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Repositório Institucional - UECE
Título:
Conhecimentos tecnológicos pedagógicos e de conteúdo na formação do professor de Geometria Espacial

Autor(es):
Camelo, Zelia Beserra

Palavras Chaves:
TPACK; Formação de professores; Geometria Espacial; GeoGebra

Ano de Publicação:
2020

Resumo:
A formação docente deve contemplar integralmente o desenvolvimento de competências e de habilidades inerentes à prática docente, embasadas em saberes e em fazeres voltados para o efetivo exercício da sua práxis pedagógica. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar indícios do conhecimento de conteúdo, do conhecimento pedagógico de conteúdo, do conhecimento tecnológico pedagógico e de conteúdo na prática dos professores de Matemática do Ensino Médio, a partir do processo formativo direcionado ao ensino de Geometria Espacial. Os pressupostos teóricos da investigação fundamentam-se no conhecimento do conteúdo e no conhecimento pedagógico do conteúdo de Shulman (1986, 1987) e no conhecimento tecnológico pedagógico e de conteúdo – TPACK de Koehler e Mishra (2005, 2009). A investigação caracteriza-se como pesquisa-ação de natureza qualitativa, realizada em uma escola de Educação Básica da rede pública estadual, em Fortaleza/CE, por meio de processo formativo com a participação de três professores de Matemática do Ensino Médio. Foram realizados encontros que abordaram os conhecimentos dos professores e o ensino da Geometria Espacial com os aportes dos recursos tecnológicos (smartphones, tablets, software GeoGebra). Os instrumentos de coleta empregados na análise foram: observação de aulas ministradas pelos professores, entrevistas, sessões formativas e sessões reflexivas. A análise e a discussão dos dados utilizaram elementos da análise de conteúdo na qual foi empregado o software de análise NVivo que permitiu os recortes, a classificação e a categorização dos dados. Os resultados indicam que o conhecimento do conteúdo, na atuação dos professores pesquisados, ainda aponta a tendência do ensino caracterizado pela memorização de fórmulas e resolução de listas de exercícios, e há evidências de que os docentes investigados possuem o conhecimento pedagógico do conteúdo com proficiência de habilidades do domínio do “que ensinar”. Entretanto, em relação ao domínio do “como ensinar”, aponta-se fragilidades nas metodologias de abordagem dos conteúdos geométricos trabalhados. A etapa formativa realizada expõe, como resultados, indícios de avanços na interseção dos conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo, podendo-se inferir que houve a integração do TPACK durante a exploração dos conteúdos de Geometria Espacial, concorrendo para ampliação de habilidades inerentes à prática profissional dos professores; evidencia-se ainda que a formação continuada é uma etapa formativa pouco vivenciada pelos docentes da área de Matemática e que os recursos tecnológicos constituem uma importante ferramenta para auxiliar e implementar o ensino e a aprendizagem. Por fim, acredita-se que as reflexões traçadas nessa etapa formativa tenham contribuído para “o repensar” das práticas dos docentes participantes, como possibilidade de ampliação do domínio dos conhecimentos dos professores de Matemática.

Abstract:
Teaching education must fully involve the development of competencies and skills inherent in teaching practice, based on knowledge and actions focusing on the effectiveness of its pedagogical praxis. Therefore, this study aims to analyze evidence of content knowledge, pedagogical content knowledge, technological pedagogical knowledge and content in the practice of high school mathematics teachers in a formative process concerning the teaching of Spatial Geometry. The theoretical framework of the investigation is based on the content knowledge and on pedagogical content knowledge by Shulman (1986, 1987) and on technological pedagogical knowledge and content knowledge – TPACK by Koehler and Mishra (2005, 2009). This investigation is characterized as a qualitative action research which was conducted in a public basic education school, held by state government, in Fortaleza /CE by means of a training process with the participation of three high school mathematics teachers. Meetings were carried out approaching teachers' knowledge and the teaching of Spatial Geometry with the contributions of technological resources (smartphones, tablets, GeoGebra software). Data collection instruments used in the analysis were observation of classes taught by participanting teachers, interviews, training sessions and reflective sessions. The analysis and discussion of the data adopted elements of the content analysis in which the NVivo analysis software was used, allowing the data to be cut, classified and categorized. The results indicate that the content knowledge, in the participanting teachers’ performance, still points to the teaching trend characterized by memorization of formulas and solving exercise lists. Also, there is evidence that the investigated teachers have the pedagogical content knowledge with proficiency in the skills of the “what to teach” domain. However, in relation to the “how to teach” domain, there are weaknesses in the methodologies for approaching the geometric contents worked on. The formative stage carried out shows, as its results, evidence of advances in the intersection of technological, pedagogical and content knowledge; thus, it can be inferred that there was the integration of TPACK during the exploration of the contents of Spatial Geometry, contributing to the expansion of skills inherent to the teachers' professional practice. It is also evident that continuing education is a formative stage little experienced by teachers in the area of Mathematics and that technological resources are an important tool to help and implement teaching and learning. Finally, it is believed that the reflections outlined in this formative stage have contributed to the “rethinking” of the participating teachers’ practices, as a possibility of expanding the knowledge domain of Mathematics teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Camelo, Zelia Beserra. Conhecimentos tecnológicos pedagógicos e de conteúdo na formação do professor de Geometria Espacial. 2020. 195 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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