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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Dança como elemento de formação estética de docentes

Autor(es):
Queiroz, Juliane Goncalves

Palavras Chaves:
Corpo; Dança; Educação Estética; Ensino; Escola; Experiência Estética; Formação Docente.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Pensar a dança na formação docente e relacioná-la ao contexto escolar através de experimentações estéticas foi um desafio vivido e possível de ser alcançado. As reflexões desta pesquisa permeiam discussões acerca da experiência estética, dança e formação docente. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e tem aproximação com a metodologia de pesquisa-ação. Como objetivo geral, tivemos: investigar as possibilidades formativas de docentes por meio de experimentações estéticas em Dança; e, como objetivos específicos: compreender os saberes estéticos em Dança gerados na formação de docentes do Ensino Fundamental II; analisar as possibilidades do pensamento em Dança de docentes do Ensino Fundamental II para a educação; promover encontros estéticos-formativo em Dança, com aproximações na pesquisa-ação formativa, desenvolvendo habilidades e reflexões. Dessa maneira, refletindo em como articular esse aporte de estudos, pensamos na formação do docente, fundamental na vida de cada aluno e em minhas experiências como pedagoga e estudante de Dança. De modo a contribuir na formação docente, utilizamos o pensamento e experimentações em dança para possibilitar aos docentes experiências com seu corpo e com o outro na busca de um autoconhecimento, experiências estéticas, reflexões com o corpo. Nesse sentindo, realizamos através do Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma busca em relação aos trabalhos que abordavam dança, estética e formação. No mapeamento feito, como sendo a dança o foco principal desta pesquisa, ao fazer uma busca geral pela palavra dança, foram encontrados cerca de 5.239 trabalhos. Desse resultado, conseguimos selecionar 80 trabalhos que mais se aproximavam da temática para serem analisados, os resultados apontaram os poucos trabalhos relacionados a esse tema e mostraram a importância em se pesquisar sobre dança e formação docente. Por conseguinte, os termos foram abordados historicamente em seus conceitos e experimentados em um contexto escolar com um grupo de docentes. Através de encontros denominados Dança e Docência: desenvolvendo habilidades e reflexões, realizados com um grupo de docentes de uma escola municipal de Fortaleza, buscamos refletir e experienciar sobre o que foi posto. Autores como Schiller (2002); Dewey (2010); Vianna (2005); Sasportes (1983); Gil (2004); Duarte Junior (1981); Moraes (2018); Bordieu (2014); Strazzacappa (2006) e Marques (2011), dentre outros e documentos legais como LDB (1996), PCN (1997) e BNCC (2018), constituíram-se importantes referências no estudo. Desse modo, pensamos nos alunos que irão aprender, nos professores que irão ensinar, na formação docente para que esse ciclo de aprendizagens e formação tenha mais possibilidades no que compete à educação. É sobre ressignificar no processo do conhecimento de si, no ensino e na aprendizagem. Por conseguinte, esta pesquisa tem relevância ao possibilitar ao docente pensar a dança segundo os parâmetros que ela sugere, de modo a possibilitar um conhecimento de si, do outro, de sua relação com o mundo. Na pesquisa constatamos que experimentações em dança e reflexões sobre o corpo são temas distantes da realidade escolar. As observações feitas durante os encontros, deixam explícito que as reflexões e experimentações contribuíram de forma particular com cada participante. Foi possível perceber o pensamento em dança antes e depois da pesquisa com o grupo de docentes. De modo geral, práticas e reflexões acerca da dança, estética e formação são profícuos conceitos a serem trabalhados nesse âmbito. Palavras-chave: Corpo. Dança. Educação Estética. Ensino. Escola. Experiência Estética. Formação Docente.

Abstract:
Thinking about dance in teacher education and relating it to the school context through aesthetic experiments was a challenge experienced and possible to be achieved. The reflections of this research permeate discussions about the aesthetic experience, dance, and teacher training. The research has a qualitative approach and is close to the action-research methodology. As a general objective, we have: to investigate teachers' training possibilities through aesthetic experiments in Dance; and, as specific objectives: to understand the aesthetic knowledge in Dance generated in the formation of teachers of Elementary School II; to analyze the possibilities of thinking in Dance of teachers from Elementary School II for education; promote aesthetic-formative meetings in Dance, with approximations of formative action-research, developing skills and reflections. In this way, reflecting on how to articulate this contribution of studies, we think about teacher training, which is fundamental in the life of each student, and my experiences as a pedagogue and dance student. To contribute to teacher training, we use thought and experimentation in dance to enable teachers to experiment with their bodies and with others in the search for self-knowledge, aesthetic experiences, and reflections with the body. In this sense, we conducted through the Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), a search about works that addressed dance, aesthetics, and training. In the mapping done, as dance is the main focus of this research, when doing a general search for the word dance, about 5,239 works were found. From this result, we were able to select 80 academic works that were closest to the theme to be analyzed, the results pointed out the few works related to this theme and showed the importance of researching dance and teacher training. Consequently, the terms have been approached historically in their concepts and experienced in a school context with a group of teachers. Through meetings called Dance and Teaching: developing skills and reflections, held with a group of teachers from a municipal school in Fortaleza, we seek to reflect and experience what has been put. Authors like Schiller (2002); Dewey (2010); Vianna (2005); Sasportes (1983); Gil (2004); Duarte Junior (1981); Moraes (2018); Bordieu (2014); Strazzacappa (2006) and Marques (2011), among others and legal documents such as LDB (1996), PCN (1997) and BNCC (2018), were important references in the study. In this way, we think of the students who will learn, the teachers who will teach, the teacher training so that this cycle of learning and training has more possibilities concerning education. It is about reframing the process of self-knowledge, teaching, and learning. Therefore, this research has relevance in enabling the teacher to think about dance according to the parameters it suggests, to enable knowledge of oneself, of the other, of their relationship with the world. In the research, we found that experiments in dance and reflections on the body are themes that are far from school reality. The observations made during the meetings make it clear that the reflections and experiments contributed in a particular way to each participant. It was possible to perceive the thought in dance before and after the research with the group of teachers. In general, practices and reflections about dance, aesthetics, and training are useful concepts to be worked on in this context. Keywords: Body. Dance. Aesthetic Education. Teaching. School. Aesthetic Experience. Teacher Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Queiroz, Juliane Goncalves. Dança como elemento de formação estética de docentes. 2020. 272 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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