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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Significações das professoras produzidas em uma experiência de formação continuada e a inclusão escolar

Autor(es):
Andrade, Royston Diogenes

Palavras Chaves:
Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva. Alunos com desenvolvimento atípico. Professores-supervisores.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A presente dissertação objetiva compreender as significações produzidas pelas professoras-supervisoras engajadas na experiência formativa do PIBID UFC e suas implicações na organização de uma prática pedagógica inclusiva direcionada aos alunos com desenvolvimento atípico na sala de aula comum. Os participantes foram duas professoras que atuaram como supervisoras no subprojeto Educação Inclusiva – PIBID/UFC (2012-2018). Os dados para análise foram produzidos a partir das contribuições das participantes registradas em questionários e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados seguiram a proposta teórico-metodológica denominada Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013), que com base nos fundamentos da perspectiva histórico-cultural, subsidiou a apropriação das significações constituídas pelos professores, frente a realidade investigada. No que pese a singularidade intrínseca à composição de uma experiência, as significações das professoras produzidas na formação promovida pelo PIBID UFC, dentre outras expressões emergentes na pesquisa, segundo as seguintes evidências: imprimiu uma natureza contextualizada e colaborativa à experiência formativa, razão pelo qual gerou motivação e satisfação em participar, reverberando em suas práticas educativas; as professores concentram expectativas favoráveis à formação continuada para responder às inquietações e demandas específicas de suas práticas pedagógicas; acesso a novos conhecimentos e saberes para subsidiar à organização do ensino direcionado aos alunos com desenvolvimento atípico na perspectiva inclusiva. Por outro lado, se evidenciou que houve equívocos e reducionismo nas concepções das professoras sobre a educação dos alunos com desenvolvimento atípico, ainda a ser trabalhado na formação continuada. Muito do que foi empreendido como iniciativa do Programa foi assumido individualmente pelas professoras, após a conclusão do trabalho na escola. Este estudo pode ajudar na busca de novas teorias e questões que servirão como base para futuras investigações sobre a formação de professores para educação inclusiva. Palavras-chave: Formação Continuada de Professores. Educação Inclusiva. Alunos com desenvolvimento atípico. Professores-supervisores.

Abstract:
Esta disertación tiene como objetivo comprender los significados producidos por los docentes-supervisores involucrados en la experiencia formativa PIBID UFC y sus implicaciones en la organización de una práctica pedagógica inclusiva dirigida a estudiantes con desarrollo atípico en el aula común. Los participantes fueron dos docentes que actuaron como supervisores en el subproyecto Educación Inclusiva - PIBID / UFC (2012-2018). Los datos para el análisis se elaboraron a partir de los aportes de los participantes registrados en cuestionarios y entrevistas semiestructuradas. El análisis de los datos siguió la propuesta teórico-metodológica denominada Núcleos de Significación (AGUIAR; OZELLA, 2006, 2013), que a partir de los fundamentos de la perspectiva histórico-cultural, sustentaba la apropiación de los significados constituidos por los docentes, frente a la realidad investigada. En cuanto a la singularidad intrínseca a la composición de una experiencia, los significados de los docentes producidos en la formación promovida por PIBID UFC, entre otras expresiones emergentes en la investigación, de acuerdo con las siguientes evidencias: le dio un carácter contextualizado y colaborativo a la experiencia formativa, por lo que generó motivación y satisfacción por participar, repercutiendo en sus prácticas educativas; los docentes concentran expectativas favorables a la formación continua para responder a las inquietudes y demandas específicas de sus prácticas pedagógicas; Acceso a nuevos conocimientos y conocimientos para apoyar la organización de la docencia dirigida a estudiantes con desarrollo atípico en una perspectiva inclusiva. Por otro lado, se hizo evidente que existían errores y reduccionismo en las concepciones de los docentes sobre la formación de estudiantes con desarrollo atípico, aún por trabajar en la educación continua. Gran parte de lo que se emprendió como iniciativa del Programa fue asumido individualmente por los profesores, una vez finalizado el trabajo en la escuela. Este estudio puede ayudar en la búsqueda de nuevas teorías y preguntas que sirvan de base para futuras investigaciones sobre la formación del profesorado para la educación inclusiva. Palabras clave: Formación continua del profesorado. Educación inclusiva. Estudiantes con desarrollo atípico. Maestros-supervisores

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Andrade, Royston Diogenes. Significações das professoras produzidas em uma experiência de formação continuada e a inclusão escolar. 2020. 206 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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