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Repositório Institucional - UECE
Título:
Metodologias ativas de ensino: novas práticas, antigas reproduções? uma análise à luz da crítica marxista

Autor(es):
Paiva, Marlla Rubya Ferreira

Palavras Chaves:
metodologias ativas; educação; crítica marxista; Emancipação; Capital; Karl Marx.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
O objetivo central deste estudo é analisar criticamente a proposta das Metodologias Ativas de Ensino a luz da Ontologia Marxiana-Lukacsana. Compreende-se o complexo da educação em sua autonomia relativa e sua função de possibilitar a apropriação do mundo pelo homem produzindo direta e intencionalmente sua humanidade. Os projetos de educação, historicamente, vêm cumprindo predominantemente a função de reproduzir as relações sociais de dominação das sociedades de classe. Sociabilidades fundadas na exploração do homem pelo homem. A realização dessa pesquisa de caráter bibliográfico contou, em um primeiro momento, com o um levantamento a partir da literatura oficial dos últimos dez anos, isso possibilitou caracterizar as Metodologias Ativas de ensino. De modo que, foi resgatado os elementos essenciais da Ontologia Marxiana-Lukacsana que possibilitam compreender através da contextualização dos métodos ativos os elementos históricos que os fomentam. Neste sentido, foram identificados os mesmos elementos fundantes destas metodologias presentes, outrora, no Escolanovismo e nas Pedagogias do Aprender a Aprender; entre eles está a centralidade no método, secundarização do papel do professor, oposição ao método tradicional, flexibilização e a reprodução do sistema capitalista inserido no contexto da crise estrutural do Capital. Averiguamos que há uma predileção pela proposta dos métodos ativos, o que leva a atribuição dessa categoria as práticas de ensino, inclusive, já reconhecidas, mas antes não com esta nomenclatura, fazendo pressupor que o termo “Metodologias Ativas” garantisse um lugar privilegiado nas atividades educativas. Todavia, não se interpretou que houve a criação de um novo paradigma, não do ponto de vista de articulação com a transformação social que possibilita a emancipação dos sujeitos. Assim, apenas uma proposta educativa que se situa historicamente, com vistas a articular-se com o rompimento desta reprodução; é que inauguraria um novo paradigma e status de inovação. Desse modo, toda e qualquer outra proposta é, na verdade, reedição; portanto, de acordo com estes parâmetros estão as Metodologias Ativas de ensino sob a ótica crítica Marxiana-Lukacsana. Ademais, não buscamos nesta análise a mera condenação dos métodos ativos, mas a elucidação das impossibilidades de alcançar a promessa de transformação social, a fim de eliminar as problemáticas próprias da contradição inerente ao sistema social capitalista.

Abstract:
The main purpose of this study is to critically analyze the Active Teaching Methodologies under the Marxian-Lukacsian perspective. We understand the education complex in its relative autonomy and its role of enabling the appropriation of the world by the mankind producing directly and intentionally its humanity. Historically, the education projects have predominantly fulfilled the role of reproduce the social relations of domination of class societies, which are founded on the exploration of the men by the men. The realization of this research with a bibliographic character relied primarily on the survey from the official literature of the last ten years, which made possible to characterize the Active Teaching Methodologies. We rescue the essential elements from the Marxian-Lukacsian ontology that make possible to understand, through the context of the active methods, the historical elements that corroborate them. In this sense, the same founding elements of these methodologies, formerly present in Progressive Education and Learn to Learn Pedagogies, were identified. Among these elements are: the emphasis on method; the teacher performs a secondary role; opposition to the traditional method; flexibilization and reproduction of the capitalist system in the context of structural crisis of the Capital. We found that there is a predilection for the active methods, which leads to the attribution of this category to teaching practices that are already recognized, but not before with this nomenclature, as if the "Active Methodologies" term itself was a sufficient to guarantee the spotlight on the activities. We do not understand that we are before a new paradigm, at least, not under the perspective of articulation with social transformation that allows the emancipation of the subjects. Thus, only an educational proposal that was historically situated with the aim to articulate itself with the breaking of this reproduction would inaugurate a new paradigm and status of innovation. Any other proposal is actually a reissue. These parameters include the Active Teaching Methodologies under the Marxian-Lukacsian critical perspective. Furthermore, we do not seek in this analysis the mere condemnation of active methods, but the elucidation of the impossibilities of reaching the promise of social transformation in order to eliminate the problems inherent in the contradiction inherent in the capitalist social system.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Paiva, Marlla Rubya Ferreira. Metodologias ativas de ensino: novas práticas, antigas reproduções? uma análise à luz da crítica marxista. 2020. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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