Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Trabalho docente na licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana

Autor(es):
Martins, Maria Marcia Melo De Castro

Palavras Chaves:
Trabalho Docente; Ontologia do Ser Social; Licenciatura em Ciências Biológicas

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Este estudo tem como objeto de investigação o trabalho docente na licenciatura em Ciências Biológicas como possibilidade de objetivação de atividades educativas emancipadoras, no âmbito da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa, que contou com a colaboração de dezessete professores de dois campi da UECE, do interior do estado, problematiza o trabalho docente na licenciatura em Ciências Biológicas e sua função social (mediação) no tocante à formação de professores de Ciências e Biologia para a Educação Básica, na perspectiva da emancipação humana, a partir da intrínseca relação onto-histórica entre as categorias trabalho e educação e sua manifestação fenomênica no contexto da sociedade capitalista. Nesse sentido, teve como objetivo geral compreender os fundamentos onto-históricos e a materialidade do trabalho docente desenvolvido na licenciatura em Ciências Biológicas (presencial) da Universidade Estadual do Ceará, considerando em que medida os pores teleológicos que os professores objetivam em sua práxis se aproximam da perspectiva da emancipação humana. Assenta-se no referencial teórico-metodológico da ontologia marxiano-lukacsiana (ontologia do ser social), e no materialismo histórico dialético como método de investigação (dialética marxiana), tomando como procedimentos/técnicas de coleta de dados a pesquisa documental e a entrevista semiestrutura em articulação à entrevista reflexiva. Defende a tese de que o trabalho docente na licenciatura em Ciências Biológicas, constituído por múltiplas determinações que expressam as contradições da sociedade capitalista, sobretudo no que concerne às relações entre trabalho/educação/formação, pode, ainda que de forma limitada, se materializar objetivando teleologias voltadas à perspectiva da emancipação humana, por meio de atividades educativas emancipadoras. O estudo identificou, como causalidades postas ao trabalho docente, a relação formação - trabalho e a precarização das condições de trabalho dos professores. Predomina nos documentos oficiais e nas concepções formativas dos docentes uma teleologia voltada para a cidadania/formação cidadã, o que, a partir de Ivo Tonet, pode-se afirmar seu limite à construção de uma sociedade livre das desigualdades, porquanto não está comprometida com a superação do capital. Embora não se tenha identificado um projeto explícito de trabalho e formação afinado com a perspectiva da emancipação humana, a tese anunciada se confirma, uma vez que o trabalho docente na licenciatura em Ciências Biológicas materializa teleologias que se aproximam a uma das características das atividades educativas emancipadoras, conforme as anuncia Ivo Tonet, a saber, o domínio do conteúdo específico a ser ensinado, marcadamente pelo compromisso dos docentes em objetivar uma formação sólida, teórica e praticamente, ainda que predominantemente no campo biológico, o que em determinados momentos gera tensão entre os professores, por suas distintas concepções de formação docente para o contexto da Educação Básica.

Abstract:
Este estudio tiene como objeto de investigación el trabajo docente en la licenciatura en Ciencias Biológicas como una posibilidad de objetivación de actividades educativas emancipatorias en el contexto de la Universidad Estatal de Ceará. La investigación, que contó con la colaboración de diecisiete docentes de dos campi de la UECE en el interior del Estado, problematiza el trabajo docente en la licenciatura en Ciencias Biológicas y su función social (mediación) en relación con la formación de docentes de Ciencias y Biología para la Educación Básica, desde la perspectiva de la emancipación humana, desde la relación intrínseca y histórica entre las categorías trabajo y educación y su manifestación fenoménica en el contexto de la sociedad capitalista. En este sentido, tuvo como objetivo general comprender los fundamentos históricos y la materialidad del trabajo docente desarrollado en la licenciatura de Ciencias Biológicas de la Universidad Estatal de Ceará, en el interior del Estado, considerando en qué medida las posiciones teleológicas que los docentes apuntan en su praxis se acercan a la perspectiva de la emancipación humana. Se basa en el marco teórico-metodológico de la ontología marxiano-lukacsiana (ontología del ser social) y el materialismo histórico dialéctico como método de investigación (dialéctica marxiana), tomando como procedimientos/ técnicas de recopilación de datos la investigación documental y la entrevista semiestructurada en articulación a la entrevista reflexiva. Defiende la tesis de que el trabajo docente en la licenciatura en Ciencias Biológicas, constituido por múltiples determinaciones que expresan las contradicciones de la sociedad capitalista, sobre todo en lo que concierne a las relaciones entre trabajo/educación/formación, puede, aunque de forma limitada, materializarse objetivando teleologías orientadas a la perspectiva de la emancipación humana por medio de actividades educativas emancipadoras. El estudio identificó como causalidades planteadas al trabajo docente la relación formación - trabajo y la precariedad de las condiciones laborales de los profesores. En los documentos oficiales y en las concepciones formativas de los docentes, prevalece una teleología centrada en la ciudadanía/formación ciudadana, que, desde Ivo Tonet, se puede decir que limita la construcción de una sociedad libre de desigualdades, ya que no está comprometida con la superación del capital. Aunque no se haya identificado un proyecto explícito de trabajo y formación afinado con la perspectiva de la emancipación humana, la tesis anunciada se confirma, puesto que el trabajo docente, constituido por múltiples determinaciones que expresan las contradicciones de la sociedad de clases, especialmente con respecto a las relaciones entre trabajo/educación /formación, el trabajo docente en la licenciatura en Ciencias Biológicas tiene objetivado las teleologías que expresan una de las características de las actividades educativas emancipadoras, según lo anunciado por Ivo Tonet, a saber, el dominio del contenido específico a ser enseñado, marcado por el compromiso de los docentes para materializar una sólida formación teórica y prácticamente, aunque predominantemente en el campo biológico, que a veces genera tensión entre los profesores, debido a sus diferentes concepciones de formación docente para el contexto de la educación básica.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Martins, Maria Marcia Melo De Castro. Trabalho docente na licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana. 2020. 336 f. Tese (Doutorado em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1