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Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação continuada de professores do 5º ano do ensino fundamental: avanços e desafios para a construção da práxis docente

Autor(es):
Barbosa, Tereza Cristina Lima

Palavras Chaves:
Práxis docente. Formação continuada de professores. Teoria e prática.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Diante das mudanças significativas que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo, nas esferas da vida social, política, econômica e educacional, o fazer pedagógico também é convidado a rever sua cultura, de modo a, sistematicamente, repensar a formação promovida no contexto escolar, analisando os desafios presentes na realização de suas práticas e a necessidade permanente de formação. Assim, este trabalho tem como objeto de investigação a formação continuada dos professores do 5º ano e os desafios para a construção da práxis docente, e objetiva compreender, a partir dos processos de formação continuada no município de Fortaleza, as oportunidades e os desafios para o desenvolvimento de uma práxis docente vivenciados pelos professores do 5º ano do ensino fundamental da Secretaria Regional VI. O estudo se inseriu no contexto da abordagem qualitativa e, para alcançar o objetivo proposto, configurou-se como uma pesquisa exploratória - descritiva. Utilizou como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, o levantamento e análise documental, a observação, a aplicação de questionários semiestruturados e a entrevista estruturada com os professores do 5° ano do Ensino Fundamental do Distrito VI de Educação de maior carga horária. O Eixo teórico utilizado para a estruturação das análises foi construído a partir das categorias Formação Continuada de Professores, fundamentando-se teoricamente nos estudos de Imbernón (2010), Lima (2001), Nóvoa (1991; 2019) e Práxis Docente, apoiando-se nos contributos teóricos de Freire (1996; 1987), Konder (1992), Pimenta (2012), Schmied-Kowarzik (1988), Vázquez (2011) além de outros estudiosos que foram emergindo a partir das discussões deste trabalho. A análise dos dados aponta que a proposta de formação continuada desenvolvida no município de Fortaleza, apesar de trazer em seu bojo a preocupação com a formação dirigida aos professores, relaciona-se dialeticamente com a concepção de práxis pedagógica, ora aproximando-se, através da fundamentação teórica, vivências de práticas docentes e estratégias metodológicas permitindo a aproximação com o contexto escolar, o espaço formativo como possibilidade de diálogos, reflexões, planejamentos, orientações, encaminhamentos, partilhas de saberes e escuta docente e ora distanciando-se dessa perspectiva, em decorrência das demandas que emergem do contexto das políticas neoliberais que têm como preocupação central a busca por resultados. Diante do exposto, conclui-se que não é possível afirmar que a formação ocorrida no contexto consiga alcançar a perspectiva de práxis como unidade entre a teoria e a prática, tendo em vista os inúmeros desafios pautados pelos sujeitos que se relacionam ao exercício da profissão no atual contexto que se não impedem, acabam por limitar a articulação das múltiplas dimensões do trabalho docente, com predomínio da técnica sobre as questões relacionadas à ética, à política e a estética. Palavras-chave: Práxis docente. Formação continuada de professores. Teoria e prática.

Abstract:
Considering the significant changes occurring in Brazil and in the world, in social, political, economic and educational life, the pedagogical process is also invited to review its culture in order to systematically rethink the formation promoted in the educational context, analyzing the challenges present in the realization of its practices and in the on-going need for formation. Thus, this work has the continuous training of teachers from the fifth grade and the challenges for the construction of teaching praxis as its research subject, and it aims to understand, from the processes of continuous formation in the municipality of Fortaleza, the opportunities and challenges to the development of the teaching practice experienced by teachers from 5th grade of primary education of the Regional Administrative Secretariat VI. This is an exploratory, descriptive research, with a qualitative approach. It used as strategies of approximation with reality the review of literature, the survey and document analysis, the observation, the application of semi-structured questionnaires and the structured interview with teachers from 5th grade who had bigger workload. The theoretical axis used for the structuring of analyses was based on the categories: Continuous Teacher Training, theoretically based on the studies of Imbernón (2010), Lima (2001), Nóvoa (1991; 2019) and Teaching Praxis, drawing on Freire's theoretical contributions (1996; 1987), Konder (1992), Pepper (2012), Schmied-Kowarzik (1988), Vázquez (2011) and other scholars who emerged from the discussions of this work. The data analysis points out that, despite bringing with it the concern with the training directed to teachers, the proposal for continuous education developed in the city of Fortaleza relates dialectically to the conception of pedagogical praxis, at times getting closer, through theoretical reasoning, experiences of teaching practices and methodological strategies allowing the approximation with the school context, the training space as a possibility for dialogues, reflections, planning, orientations, forwarding, knowledge sharing and listening to the teachers, and at times, distancing itself from this perspective, because of the demands that emerge from the context of neoliberal policies that have as central concern the search for results. Considering the above exposed, the conclusion is that it is not possible to assert that the formation that took place in this context can achieve the perspective of praxis as a unity between theory and practice, due to numerous challenges faced by those involved in the exercise of the profession in the current context. Even if these challenges do not prevent it, they limit the articulation of the multiple dimensions of the teaching work, with predominance of the technique on issues related to ethics, politics and aesthetics. Keywords: Teaching Praxis. Continuous teacher training. Theory and practice.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Barbosa, Tereza Cristina Lima. Formação continuada de professores do 5º ano do ensino fundamental: avanços e desafios para a construção da práxis docente. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 9 de maio de 2024

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