Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Aulas-ateliês: experiências estéticas e os processos formativos de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autor(es):
Lima, Izabel Cristina Soares Da Silva

Palavras Chaves:
Aula-ateliê; Experiências estéticas; Processos formativos de docentes; Pesquisa-ação crítico-colaborativa; Autoformação.

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
Nesta dissertação, apresento o percurso nas Aulas-ateliês: experiências estéticas e os processos formativos de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, pesquisa que teve como objetivo investigar os processos de formação estética de docentes mediados pela pesquisa-ação crítico-colaborativa em aulas-ateliês, através da ampliação de possibilidades estéticas pela formação. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida com aportes nos métodos da pesquisa-ação e da pesquisa-ação crítico-colaborativa, de forma a dar conta de uma parte da demanda em constante transformação no cotidiano escolar e de valorizar as narrativas pessoais e da autoformação. Neste percurso, foram criadas estratégias para promover experienciações e fruição, além da ampliação de saberes e do repertório artístico e cultural docente. Explorou-se categorias distintas, que se complementaram ao longo do percurso formativo, como as experiências estéticas. O termo aula-ateliê foi pensado no contexto de formação estética através da Arte no espaço escolar, com a possibilidade de um caráter continuativo. Ao retomar o problema de pesquisa e os objetivos, ficou evidente a necessidade de se promover mais momentos de formação estética na escola, contínuos e continuados, para que se valorizem as vivências pessoais e profissionais com a Arte e através da Arte, criando condições para que docentes possam ser propositoras e colaboradoras nas ações relacionadas à sensibilidade e às experiências estéticas e estésicas.

Abstract:
En esta disertación, presento el recurrido en las Clases-estudio: experiencias estéticas y los procesos formativos de docentes en los años iniciales de la enseñanza primaria, investigación que tuvo como objetivo investigar los procesos de formación estética de los docentes mediados por la investigación-acción crítico-colaborativa en clases-estudio, a través de la ampliación de posibilidades estéticas por la formación. De abordaje cualitativo, la investigación fue desarrollada bajo los aportes de la investigación-acción y de la investigación-acción crítico-colaborativa, con el fin de cumplir con una parte de la demanda en constante cambio en el cotidiano escolar y de valorar las narrativas personales y de la autoformación. En este recurrido, fueron creadas estrategias para promover experimentaciones y fruición, además de la ampliación de saberes y del repertorio artístico y cultural docente. Se explotaron categorías distintas, que se complementaron a lo largo del recurrido formativo, como las experiencias estéticas. El término clase-estudio fue pensado en el contexto de formación estética a través del Arte en el espacio escolar, con la posibilidad de un carácter continuativo. Al retomar el problema de investigación y los objetivos, se quedó evidente la necesidad de promoverse más momentos de formación estética en la escuela, continuos y continuados, para que se valoren las vivencias personales y profesionales con el Arte y a través del Arte, creándose condiciones para que docentes puedan ser proponentes y colaboradoras en las acciones relacionadas a la sensibilidad y a las experiencias estéticas e estésicas.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Lima, Izabel Cristina Soares Da Silva. Aulas-ateliês: experiências estéticas e os processos formativos de docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1