some professionals were found that would facilitate the process of empowerment, however in an incipient way, since there was no acceptance with transformative potential by users. The third stage included the preparation of educational technology Serial Album, a sociointeractionist perspective of Vygotsky, and finally, validate the content and appearance of the created technology. The data were analyzed through the content of Bardin, seeking to understand the results in the light of theorists, practices and the existence of a living and procedural relationship between professionals and users. The study was approved by the Research Ethics Committee. In the internal validation of content and appearance, the material was considered relevant, with an overall score of 0.96 by the target public judges and 0.90 by the expert judges. In the validation by experts, performed with 9 judges, the general content validity index of 0.87 and appearance validity of 0.95 was obtained. With this work, it is hoped that it will foster the possibility of producing
guidelines, flows and other indicators that could support the construction of a comprehensive shared care line in psychosocial health, in such a way that this construction prioritizes and facilitates the empowerment of users and the implication of health service professionals in this process. Thus, the Serial Album was built as a pedagogical resource in Health Education to be used as a tool for health professionals in the process of empowering users with mental disorders.
Keywords: Empowerment. Mental Health. Health Education
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
ALVES, SUZETTE DE OLIVEIRA SIQUEIRA TELLES . CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE ÁLBUM SERIADO PARA SUBSIDIAR AS AÇÕES DOS PROFISSIONAIS NO PROCESSO DE EMPODERAMENTO DOS USUÁRIOS DE SAÚDE MENTAL . 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 28 de março de 2024
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